Barnard vence de ponta a ponta corrida sprint caótica da F2 em Mônaco. Bortoleto é 2º

Taylor Barnard teve a corrida sprint de Mônaco na mão e levou a AIX novamente ao pódio, agora no degrau mais alto. Gabriel Bortoleto ficou em segundo

Taylor Barnard precisou apenas de calma para não cometer erros à frente de Gabriel Bortoleto e vencer a corrida sprint da Fórmula 2 em Mônaco, realizada neste sábado (25). Foi o primeiro triunfo do estreante britânico, que partiu da pole-position, na categoria.

Apesar da monotonia costumeira de Mônaco, a corrida foi bastante acidentada, com duas intervenções do safety-car e bandeira vermelha causada por Zane Maloney a seis voltas do fim, após acertar a traseira de Zak O’Sullivan e ficar atravessado na Rascasse.

Até então, Barnard vinha firme na liderança e contendo as tentativas de Bortoleto em buscar a ponta. O brasileiro, aliás, teve de se preocupar muito mais com Dennis Hauger na segunda metade da prova depois de algumas escapadas na chicane da saída do túnel.

Depois da paralisação, vários foram para o tudo ou nada com os pneus supermacios. Foi, por exemplo, a escolha de Andrea Kimi Antonelli, vislumbrando a chance de conquistar o primeiro pódio na F2; e Enzo Fittipaldi, que estava a apenas um posto de voltar a pontuar com a Van Amersfoort.

Só que a estratégia não surtiu efeito. Faltou tempo para um aquecimento mais efetivo da borracha, e Barnard só precisou cuidar para não cometer erros, levando a AIX a mais um pódio, agora no lugar mais alto.

Hauger fechou o pódio, batendo Antonelli. Franco Colapinto terminou em quinto, à frente de Roman Stanek, Paul Aron e Isack Hadjar fechando o top-8 dos que pontuam. Fittipaldi ficou logo atrás, em nono.

A Fórmula 2 retorna neste domingo, às 4h40, para a largada da corrida 2 da rodada de Mônaco. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2024.

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A sprint da F2 em Mônaco (Foto: reprodução/F2)

Confira como foi a corrida sprint da F2 em Monte Carlo:

Logo após o TL3 da F1, os carros da F2 partiram para a primeira corrida do final de semana, com Barnard na primeira colocação, tendo ao lado Bortoleto. O perigo, contudo, era Hauger em terceiro, já que o norueguês tinha certa vantagem por alinhar do lado limpo da pista.

Com os termômetros em 21,6°C, asfalto em 52,4°C e umidade relativa do ar em 58%, todos partiram para a volta de apresentação calçados com os pneus macios. Luzes vermelhas apagadas, e Bortoleto conseguiu tracionar bem, impedindo qualquer ataque de Hauger já na Sainte-Dévote.

Mais atrás, Victor Martins novamente ficava pelo meio do caminho após toque com Jak Crawford na curva 1. O safety-car entrou em ação, mas logo deixou a pista na abertura do terceiro giro. Barnard, então, puxou a fila, seguido por Bortoleto, Hauger — que deu um ‘beijo’ na Rascasse —, Antonelli, Colapinto, Stanek, Aron, Hadjar e Fittipaldi já em nono, a uma posição dos pontos.

Com o DRS liberado, a Invicta já alertava Gabriel a “não deixar a porta aberta” para Hauger. Só que o norueguês tinha Antonelli na cola, a apenas 0s4 de distância, algo que dava, ainda que ligeiramente, um respiro para o brasileiro.

Volta 6, e nova intervenção do safety-car, agora por conta de batida forte de Josep María Martí depois de perder o controle na saída do S da Piscina. Vale destacar que a transmissão buscou ainda na largada um pedaço de carro da Campos na pista no enrosco que tirou Martins da prova.

Enquanto isso, o líder, Maloney, era só o 14º, ao passo que Aron, segundo na tabela, sustentava o sétimo posto, assegurando dois importantes pontos para a corrida 2. O comando para a relargada foi dado na volta 9, e Barnard evitou ataque de Bortoleto, mantendo a ponta.

Victor Martins abandonou mais uma na F2 (Foto: reprodução/F2)

Maloney, então, efetuou ultrapassagem sobre Joshua Dürksen e subiu um posto, porém ainda bem distante do oitavo lugar, o último da zona de pontuação. Volta 11, e nova bandeira amarela, agora por conta de detritos deixados por Richard Verschoor na pista. Foi a vez do safety-car virtual ser acionado por um giro.

Bandeira verde novamente, e Hauger deu bela estilingada, colocando 1s3 sobre Antonelli, mas a câmera recuperou a razão: corte da chicane na saída do túnel. Pouco mais atrás, Fittipaldi botava pressão sobre Hadjar, em briga válida pelos pontos.

Não demorou, portanto, para Kimi colar novamente em Hauger, retomando a batalha pelo pódio em Mônaco. Em contrapartida, Bearman, em 11º, acertou em cheio o guard-rail na curva que traz para a reta dos boxes. “Você pode continuar ou não?”, quis saber a Prema, e Oliver disse “sim, vamos lá”.

Com 18 de 30 voltas completadas, a vantagem de Barnard era de 1s5 sobre Bortoleto, instruído pela Invicta a cuidar dos pneus para não arriscar o pódio. Já Antonelli perdia contato com Hauger, a 1s2 do piloto da MP. Só que Gabriel errou na chicane da saída do túnel e viu Barnard escapar mais de 2s na liderança. O problema, então, passou a ser Hauger, que colou no #10, enquanto já abria mais de 2s para o #4 da Prema.

Atrás, tentando buscar desesperadamente ao menos um pontinho, Maloney perdia um pedaço da asa dianteira ao forçar ultrapassagem sobre O’Sullivan na Loews. Depois, na Rascasse, foi para mais uma tentativa, só que perdeu o ponto de freada e acertou a traseira do carro da ART. Pelo rádio, no entanto, a acusação do barbadiano era de que o britânico tinha desacelerado além da conta e o pegou de surpresa. O lance, claro, foi anotado pelos comissários.

Zane Maloney causou bandeira vermelha em Monte Carlo (Vídeo: BeInSports)

Com todo mundo nos boxes, a Prema aproveitou a chance para desentortar a suspensão do carro de Bearman, com direito a mecânico pulando sobre a peça. Às 10h13 (de Brasília), o grid foi para nova relargada em movimento, e vários pilotos arriscaram os supermacios. O live timing informava que Fittipaldi, Aron, Antonelli, Stanek, O’Sullivan, Correa, Crawford, Cordeel, Verschoor e Miyata eram os ousados do grupo, enquanto Barnard e Bortoleto, por exemplo, preferiram manter os compostos de faixa vermelha.

O procedimento trouxe a fila para largada em movimento, e Barnard deu o pé no momento certo, escapando de Bortoleto. Primeira curva limpa, e a vantagem do piloto da AIX, ex-PHM, era de mais de 2s. Na verdade, a disputa passou a ser para ver quem faria a melhor volta, e coube ao pupilo da Mercedes o pontinho extra ao virar 1min22s333 no último giro.

Fórmula 2 2024, rodada de Mônaco, Monte Carlo, corrida sprint:

1T BARNARDAIX30 voltas 
2G BORTOLETOInvicta+5.246 
3D HAUGERMP+5.817 
4A K ANTONELLIPrema+8.213 
5F COLAPINTOMP+10.857 
6R STANEKTrident+13.594 
7P ARONHitech+15.085 
8I HADJARCampos+16.495 
9E FITTIPALDIVan Amersfoort+16.890 
10Z O’SULLIVANART+17.752 
11O BEARMANPrema+18.334 
12J M CORREADAMS+18.830 
13J CRAWFORDDAMS+19.225 
14A CORDEELHitech+22.049 
15R VILLAGÓMEZVan Amersfoort+24.054 
16R VERSCHOORTrident+24.327 
17R MIYATARodin+25.203 
18J DÜRKSENAIX+25.915 
 Z MALONEYRodinNC 
 K MAINIInvictaNC 
 J M MARTÍCamposNC 
 V MARTINSARTNC 

Volte em instantes.

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