google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
A pole-position foi da DS Virgin, a vitória também. Não foi o mesmo piloto, porém, mas Sam Bird colocou o primeiro eP de Nova York, neste sábado (15), sob os braços e comandou a corrida. Foram três ultrapassagens nas primeiras voltas e jamais foi ameaçado de novo, ainda que Jean-Éric Vergne tenha se aproximado. É a quarta vitória de Bird na F-E, fazendo dele um dos únicos três pilotos a vencer pelo menos uma corrida em cada uma das três temporadas iniciais do campeonato.
Inconteste, Bird passou por Vergne na largada e nas voltas seguintes ultrapassou Alex Lynn – sem negociar muito – e Daniel Abt – com extrema negociação. Daí em diante, mostrou que não perderia. Ficou longe dos erros, desta feita, e escapou com a vitória.
Vergne até encostou em Bird após ganhar as duas colocações seguintes, mas não tentou realmente vencer. Uma colocação importante, visto que o motor não premiava tanto numa pista tão travada. Aliás, travada é o sobrenome do confuso traçado às margens do Rio Hudson.
Stéphane Sarrazin foi o terceiro, seguido por Lucas Di Grassi. O vice-líder do campeonato chegou a 137 pontos, 20 atrás de Sébastien Buemi. Loïc Duval, Oliver Turvey, o estreante Pierre Gasly, Nicolas Prost e Robin Frijns completaram o top-10.
Sam Bird (Foto: Twitter/Reprodução)
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Confira como foi a corrida:
A pista de Nova York é incrivelmente travada. Visto isso, a largada do eP nova iorquino foi exatamente como esperado. Na frente, Alex Lynn não conseguiu conter a ameaça de Daniel Abt, que pulou para a liderança. Sam Bird tomou o terceiro posto, enquanto Jérôme D'Ambrosio caiu para sexto. Por fora, Nelsinho Piquet tentou mergulhar e tomar alguns postos, mas acabou perdendo dois e ficando logo à frente de Lucas Di Grassi.
O começo sanguinário acabou fazendo Nicolas Prost e Mitch Evans se darem mal. Prost caiu para o 18º posto, enquanto Evans logo abandonou. Lá na frente, D'Ambrosio continuou caindo. Oliver Turvey e Stéphane Sarrazin passaram, o mesmo para Piquet em belo movimento. Di Grassi levou a melhor quando o belga tentou contra atacar para cima de Nelsinho e acabou subindo na China NextEV. O erro bizarro acabou custando a corrida de Jérôme, que recebeu bandeira preta e laranja.
Abt, Di Grassi e Vergne receberam o FanBoost para a segunda metade da corrida.
As brigas não paravam. Heidfeld mostrou a Jean-Éric Vergne que o motor Renault não canta tanto de galo no traçado norte-americano. Sam Bird também não teve negociação e mergulhou para passar Lynn. Foi imediatamente para dentro de Abt e chegou rápido. O primeiro toque na traseira do rival foi na volta seguinte.
O carro de Piquet caiu vertiginosamente de desempenho, e o piloto da China NextEV começou a despencar. Felix Rosenqvist, depois de largar no 17º posto, já era o nono colocado após 13 voltas. A briga pela liderança tinha um vencedor programado. Era evidente que Bird passaria Abt logo, mas a disputa durou três voltas, até a 16. Quando Heidfeld também tirou Lynn da frente e tomou o terceiro lugar.
Bem atrás, Piquet se envolveu num 'pega pra capar' com António Félix da Costa, que quase escalou o carro do campeão de 2014/15 e ainda espremeu na parece depois. Lance forte, Félix da Costa ainda saiu reclamando.
O outro piloto da NextEV também foi caindo. Di Grassi e Rosenqvist deixaram para trás, o mesmo que Vergne fez com Lynn. Lucas se apressou e, na volta 20, conseguiu passar Lynn e assumir o quarto lugar. A janela de troca de carros abriu na volta 21.
Stéphane Sarrazin (Foto: Techeetah)
Quem foi aos boxes na volta 21 se deu melhor que os que entraram no giro seguinte. Bird manteve a ponta, enquanto Di Grassi perdeu as posições para Lynn e Rosenqvist. Heidfeld foi pior, caiu de terceiro para nono. Mas, duas voltas depois, a DS Virgin de Lynn parou na pista com problemas. Bandeira amarela e sete primeiros colocados juntos. Sarrazin, sem fazer barulho, era o terceiro.
Vergne se aproximava de um ataque pela vitória e entrou na margem de menos de 1s atrás de Bird. Di Grassi, tentando arrancar Felix da frente para partir para cima de Sarrazin, acionou o FanBoost. Só que Rosenqvist segurou e se manteve à frente. Muito mais atrás, Adam Carroll foi vítima de uma ultrapassagem dupla de Tom Dillmann e Pierre Gasly. O novato francês, aliás, estava à frente de Prost na volta 33.
Di Grassi buscava de todas as formas um espaço para tirar Rosenqvist do caminho. E, bem, conseguiu. Felix tentou retardar a freada num dos cotovelos da pista e acabou traseirando. Rodou, sendo ultrapassado por Lucas e pelo companheiro Heidfeld.
Afetado, Rosenqvist foi caindo. Heidfeld, porém, depois de atrapalhado pela equipe no pit-lane, acabou vitimado pelo azar. Subiu na zebra e acabou com a suspensão quebrada. Safety-car para tirá-lo da pista. A relargada agora seria apenas com duas voltas para o fim.
Lucas não parecia disposto a atacar – ninguém, para ser honesto. O azar, porém, ficou com Daniel Abt. Com problemas, sacudiu na pista e deu passagem para Sarrazin – quase acertou Di Grassi. Nem completou a corrida, enquanto Lucas marcou 12 pontos importantes na luta pelo título.
Vitória incontestável de Bird, a quarta dele na F-E.
F-E, eP de Nova York, Classificação:
1 |
SAM BIRD |
ING |
VIRGIN DS |
43 voltas |
|
2 |
JEAN-ÉRIC VERGNE |
FRA |
TECHEETAH |
+1.354 |
|
3 |
STÉPHANE SARRAZIN |
FRA |
TECHEETAH |
+4.392 |
|
4 |
LUCAS DI GRASSI |
BRA |
AUDI ABT |
+6.155 |
|
5 |
LOÏC DUVAL |
FRA |
DRAGON |
+8.428 |
|
6 |
OLIVER TURVEY |
ING |
NEXTEV |
+8.952 |
|
7 |
PIERRE GASLY |
FRA |
RENAULT |
+9.231 |
|
8 |
NICOLAS PROST |
FRA |
RENAULT |
+10.036 |
|
9 |
ROBIN FRIJNS |
HOL |
ANDRETTI |
+11.019 |
|
10 |
ADAM CARROLL |
NIR |
JAGUAR |
+12.073 |
|
11 |
NELSINHO PIQUET |
BRA |
NEXTEV |
+12.977 |
|
12 |
ANTONIO FÉLIX DA COSTA |
POR |
ANDRETTI |
+13.341 |
|
13 |
TOM DILLMANN |
FRA |
VENTURI |
+16.337 |
|
14 |
DANIEL ABT |
ALE |
AUDI ABT |
+1 volta |
NC |
15 |
FELIX ROSENQVIST |
SUE |
MAHINDRA |
+1 volta |
NC |
16 |
NICK HEIDFELD |
ALE |
MAHINDRA |
+7 voltas |
NC |
17 |
MARO ENGEL |
ALE |
VENTURI |
+13 voltas |
NC |
18 |
ALEX LYNN |
ING |
VIRGIN DS |
+19 voltas |
NC |
19 |
JÉRÔME D'AMBROSIO |
BEL |
DRAGON |
+20 voltas |
NC |
20 |
MITCH EVANS |
NVZ |
JAGUAR |
+25 voltas |
NC |
MORBIDELLI VÊ ROSSI COMO INSPIRAÇÃO E DIZ QUE CONSELHO O TORNOU MAIS AGRESSIVO NAS CORRIDAS
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.