Chefe da FE revela veto da FIA ao uso do traçado da F1 no eP de Mônaco: “Vamos usar a pista curta”

Alejandro Agag, chefe da FE, tinha o uso do traçado original de Mônaco como trunfo para a temporada 2018/19. Tinha: o dirigente revelou a interferência da FIA, que não autorizou o uso da mesma pista da F1. A solução é seguir com a versão curta

O plano da Fórmula E de usar o traçado tradicional de Mônaco encontrou um problema inesperado: a FIA [Federação Internacional de Automobilismo] interferiu e vetou o uso da versão da Fórmula 1. Dessa forma, o chefe Alejandro Agag já aceita que é necessário usar a versão curta de Monte Carlo na corrida da temporada 2018/19.
 
“Vamos usar a pista curta. A FIA não queria que usássemos a mesma pista que a F1, além de que modificar o traçado seria muito caro”, disse Agag, entrevistado pela revista ‘Autosport’. “Na prática, é uma decisão financeira ligada ao desejo de todas as equipes, que disseram gostar da pista curta. Eu queria o traçado da F1, mas a FIA não deixou”, lamentou.
 
O traçado curto foi originalmente criado para atender demandas da primeira geração de carros da FE – com baterias menos duradouras, os carros precisavam de mais zonas de freada e menos retas. A solução, então, foi adicionar uma nova curva na saída da Saint Dévote que leva os carros à chicane do porto. Assim, a categoria evita trechos tradicionais como a subida da Saint Dévote, o hairpin e o túnel.
O traçado de Mônaco da FE (Foto: Divulgação/Formula E)

A decepção de Agag, todavia, não é compartilhada por todos. Susie Wolff, chefe da Venturi e de Felipe Massa, acredita que o traçado curto é uma boa pedida.

 
“Eu me fiz bem clara sobre querer a pista curta”, apontou Wolff. “Para mim, o que importa é o espetáculo e senti que esses carros na pista longa… Seriam umas 20 voltas e não teríamos muitas oportunidades de ultrapassagem. Não precisamos fazer algo só porque a F1 faz”, comentou.
 
O eP de Mônaco da FE está marcado para 11 de maio de 2019. A temporada começa em dezembro de 2018 com a realização do eP de Ad Diriyah, na Arábia Saudita.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.