Maloney se torna 1º piloto a varrer etapa de estreia em temporada da Fórmula 2

Zane Maloney venceu as corridas 1 e 2 da etapa do Bahrein, abertura da Fórmula 2 2024. Foi o primeiro a obter vitória dupla logo na primeira etapa

Zane Maloney alcançou um feito inédito na etapa de abertura da temporada 2024 da Fórmula 2, no Bahrein. Foi a primeira vez que todas as corridas da primeira rodada da categoria foram vencidas pelo mesmo piloto.

Na corrida sprint, o barbadiano largou na oitava colocação por conta do grid invertido, mas surpreendeu com um ótimo ritmo de corrida com os pneus macios, escalando posições até a liderança. Maloney recebeu a bandeirada em primeiro com mais de 5s para Jak Crawford.

Havia, contudo, mais por vir. Na prova disputada em Sakhir excepcionalmente no sábado (2) por conta do Ramadã, Zane alinhou em terceiro e deu um salto impressionante para se colocar na linha de dentro à direita, surpreendendo o então segundo colocado no grid, Isack Hadjar. Com a partida ruim de Gabriel Bortoleto, na pole-position, o piloto da Rodin contornou a curva 1 já na liderança.

Outros pilotos já venceram corridas de rodadas duplas na F2, porém Maloney é o primeiro a fazer isso já na etapa de estreia de um campeonato, algo que não aconteceu nem quando a classe se chamava GP2.

Zane Maloney vibra com vitória: barbadiano varreu etapa do Bahrein (Foto: F2)

No ano passado, Oliver Bearman teve vitória dupla no Azerbaijão com direito a recorde: foi o primeiro na história da F2 a liderar todas as atividades de um único final de semana. Em 2022, Felipe Drugovich venceu as duas corridas realizadas na Espanha, resultado que foi decisivo na briga pelo título.

Antes de Drugovich, A última vez que um piloto havia vencido todas as provas de um final de semana na principal categoria de acesso à Fórmula 1 foi em 2016, ainda na GP2. Antonio Giovinazzi, que correu por três temporadas na F1 com a Alfa Romeo, triunfou nas duas corridas em Baku. Anterior a isso, Davide Valsecchi venceu duas corridas no Bahrein em 2012.

Fórmula 2 retorna já neste final de semana, com a rodada da Arábia Saudita, em Jedá, entre os dias 7 e 9 de março. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2024.

 Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.