Fórmula E altera circuito e adiciona chicane para estreia do eP de Tóquio

A Fórmula E decidiu alterar uma das principais retas do eP de Tóquio e adicionou uma chicane no setor por motivos de segurança. Com a mudança, a pista passou de 18 para 20 curvas

A pista do eP de Tóquio, que vai receber a primeira corrida da história da Fórmula E no Japão no próximo fim de semana, sofreu uma alteração de última hora no layout. Por medidas de segurança, a categoria decidiu fazer uma mudança em um dos setores de alta velocidade e adicionou uma chicane na última reta antes da entrada do pit-lane.

A chicane está compreendida entre as curvas 16 e 17 do circuito, onde antes havia apenas um setor de alta velocidade. Com a alteração, o circuito passou de 18 para 20 curvas, ganhando alguns metros a mais de extensão — passou de 2,582 km para 2,585 km.

Agora, o setor passa a ter três curvas de velocidade mais baixa, duas para a esquerda e uma para a direita. A mudança, entretanto, não se estende à quantidade de energia disponível para a prova, que segue em 32 kWh para as 33 voltas da corrida.

Depois de uma corrida marcada por extrema gestão de energia em São Paulo, a Fórmula E espera que o eP de Tóquio traga um cenário diferente, principalmente por correr em um circuito bem menos largo e com baixas temperaturas.

O traçado do eP de Tóquio ganhou uma chicane na curva 16 (Arte: Fórmula E)

Depois de sustentar até 36ºC no Anhembi, a expectativa para treinos livres e classificação é de 10ºC a 12ºC no Japão. A corrida deve ficar em torno de 14ºC a 16ºC. Assim, colocar os pneus Hankook na janela correta será um desafio a mais para os pilotos em Tóquio.

O eP de Tóquio acontece entre os dias 29 e 30 de março, marcando a primeira corrida da história da Fórmula E no Japão. O GRANDE PRÊMIO, emissora oficial da categoria no Brasil, transmite treinos livres, classificação e corrida AO VIVO e COM IMAGENS no YouTube.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.