Pourchaire nega desvantagem por ser jovem em briga por F1 e prega “foco em trabalho”

Théo Pourchaire fará 20 anos em agosto, porém o piloto acredita que a juventude é, na verdade, um fator positivo, pois significa que ainda tem muito a crescer e se tornar melhor antes da Fórmula 1

Em seu terceiro ano de Fórmula 2, Théo Pourchaire mais uma vez é um dos postulantes ao título, e ao contrário da temporada passada, o francês foi para as férias na liderança da competição. Uma performance que o coloca com fortes chances de conquistar a sonhada vaga na Fórmula 1 no ano que vem apesar da pouca idade — fato que o piloto da ART garante não ser problema.

Pourchaire é reserva da Alfa Romeo e membro da academia da Sauber, equipe que ainda estuda a renovação da atual dupla, Guanyu Zhou e Valtteri Bottas, para mais um ano. A partir do ano que vem, a base em Hinwil usará o nome de origem na F1 até a chegada da Audi, a partir de 2026.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Théo Pourchaire, F2 2023, Áustria
Théo Pourchaire foi para as férias na liderança da F2 2023 (Foto: Dutch Photo Agency)

Ao site oficial da F2, Théo comentou sobre a corrida por uma vaga na elite do automobilismo mundial e o quanto a juventude pode pesar contra num confronto direto com um piloto mais experiente. Mas o piloto de 19 anos destacou que a pouca idade, na verdade, pode ser um trunfo, pois sente que ainda há mais potencial por vir.

“É ótimo porque ajuda no meu futuro, ainda mais com as equipes de Fórmula 1 olhando para mim. Claro, é a minha terceira temporada na F2, mas tenho só 19 anos. Farei 20 em agosto, o que faz de mim o sétimo mais jovem do grid. Diria que não sou realmente um piloto em terceiro ano na F2, pois sou jovem”, avaliou Pourchaire.

“Não tenho tanta experiência quanto outros pilotos que competiram três temporadas na F2. Estou me sentindo bem no carro este ano e continuo crescendo, melhorando com a ART e como reserva da Alfa Romeo. Aprendi muito com eles, e isso é bom”, salientou.

Além de Pourchaire, Frederik Vesti, vice-líder, e Ayumu Iwasa, terceiro colocado, são outros nomes que se destacaram este ano. O dinamarquês, por exemplo, fará sua estreia na F1 durante o final de semana do GP da Cidade do México, participando do treino livre 1 com a Mercedes. Já Iwasa costuma receber elogios constantes da cúpula da Red Bull, academia da qual faz parte.

Pourchaire considera que o grid atual da F2 possui nomes fortes e que também poderiam estar na F1. Ele precisa, portanto, buscar o diferencial em sua performance para vencer essa corrida. “Como disse, há apenas pilotos bons no grid e muitos merecem pilotar na F1. Eles estão pilotando em alto nível e lutando por isso. Então, preciso manter o foco e trabalhar duro, mesmo sendo mais jovem que os outros”, concluiu.

A Fórmula 2 está de férias e volta no final de semana dos dias 25 e 27 de agosto, em Zandvoort, na Holanda. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2023.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.