Dominante, Bird evita erros e leva DS Virgin à vitória do primeiro eP de Nova York. Di Grassi é quarto

Sam Bird pode não estar na briga pelo campeonato da F-E, mas a corrida foi inteiramente dele em Nova York. Saindo do quarto lugar, passou Jean-Éric Vergne, Alex Lynn e Daniel Abt e foi para uma vitória contundente

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A pole-position foi da DS Virgin, a vitória também. Não foi o mesmo piloto, porém, mas Sam Bird colocou o primeiro eP de Nova York, neste sábado (15), sob os braços e comandou a corrida. Foram três ultrapassagens nas primeiras voltas e jamais foi ameaçado de novo, ainda que Jean-Éric Vergne tenha se aproximado. É a quarta vitória de Bird na F-E, fazendo dele um dos únicos três pilotos a vencer pelo menos uma corrida em cada uma das três temporadas iniciais do campeonato.

Inconteste, Bird passou por Vergne na largada e nas voltas seguintes ultrapassou Alex Lynn – sem negociar muito – e Daniel Abt – com extrema negociação. Daí em diante, mostrou que não perderia. Ficou longe dos erros, desta feita, e escapou com a vitória. 
 
Vergne até encostou em Bird após ganhar as duas colocações seguintes, mas não tentou realmente vencer. Uma colocação importante, visto que o motor não premiava tanto numa pista tão travada. Aliás, travada é o sobrenome do confuso traçado às margens do Rio Hudson. 
 
Stéphane Sarrazin foi o terceiro, seguido por Lucas Di Grassi. O vice-líder do campeonato chegou a 137 pontos, 20 atrás de Sébastien Buemi. Loïc Duval, Oliver Turvey, o estreante Pierre Gasly, Nicolas Prost e Robin Frijns completaram o top-10.
Sam Bird (Foto: Twitter/Reprodução)

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Confira como foi a corrida:

 
A pista de Nova York é incrivelmente travada. Visto isso, a largada do eP nova iorquino foi exatamente como esperado. Na frente, Alex Lynn não conseguiu conter a ameaça de Daniel Abt, que pulou para a liderança. Sam Bird tomou o terceiro posto, enquanto Jérôme D'Ambrosio caiu para sexto. Por fora, Nelsinho Piquet tentou mergulhar e tomar alguns postos, mas acabou perdendo dois e ficando logo à frente de Lucas Di Grassi.
 
O começo sanguinário acabou fazendo Nicolas Prost e Mitch Evans se darem mal. Prost caiu para o 18º posto, enquanto Evans logo abandonou. Lá na frente, D'Ambrosio continuou caindo. Oliver Turvey e Stéphane Sarrazin passaram, o mesmo para Piquet em belo movimento. Di Grassi levou a melhor quando o belga tentou contra atacar para cima de Nelsinho e acabou subindo na China NextEV. O erro bizarro acabou custando a corrida de Jérôme, que recebeu bandeira preta e laranja.
 
Abt, Di Grassi e Vergne receberam o FanBoost para a segunda metade da corrida.
 
As brigas não paravam. Heidfeld mostrou a Jean-Éric Vergne que o motor Renault não canta tanto de galo no traçado norte-americano. Sam Bird também não teve negociação e mergulhou para passar Lynn. Foi imediatamente para dentro de Abt e chegou rápido. O primeiro toque na traseira do rival foi na volta seguinte. 
 
O carro de Piquet caiu vertiginosamente de desempenho, e o piloto da China NextEV começou a despencar. Felix Rosenqvist, depois de largar no 17º posto, já era o nono colocado após 13 voltas. A briga pela liderança tinha um vencedor programado. Era evidente que Bird passaria Abt logo, mas a disputa durou três voltas, até a 16. Quando Heidfeld também tirou Lynn da frente e tomou o terceiro lugar. 
Bem atrás, Piquet se envolveu num 'pega pra capar' com António Félix da Costa, que quase escalou o carro do campeão de 2014/15 e ainda espremeu na parece depois. Lance forte, Félix da Costa ainda saiu reclamando.
 
O outro piloto da NextEV também foi caindo. Di Grassi e Rosenqvist deixaram para trás, o mesmo que Vergne fez com Lynn. Lucas se apressou e, na volta 20, conseguiu passar Lynn e assumir o quarto lugar. A janela de troca de carros abriu na volta 21. 
Stéphane Sarrazin (Foto: Techeetah)
Quem foi aos boxes na volta 21 se deu melhor que os que entraram no giro seguinte. Bird manteve a ponta, enquanto Di Grassi perdeu as posições para Lynn e Rosenqvist. Heidfeld foi pior, caiu de terceiro para nono. Mas, duas voltas depois, a DS Virgin de Lynn parou na pista com problemas. Bandeira amarela e sete primeiros colocados juntos. Sarrazin, sem fazer barulho, era o terceiro. 
Vergne se aproximava de um ataque pela vitória e entrou na margem de menos de 1s atrás de Bird. Di Grassi, tentando arrancar Felix da frente para partir para cima de Sarrazin, acionou o FanBoost. Só que Rosenqvist segurou e se manteve à frente. Muito mais atrás, Adam Carroll foi vítima de uma ultrapassagem dupla de Tom Dillmann e Pierre Gasly. O novato francês, aliás, estava à frente de Prost na volta 33.
 
Di Grassi buscava de todas as formas um espaço para tirar Rosenqvist do caminho. E, bem, conseguiu. Felix tentou retardar a freada num dos cotovelos da pista e acabou traseirando. Rodou, sendo ultrapassado por Lucas e pelo companheiro Heidfeld.
Afetado, Rosenqvist foi caindo. Heidfeld, porém, depois de atrapalhado pela equipe no pit-lane, acabou vitimado pelo azar. Subiu na zebra e acabou com a suspensão quebrada. Safety-car para tirá-lo da pista. A relargada agora seria apenas com duas voltas para o fim. 
 

Lucas não parecia disposto a atacar – ninguém, para ser honesto. O azar, porém, ficou com Daniel Abt. Com problemas, sacudiu na pista e deu passagem para Sarrazin – quase acertou Di Grassi. Nem completou a corrida, enquanto Lucas marcou 12 pontos importantes na luta pelo título.
 
Vitória incontestável de Bird, a quarta dele na F-E.

F-E, eP de Nova York, Classificação: 

1 SAM BIRD ING VIRGIN DS 43 voltas  
2 JEAN-ÉRIC VERGNE FRA TECHEETAH +1.354  
3 STÉPHANE SARRAZIN FRA TECHEETAH +4.392  
4 LUCAS DI GRASSI BRA AUDI ABT +6.155  
5 LOÏC DUVAL FRA DRAGON +8.428  
6 OLIVER TURVEY ING NEXTEV +8.952  
7 PIERRE GASLY FRA RENAULT +9.231  
8 NICOLAS PROST FRA RENAULT +10.036  
9 ROBIN FRIJNS HOL ANDRETTI +11.019  
10 ADAM CARROLL NIR JAGUAR +12.073  
11 NELSINHO PIQUET BRA NEXTEV +12.977  
12 ANTONIO FÉLIX DA COSTA POR ANDRETTI +13.341  
13 TOM DILLMANN FRA VENTURI +16.337  
14 DANIEL ABT ALE AUDI ABT +1 volta NC
15 FELIX ROSENQVIST SUE MAHINDRA +1 volta NC
16 NICK HEIDFELD ALE MAHINDRA +7 voltas NC
17 MARO ENGEL ALE VENTURI +13 voltas NC
18 ALEX LYNN ING VIRGIN DS +19 voltas NC
19 JÉRÔME D'AMBROSIO BEL DRAGON +20 voltas NC
20 MITCH EVANS NVZ JAGUAR +25 voltas NC

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