Fórmula E ouve reclamações e remove FanBoost para temporada 2022/2023

Artifício controverso na Fórmula E, FanBoost foi banido por unanimidade e não estará na temporada 2022/2023 pela primeira vez desde que a categoria foi inaugurada

A Fórmula E já se prepara para uma temporada completamente diferente com a implementação dos carros Gen3 a partir do ano que vem, além de um novo fornecedor de pneus e novas equipes. No entanto, uma mudança muito esperada por alguns pilotos será anunciada em breve para trazer ainda mais contraste à categoria de um ano para o outro — o fim do FanBoost nas corridas.

Implementado na temporada inaugural da categoria, em 2014, o FanBoost tem feito parte da Fórmula E desde então e permite uma participação maior do público nas corridas. Cada um vota em seu piloto preferido, e os vencedores recebem uma potência extra para ser utilizada na reta final da disputa.

Relacionadas

Entretanto, de acordo com informações do portal inglês The Race, o fim do FanBoost — que sempre dividiu opiniões no paddock — foi um consenso entre as equipes e os promotores da categoria. A intenção é elevar a veia esportiva da Fórmula E, plano que teve início ainda em 2022 com a mudança do sistema de classificação — o mata-mata agradou, por trazer mais justiça em comparação ao esquema anterior, considerado injusto para os líderes.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

O campeão Vandoorne foi o maior agraciado com o FanBoost em 2022 (Foto: Fórmula E)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Além disso, no encontro do Conselho Mundial de Automobilismo da FIA programado para acontecer nesta semana, o debate também irá envolver a possibilidade de implementação de um pit-stop ao longo de 2023, também como medida para apimentar o lado esportivo das corridas. O modo de ataque, já característico da Fórmula E, segue mantido normalmente para 2023.

Apesar de estar presente em todas as temporadas desde a abertura da Fórmula E, o FanBoost nunca foi unanimidade e inclusive se tornou alvo de controvérsias em alguns momentos. A principal delas ocorreu em 2018, quando Daniel Abt — na época, piloto da Audi — levantou a hipótese de que alguns pilotos estariam comprando votos com o objetivo de ter vantagem na pista.

“Não estou dizendo isso por ser um mau perdedor, estou dizendo porque sei — uma pessoa me disse. Definitivamente, tem algo de errado”, disparou Abt sobre o FanBoost. “Estranhamente, todos os votos são de 12 cidades na China. Então, eles devem ter uma base de fãs fantástica lá. A Fórmula E sabe disso, mas não pode fazer nada porque não consegue provar. É uma catástrofe. Estou ficando realmente irritado com isso”, criticou.

Na temporada 2021/2022, vencida por Stoffel Vandoorne, o campeão também foi o recordista de FanBoosts ao longo do ano: foram 16, um a mais do que António Félix da Costa. Completam a lista: Jean-Éric Vergne [11], Nyck de Vries [nove], Mitch Evans, Lucas Di Grassi e Edoardo Mortara [sete], Antonio Giovinazzi [seis], Oliver Rowland e André Lotterer [um cada].

A Fórmula E inicia suas atividades pensando em 2022/2023 com a pré-temporada, marcada para acontecer entre os dias 13 e 16 de dezembro, em Valência. A primeira corrida do campeonato será realizada no dia 14 de janeiro, com o eP da Cidade do México.

LEIA MAIS
São Paulo: ingressos, traçado e tudo sobre (opens in a new tab)" href="https://www.grandepremio.com.br/formula-e/noticias/formula-e-sao-paulo-ingressos-tracado-tudo-sobre/" target="_blank" rel="noreferrer noopener" class="ek-link">Fórmula E em São Paulo: ingressos, traçado e tudo sobre
Sette Câmara vibra por chance de “contato mais próximo com fãs” em Fórmula E no Brasil

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.