Vips embarca em jornada dupla e participa da F3 Regional Europeia em 2020

Estoniano embarca na categoria europeia em campanha paralela a da Super Fórmula japonesa. O objetivo é somar pontos para a superlicença

Jüri Vips vai encarar jornada dupla na temporada 2020. O estoniano anunciou a entrada na Fórmula 3 Regional Europeia em campanha paralela a da Super Fórmula – mas ressaltou que a categoria nipônica segue sendo a prioridade.

Um dos principais nomes da Academia de Pilotos da Red Bull, terminou na quarta colocação nos dois últimos anos – em 2018 na F3 Europeia e em 2019 na Fórmula 3. O competidor assinou com o time finlandês KIC Motorsport.

Agora, o piloto de 19 anos está em posição bastante favorável para conquistar os pontos da superlicença, necessária para poder comandar um carro da Fórmula 1. Para isso, vai precisar fechar a temporada da Super Fórmula no segundo posto com a equipe Mugen. A mesma quantidade de pontos pode ser somada caso termine também em segundo na F3 Regional.

Marko Asmer, mentor de Jüri, explicou que “isso [pontos na superlicença] é uma das razões, mas Jüri tem de obter resultados na Super Fórmula, e essa é a prioridade – não há dúvidas sobre isso.”

Jüri Vips, Fórmula 3 Regional, Red Bull
Vips vai encarar jornada dupla em 2020 (Foto: Reprodução)

“Com tudo o que está acontecendo no momento com o coronavírus, precisa ter uma opção extra. O Japão tem um calendário provisório, e esperamos que aconteça, mas não sabemos como as coisas vão acontecer. Será que poderemos viajar para lá?”, completou.

Na última semana, a maior parte do grid da temporada 2020 foi até Ímola para dois dias de testes coletivos. De quatro sessões, Vips liderou três, se colocando como o mais veloz das atividades. “Esperamos que a categoria japonesa aconteça, mas fazer o teste foi bom”, pontou Asmer.

“Voltou ao carro e teve dois dias completos de treino, e até mesmo pilotos da F1 estão testando com carros da F3 no momento. É mais lento que o carro da Regional, mas está acelerando, tentando seu melhor e também precisa ser consistente, e vai ter dois finais de semana de corrida antes de a temporada começar no Japão”, seguiu.

Ao longo do campeonato, F3 Regional e Super Fórmula terão duas etapas em que colidirão datas – Monza e Sportland SUGO, em outubro, e Vallelunga e Suzuka, em dezembro. Inclusive, essa marca a final da F3 Regional, mas o piloto priorizará a categoria nipônica.

A britânica Jamie Chadwick é outro nome que vai fazer parte da F3 Regional em 2020, com a Prema. Nos testes coletivos, fechou em 11ª de 13 pilotos do grid.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.