Fórmula E garante abertura de 2021 com rodada dupla noturna na Arábia Saudita

A Fórmula E confirmou nesta terça-feira que a Arábia Saudita abre o calendário da categoria em 2021 no próximo mês de fevereiro, no dias 26 e 27

A temporada 2021 da Fórmula E tem data para começar: nos dias 26 e 27 de fevereiro, a categoria de carros elétricos vai para Diriyah, na Arábia Saudita, para uma rodada dupla – e noturna.

A confirmação veio nesta terça-feira (5), com anúncio via redes sociais. A Arábia Saudita receberia a Fórmula E, no calendário original, em novembro, mas a pandemia de Covid-19 mudou os planos.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

A Fórmula E corre de noite em Diriyah em 2021 (Foto: Virgin)

No mesmo calendário, o país do Oriente Médio aparecia como a abertura da temporada. Depois do adiamento, Santiago passou a ser o primeiro palco, mas a cidade chilena também teve sua data alterada. A suspensão de voos do Reino Unido impediu que etapa de Santiago acontecesse neste mês de janeiro, nos dias 16 e 17. O Chile não tem, ainda, uma nova data para receber a FE.

Já a Arábia Saudita se prepara para receber as primeiras corridas noturnas da história da categoria. O horário previsto para a largada no circuito saudita para as duas corridas é 20h locais (14h de Brasília), e a pista será toda iluminada com lâmpadas de LED de baixo custo acionadas por energia renovável.

Em entrevista ao site britânico The Race, Alberto Longo, CEO adjunto da Fórmula E, disse que a chave para a confirmação da etapa de abertura da temporada 2021 em Diriyah foi “uma grande vontade das autoridades locais para sediar a prova. Também implementamos um protocolo sólido de Covid, que foi obviamente comprovado em Berlim e Valência”, falou o dirigente, que citou a rodada sêxtupla que a categoria dos carros elétricos promoveu na Alemanha para fechar a temporada passada e também as atividades de pré-temporada o circuito Ricardo Tormo, no fim de 2020.

“Portanto, a vontade das autoridades locais e com esses protocolos robustos de Covid resultam em podermos dizer com alegria que vamos abrir a sétima temporada em Diriyah. Estamos planejando fazer um evento com VIPs e também um evento com o público. Portanto, há o que chamamos de um evento quase normal que vamos ter na Arábia Saudita, com certa quantidade de público, mas não um evento totalmente normal”, disse.

António Félix da Costa levou a FE em 2020 (Foto: FE)

Para o Dakar, a organização do evento (Amaury Sport Organisation) montou uma estratégia de guerra para assegurar a realização da edição 2021 na Arábia Saudita. Pilotos, navegadores, membros das equipes de apoio e imprensa embarcaram rumo a Jedá, palco da abertura do rali, em aviões fretados pela empresa que promove a competição. Tudo para tentar manter algum isolamento e evitar o contágio pelo novo coronavírus.

A Fórmula E, depois da Arábia Saudita, se programa para correr na Itália, em Roma, no dia 10 de abril. No mesmo mês, Paris tem etapa marcada para o dia 24. Mônaco, Seul, Berlim, Nova York e Londres também têm dias certos no calendário, enquanto Sanya, Cidade do México e a já citada Santiago aguardam remarcação.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube