Lynn leva pole da Fórmula E em pista indoor de Londres. Sette Câmara é 4°
Alex Lynn fez uma volta incrível e, de quebra, viu André Lotterer errar quando menos podia. O piloto da Mahindra levou a pole em uma sessão de pista metade seca, metade molhada
A primeira classificação da Fórmula E em uma pista parcialmente indoor, neste sábado (24) em Londres, teve sua dose de reviravoltas. Em uma sessão marcada por uma pista progressivamente mais seca, Alex Lynn levou a melhor e cravou a pole-position.
Lynn foi para a superpole precisando torcer por uma volta ruim de André Lotterer, que pegaria pista mais seca e teria mais chances de ser mais rápido. A torcida deu certo: o alemão errou e foi apenas o quinto melhor. Isso significa uma primeira fila para Jake Dennis, com Sébastien Buemi em terceiro. Sérgio Sette Câmara voltou a chamar atenção e larga em quarto.
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Um brasileiro foi para a superpole, mas faltou pouco para o outro chegar lá também. Lucas Di Grassi foi vítima de uma pista progressivamente mais seca nos grupos 3 e 4, ficando prejudicado na primeira fase da classificação. Ainda assim, o piloto da Audi salvou um bom sétimo lugar para a corrida.
Mesmo com chuva forte durante a manhã londrina, os pilotos souberam se comportar. A exceção foi Maximilian Günther, responsável pela única bandeira vermelha da sessão: o piloto da BMW, que tinha liderado o TL2, perdeu controle em trecho de alta velocidade, tocando o muro e quebrando a suspensão.
Saiba como foi o treino classificatório do eP de Londres
Grupo 1: Sam Bird, António Félix da Costa, Robin Frijns, Edoardo Mortara, Nick Cassidy, Jean-Éric Vergne
O primeiro grupo saiu dos boxes para encarar um trecho externo ainda molhado. Só que não chovia mais, indicando que as condições melhorariam aos poucos na sessão.
Todo mundo tomou cuidado para evitar um engarrafamento na volta de aquecimento. Isso jogou a favor de Mortara, que foi o mais rápido de todos, seguido por Da Costa, Bird, Cassidy, Frijns e Vergne. Com uma pista cada vez mais seca, seria difícil ir à superpole.
Grupo 2: René Rast, Mitch Evans, Pascal Wehrlein, Nyck de Vries, Oliver Rowland, Lucas Di Grassi
O segundo grupo tinha a vantagem de uma pista um pouco mais seca, mas não estava claro o que isso representaria na tabela de tempos. A vantagem poderia ser pequena, mantendo equilíbrio.
Mas não foi. Di Grassi fez a volta mais rápida de todas, com 1min24s564, 0s6 melhor que Mortara. De Vries, Evans, Wehrlein e Evans também foram para a zona de classificação para a superpole, com Mortara logo acima da linha de corte.
Grupo 3: Stoffel Vandoorne, Maximilian Günther, Jake Dennis, Alexander Sims, Alex Lynn, André Lotterer
Será que a história se repetiria com o terceiro grupo, já com alguns pilotos e equipes mais lentos? Era questão de tempo para descobrir, mas Günther resolveu nos deixar esperando mais um pouco: o alemão perdeu controle no trecho molhado, batendo a exigindo bandeira vermelha.
Dez minutos passaram e, com a pista ainda mais seca, bastava apenas não errar para entrar no top-6. Lotterer sobrou, sendo 0s6 melhor que Di Grassi. Lynn e Dennis também fizeram bons tempos, surgindo em segundo e terceiro. Sims, quinto, era outro que sonhava com a superpole.
Grupo 4: Sébastien Buemi, Norman Nato, Oliver Turvey, Sérgio Sette Câmara, Tom Blomqvist, Joel Eriksson
A pista seguia progressivamente mais seca, muito para a alegria do quarto grupo. Era a chance de compensar o equipamento pior para ir à superpole.
Três pilotos aproveitaram bem a oportunidade. Buemi, Sette Câmara e Nato surgiram em quarto, quinto e sexto, eliminando Di Grassi, Sims e De Vries. Curiosamente, Lotterer seguia como o mais rápido de todos.
Superpole: André Lotterer, Alex Lynn, Jake Dennis, Sébastien Buemi, Sérgio Sette Câmara, Norman Nato
O primeiro piloto na pista foi Nato, mas sem fazer um tempo necessariamente incrível. O tempo de 1min23s912 dificilmente seria suficiente para brigar de verdade pela pole.
Tanto que Sette Câmara, no giro seguinte, virou líder. O brasileiro precisou apenas evitar erros para ser 0s154 melhor que Nato, tomando a pole provisória.
Só que isso não era necessariamente questão apenas de saber pisar fundo. A pista estava claramente secando: Buemi superou Sette Câmara, mas apenas para se ver atrás de Dennis na sequência.
Essa série de evoluções continuou com Lynn, dono do belo tempo de 1min23s245. O britânico estava na pole provisória, mas precisando torcer por erro de Lotterer. E assim foi: o alemão fez volta cheia de erros e abriu caminho para a posição de honra de Alex.
Fórmula E 2021/2022, Classificação, eP de Londres:
1 | A LYNN | Mahindra | 1:23.245 | |
2 | J DENNIS | BMW | 1:23.544 | +0.299 |
3 | S BUEMI | Nissan | 1:23.627 | +0.382 |
4 | S SETTE CÂMARA | Dragon Penske | 1:23.758 | +0.513 |
5 | A LOTTERER | Porsche | 1:23.863 | +0.618 |
6 | N NATO | Venturi Mercedes | 1:23.912 | +0.667 |
7 | L DI GRASSI | Audi | 1:24.564 | +1.319 |
8 | A SIMS | Mahindra | 1:24.584 | +1.339 |
9 | N DE VRIES | Mercedes | 1:24.644 | +1.399 |
10 | J ERIKSSON | Dragon Penske | 1:24.695 | +1.450 |
11 | M EVANS | Jaguar | 1:24.820 | +1.575 |
12 | P WEHRLEIN | Porsche | 1:24.847 | +1.602 |
13 | R RAST | Audi | 1:24.913 | +1.668 |
14 | S VANDOORNE | Mercedes | 1:25.101 | +1.856 |
15 | T BLOMQVIST | NIO | 1:25.104 | +1.859 |
16 | E MORTARA | Venturi Mercedes | 1:25.198 | +1.953 |
17 | A DA COSTA | DS Techeetah | 1:25.279 | +2.034 |
18 | S BIRD | Jaguar | 1:25.366 | +2.121 |
19 | O TURVEY | NIO | 1:25.398 | +2.153 |
20 | N CASSIDY | Audi | 1:25.911 | +2.666 |
21 | O ROWLAND | Nissan | 1:25.932 | +2.687 |
22 | R FRIJNS | Audi | 1:26.009 | +2.764 |
23 | J VERGNE | DS Techeetah | 1:26.168 | +2.923 |
24 | M GÜNTHER | BMW | NC |