Fórmula E estuda ‘sequência nas Américas’ no meio do ano, mas teme restrições sanitárias

A Fórmula E ainda não definiu o restante do calendário após a rodada dupla de junho no Chile. A categoria analisa uma possível sequência de etapas no México e nos Estados Unidos, mas a pandemia de Covid-19 pode novamente atrapalhar os planos

A Fórmula E começa neste fim de semana, com o eP de Diriyah, na Arábia Saudita. Mas a categoria ainda está buscando espaços no calendário para as etapas nas Américas do Sul e do Norte, como Chile e México, além da prova em Londres, na Inglaterra.

A etapa de Santiago, capital do Chile, vai receber uma rodada dupla em junho deste ano. A prova abriria a temporada em 2021, nos dias 16 e 17 de janeiro, mas foi remanejada por conta da pandemia do novo coronavírus que impediu voos saindo do Reino Unido após decisão do governo. O eP do México, que estava marcado para 13 de fevereiro, foi adiado por tempo indeterminado, assim como a etapa seguinte em Sanya, na China.

O cronograma orgiainal da Fórmula E tinha uma sequência com Santiago no dia 5 de junho, depois Berlim em 19 de junho e, por fim, Nova York no dia 10 de julho. Agora, segundo o site Autosport, a categoria pode organizar uma grande passagem pelas Américas, com etapas Chile, México e Estados Unidos no início do segundo semestre.

Autódromo Hermanos Rodríguez, palco do GP do México, vai seguir como hospital de campanha (Foto: Pirelli)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Questionado pela publicação sobre modificações no calendário da temporada 2021, Jamie Reigle, chefe-executivo da FE, confirmou os planos para o meio deste ano.

“Ainda não anunciamos o calendário depois de Santigago, mas o plano é que a gente siga naquela região. De uma perspectiva logística para uma de eficiência, se tivermos uma ‘sequências nas Américas’ em junho, será o melhor”, afirmou Reigle.

“Se essas liberações [para correr no México e nos EUA] não forem possíveis, vamos ter uma discussão bem séria, mas obviamente estamos apostando no fato de que alguma vamos ter alguma facilitação nas restrições ou vamos a outro lugar se isso não acontecer”, completou o dirigente.

Nova York não recebeu etapa da FE em 2020 por conta da pandemia (Foto: Fórmula E)

Atualmente, o Autódromo Hermanos Rodríguez, no México, está sendo utilizado como hospital temporário para pacientes com Covid-19. A área do Red Hook, em Nova York, hoje é um centro de vacinação para a doença após o fechamento do Brooklyn Field Hospital. Estas questões preocupam a Fórmula E internamente.

“O desafio que temos no México e em Nova York é que os locais estão sendo utilizados como centros de emergência, assim como Londres. É muito difícil projetar alguma data. O que posso dizer que é estamos olhando alternativas para esses mercados ou em algum lugar próximos”, disse o dirigente.

No fim de janeiro, a Fórmula E anunciou a inclusão de Valência como quarta etapa do campeonato, no autódromo Ricardo Tormo. Tradicional local dos testes de pré-temporada, o traçado espanhol terá uma versão exclusiva para a corrida agendada para 24 de abril. Além disso, o circuito italiano de Vallelunga também foi especulado como possível destino de um evento da FE em 2021, mas nada foi confirmado até o momento.

Siga o GRANDE PRÊMIO nas redes sociais:
YouTube | Facebook | Twitter Instagram | Pinterest | Twitch | DailyMotion

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.