Barnard acerta pneus e vence corrida 2 da F3 na Bélgica. Bortoleto fica a 2 pontos do título

Taylor Barnard largou com pneus de chuva e venceu a corrida 2 da rodada da Bélgica da F3, realizada neste domingo (30). Gabriel Bortoleto apostou nos slicks e até melhorou a performance no fim, mas bateu na trave da zona de pontuação

A chuva roubou o protagonismo da corrida 2 da Fórmula 3 na Bélgica, realizada neste domingo (30). A água que caiu antes da largada foi o suficiente para causar uma bagunça nas estratégias, e levou a melhor quem escolheu os pneus para pista molhada desde o início: Taylor Barnard, da Jenzer, que largou em décimo.

Gabriel Bortoleto, por sua vez, foi dos que arriscaram, apostando que não demoraria para o asfalto secar e começou a prova com os slicks, porém os pneus só renderam para valer apenas nas voltas finais. O brasileiro cruzou a linha de chegada em 11º, enquanto o adversário mais próximo, Paul Aron, foi o oitavo, deixando a diferença entre eles em 38 — se Bortoleto abrisse 40, seria campeão antecipado.

Christian Mansell e Nikita Bedrin completaram o pódio. Alejandro García foi o quarto, com Caio Collet, de slicks, ganhando duas posições na última volta, completando em quinto. Sebastián Montoya foi o sexto, com Sophia Flörsch pontuando na sétima colocação. Josep María Martí (nono) e Franco Colapinto (décimo) fecharam a zona de pontuação.

A Fórmula 3 sai de férias e volta em setembro, entre os dias 1 e 3, em Monza, palco da decisão da temporada 2023. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades.

Gabriel Bortoleto ficou no quase, mas está com o título nas mãos (Foto: reprodução/F1 TV)

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Confira como foi a corrida 2 da F3 na Bélgica

Mais uma vez no final de semana belga, a chuva tornou-se um fator, atrasando a largada da corrida principal em cinco minutos e ainda determinando que o início seria atrás do safety-car. A questão é que não chovia em Spa-Francorchamps, o que indicava que apesar da pista úmida, não demoraria para o trilho aparecer e causar o já costumeiro trânsito nos boxes para a troca de pneus.

Boa parte do grid, no entanto, já quis arriscar e calçou os slicks, ao contrário de Aron — vice-líder agora, após a sprint —, Mari Boya e Barnard. Após apenas uma volta com o carro de segurança à frente, a largada em movimento foi autorizada, e Aron só precisou de um giro para ganhar nada menos que dez posições e pular para a liderança graças aos compostos de faixa azul. Barnard e Boya não demoraram para ocupar os postos imediatamente atrás, enquanto Martí, com os slicks, despencou para 12º. Bortoleto, por sua vez, era apenas o 21º.

Com quatro giros completados, Aron, Barnard, Boya, Mansell, Bedrin, García, Oliver Gray, Flörsch, Montoya, Ido Cohen e Roberto Faria — todos apostando nos compostos de chuva —, ganharam mais de dez posições cada só após a largada. Enquanto isso, o safety-car voltou mais uma vez para a pista após batida forte de Oliver Goethe na subida da Eau Rouge com a Raidillon, que destruiu a traseira do carro da Trident.

A janela permitiu aos que estavam com compostos para chuva realizar a parada e colocar pneus para pista seca. Aron, o líder, Boya, que vinha em terceiro, e Gray, então sétimo, foram para os pits e voltaram em sétimo, oitavo e nono, respectivamente.

O carro de segurança ainda esticou a permanência na prova após rodada de Faria, deixando a pista apenas na abertura do oitavo giro. Barnard comandou a fila, com Mansell bem próximo. Atrás, Collet já subia para oitavo e Bortoleto também ganhava mais duas posições, pulando para 17º. Aron ainda deu uma escorregada na frente de Caio, que não perdeu tempo e subiu mais um posto, enquanto Martí já surgia na zona de pontuação, em décimo.

Na freada da La Source, na abertura do nono giro, Bortoleto colocou por fora e ganhou a posição sobre Nikola Tsolov, subindo para 16º. Zak O’Sullivan, por sua vez, buscou a ultrapassagem sobre Colapinto na reta Kemmel, mas passou totalmente do ponto de freada, sendo obrigado a devolver posição e fechando a volta em 12º.

Na volta 10, Bortoleto já era o 14º, mas ainda com dificuldades para abrir espaço no pelotão e alcançar a zona de pontos. Apesar do trilho, os carros que se mantiveram na pista com os compostos de chuva — Barnard, Mansell, Bedrin, García, Montoya e Flörsch — desempenhavam melhor. Para se ter uma ideia, a distância entre Sophia, a sexta, e Collet, com pneus slicks, em sétimo, era de 13s5.

Volta 12, final da Kemmel, Bortoleto colocou por fora e ganhou a posição de Boya, assumindo o 12º e ficando atrás de O’Sullivan, adversário direto na briga pelo título. Na frente, após passar reto em uma das tentativas de ultrapassagem, Mansell tentou novamente sobre Barnard na briga pela liderança, porém o piloto da Jenzer fechou a porta.

De repente, os pneus slicks começaram a render absurdamente, tanto que Collet descontou a enorme diferença para Sophia em praticamente dois giros. O brasileiro ganhou tanto a posição da pilota quanto também a de Montoya na volta final, cruzando a linha de chegada em quinto. Bortoleto também escalou o pelotão rápido e chegou a colocar o carro lado a lado com Colapinto na briga pelo décimo, mas faltou espaço. Por dois míseros pontos, o brasileiro não celebrou o título em Spa-Francorchamps, mas agora fica a uma pole-position de se sagrar campeão da Fórmula 3 2023.

Fórmula 3 2023, rodada da Bélgica, Spa-Francorchamps, corrida 2:

1T BARNARDJenzer15 voltas  
2C MANSELLCampos+1.529  
3N BEDRINJenzer+7.703  
4A GARCÍAJenzer+8.915  
5C COLLETVan Amersfoort+20.053  
6S MONTOYAHitech+20.172  
7S FLÖRSCHPHM+20.533  
8P ARONPrema+28.760  
9J. M. MARTÍCampos+30.172  
10F COLAPINTOMP+31.547  
11G BORTOLETOTrident+32.595  
12Z O’SULLIVANPrema+33.068  
13M BOYAMP+34.910  
14L FORNAROLITrident+35.731  
15K FREDERICKART35.959  
16D BEGANOVICPrema+37.752  
17N TSOLOVART+40.127  
18T SMITHVan Amersfoort+43.351  
19J EDGARMP+45.093  
20G SAUCYART+45.875  
21R VILLAGÓMEZVan Amersfoort+51.388  
22H BARTERCampos+1:09.043  
23L BROWNINGHitech+1:48,817 +10s 
24F SIMONAZZICarlin+2:17,172  
25W SHINPHM+1 volta  
 O GRAYCarlinNC  
 I COHENCarlinNC  
 R FARIAPHMNC  
 O GOETHETridentNC  
 G MINÌHitechNC  
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