Da Costa lidera do início ao fim e vence eP de Nova York 2. Vandoorne é segundo

António Félix da Costa aproveitou corrida com poucas variações de estratégia para segurar o primeiro lugar do início ao fim em Nova York. De volta à liderança do campeonato, Stoffel Vandoorne mostra força e termina em segundo

FÓRMULA E CHEGA A NOVA YORK COM NOVO LÍDER E MERCEDES MORDIDA

Equipes e pilotos da Fórmula E se recuperaram do caos proporcionado pela chuva — e pela falta de escoamento do circuito — na primeira corrida deste final de semana em Nova York, e António Félix da Costa manteve a pole conquistada após punição a Nick Cassidy para cruzar a linha de chegada em primeiro lugar, com Stoffel Vandoorne — novamente líder — e Mitch Evans completando o pódio na disputa que completou a antepenúltima etapa da temporada 2021/2022 da categoria de monopostos elétricos.

A corrida foi marcada por poucas variações estratégicas, o que inibiu a briga pela ponta. Assim, Da Costa rumou tranquilo para conquistar a primeira vitória da DS Techeetah na temporada — curiosamente, com o piloto da equipe que não disputa o título, enquanto Jean-Èric Vergne deixou de pontuar apenas pela segunda vez em 2022, as duas neste final de semana.

Apesar da ótima posição de largada, Sérgio Sette Câmara mais uma vez sofreu com o equipamento da Dragon e perdeu diversas posições. O brasileiro se segurava na zona de pontuação até a segunda metade da prova, mas se envolveu em toque com Jake Dennis e acabou zerado mais uma vez após abandonar na última volta em entrevero com Lucas Di Grassi.

Agora, a Fórmula E retorna apenas no fim do mês. A rodada dupla do eP de Londres, penúltima etapa do campeonato, está marcada para acontecer nos dias 30 e 31 de julho.

Nova York, que não está presente no calendário da Fórmula E para 2023, recebeu a categoria neste final de semana (Foto: Fórmula E)

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Confira como foi a corrida 2 do eP de Nova York:

A largada foi tranquila para os primeiros colocados, com a exceção de André Lotterer — que simplesmente ficou parado, perdendo diversas posições e despencando para o 11º lugar. António Félix da Costa manteve a liderança, seguido por Alexander Sims e Stoffel Vandoorne. Enquanto isso, Sérgio Sette Câmara largou bem e segurou o quarto lugar.

O companheiro do brasileiro, entretanto, foi ultrapassado por Robin Frijns — que tomou o oitavo lugar. O top-10, neste momento, era formado por Da Costa, Sims, Vandoorne, Sette Câmara, Nyck de Vries, Jake Dennis, Mitch Evans, Frijns, Giovinazzi e Oliver Askew.

Enquanto Vandoorne conseguiu ganhar duas posições já na primeira volta, seus concorrentes ao título não tiveram a mesma sorte: Mitch Evans era o sétimo, Jean-Èric Vergne andava em 16º e Edoardo Mortara era o 19º colocado.

Com pouco mais de 40 minutos e uma volta para o encerramento da corrida, De Vries atacou Sette Câmara e tomou a quarta posição do brasileiro, que conseguiu anotar a melhor volta no giro seguinte. Logo em seguida, Evans atacou Dennis em uma ultrapassagem difícil e tocou na Andretti do britânico, que conseguiu segurar o sexto lugar.

Sims se manteve na segunda posição por praticamente toda a corrida neste domingo (Foto: Mahindra)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Os postulantes ao título começaram a forçar o ritmo, tentando ganhar posições. Vergne passou por Giovinazzi, Mortara deixou Rowland para trás e Evans passou a pressionar fortemente Dennis, enquanto o britânico andava colado em Sette Câmara. Vandoorne, por sua vez, mantinha uma distância segura do brasileiro, na terceira colocação.

Dan Ticktum foi o primeiro piloto a ativar o modo de ataque, com 35 minutos para o encerramento da corrida — com Giovinazzi e Wehrlein optando pelo mesmo logo em seguida. Vale lembrar que todos os piloto possuem a obrigação de passar pelo modo de ataque, que na corrida deste domingo teve oito minutos em apenas uma ativação — no sábado, eram duas ativações de quatro minutos cada.

Logo depois de Evans enfim tomar o sexto lugar de Frijns, Sette Câmara também ativou a potência extra e perdeu a quinta posição para o neozelandês. Na briga pelas primeiras posições, Vandoorne aproveitou a ativação do modo de ataque por parte dos ponteiros Da Costa e Sims e tomou a primeira posição da corrida pela primeira vez.

O curioso é que o belga já tinha sido avisado pela Mercedes para ativar a potência extra, mas optou pela ultrapassagem e fez o traçado normal. Assim, passou pelo modo ataque no giro seguinte e retornou ao terceiro lugar — com Da Costa em primeiro e Sims em segundo. Evans também foi em direção ao traçado externo externo e conseguiu se manter em quinto, à frente de Sette Câmara.

Vandoorne partiu para cima de Sims e tomou o segundo lugar (Vídeo: Fórmula E)

Em quarto, De Vries fez o possível para segurar as investidas de Evans — que buscava se aproximar do terceiro colocado Vandoorne, seu concorrente direto pelo título —, mas o neozelandês da Jaguar forçou até levar a melhor e deixar o atual campeão para trás. A partir daí, Mitch passou a se aproximar cada vez mais do rival, inclusive tocando na traseira da Mercedes

Aproveitando os últimos instantes do modo ataque, Vandoorne até tentou um ataque sobre Sims, que segurou o segundo lugar sem maiores problemas. Neste momento, Sette Câmara e Dennis se envolveram em acidente e o brasileiro despencou no grid, caindo para o décimo lugar. O outro brasileiro, Lucas Di Grassi tentou uma estratégia diferente: ao contrário de praticamente todos os outros pilotos, o titular da Venturi ativou o modo de ataque com 20 minutos para o fim da corrida.

Lá na frente, Vandoorne atacou Sims e tomou o segundo lugar do britânico, que ainda rodou na pista ao ser tocado por De Vries logo em seguida. Uma volta depois, Evans tentou um mergulho perigoso para retomar a posição perdida para Nyck e perdeu o ponto de frenagem em cima da curva — por pouco não atingindo o muro.

Com 15 minutos para o encerramento da corrida, o top-10 tinha: Da Costa, Vandoorne, Sims, De Vries, Evans, Frijns, Bird, Dennis, Lotterer e Vergne. Sette Câmara era o 11º, enquanto Di Grassi andava uma posição atrás.

Evans passou muito perto de ir no muro em Nova York (Vídeo: Fórmula E)

Vandoorne começou a pressionar o líder Da Costa para tentar sua segunda vitória na temporada, mas seu companheiro de Mercedes seguia exagerando: Nyck de Vries mais uma vez tentou uma ultrapassagem ‘ousada’ demais, perdeu o controle do carro e bateu no muro. Milagrosamente, o carro sofreu poucos danos e o #17 conseguiu continuar na corrida.

E De Vries seguiu sendo o protagonista da corrida na volta seguinte: tentando evitar a ultrapassagem de Sam Bird, o neerlandês fechou o rival e teve a traseira tocada pelo britânico, perdendo a sexta posição. Na briga pela vitória, Evans tentava se aproximar de Vandoorne e forçava uma ultrapassagem sobre Sims, que fazia de tudo para segurar o terceiro lugar.

O piloto da Mahindra até conseguiu resistir por algum tempo, mas Evans não desistiu e tomou o terceiro lugar com pouco mais de dois minutos para o final da corrida. No último minuto, Lucas Di Grassi rodou na pista após tentar uma ultrapassagem sobre Vergne e segurou boa parte do pelotão de trás enquanto tentava manobrar o carro, causando um verdadeiro engarrafamento no traçado do Brooklyn.

Com carros quebrados em diversas curvas, a bandeira amarela foi acionada nos últimos segundos da disputa — o que evitou qualquer possível ataque de Vandoorne sobre Da Costa, que manteve a liderança sem problemas até o fim.

Fórmula E 2021/2022, eP de Nova York, Corrida 2:

1A.F DA COSTADS Techeetah39 voltas
2S VANDOORNEMercedes+0.929
3M EVANSJaguar+3.524
4A SIMSMahindra+3.631
5S BIRDJaguar+4.412
6R FRIJNSEnvision+4.979
7N DE VRIESMercedes+6.233
8J DENNISAndretti+6.316
9A LOTTERERPorsche+6.590
10E MORTARAVenturi Mercedes+13.449
11P WEHRLEINPorsche+18.469
12D TICKTUMNIO+23.002
13S BUEMINissan+30.216
14O ROWLANDMahindra+32.676
15O TURVEYNIO+33.255
16N CASSIDYEnvision+39.699
17M GÜNTHERNissan+45.934
18S. SETTE CÂMARADragon Penske+1:08.193
19J.E VERGNEDS TecheetahNC
20L DI GRASSIVenturi MercedesNC
21O ASKEWAndrettiNC
22A GIOVINAZZIDragon PenskeNC
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.