Dennis truca Lynn com modo ataque e vence eP de Londres 1. Di Grassi é 7°

Jake Dennis superou Alex Lynn na base do modo ataque e venceu com sobras. Nyck de Vries garantiu o segundo lugar, também passando o piloto da Mahindra no fim

O duelo entre Max Verstappen e Lewis Hamilton no GP da Inglaterra por uma nova perspectiva (Vídeo: F1)

É raro a Fórmula E ter atuações dominantes. Afinal, os carros têm desempenho semelhante e os grid costumam ser embaralhados. Eis que uma dessas raridades aconteceu neste sábado (24): Jake Dennis precisou apenas dar um nó-tático em Alex Lynn para virar líder e vencer o eP de Londres 1 com vantagem enorme.

O sucesso veio através do modo ataque. Pole e líder, Lynn acionou o segundo deles cedo demais, cedendo a liderança para Dennis. Com pista livre, o piloto da BMW conseguiu imprimir ritmo mais forte e neutralizar a potência extra acionada pelo rival da Mahindra. Depois, acionando seu próprio modo ataque, nem chegou a perder a liderança e encaminhou uma vitória fácil. A estratégia foi necessária, já que a pista no centro de convenções ExCeL não permitia ultrapassagens com tanta facilidade.

Jake Dennis venceu com sobras em Londres (Foto: BMW)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Lynn ainda perderia o segundo lugar, superado por De Vries, que fez prova de recuperação inspirada. André Lotterer surgiu em quarto e René Rast em quinto.

Lucas Di Grassi fez prova limpa e, assim, garantiu um sólido sexto lugar. Stoffel Vandoorne, António Félix da Costa, Edoardo Mortara e Pascal Wehrlein fecharam o top-10. Sérgio Sette Câmara, que largou em quarto, teve problemas e terminou apenas em 19°. Sébastien Buemi e Oliver Rowland, que terminaram nos pontos, foram desclassificados após a bandeirada por usar mais energia do que o permitido no eP.

Saiba como foi o eP de Londres 1

A corrida começou com um pouco de caos. Enquanto Lynn, Dennis e Buemi seguiam nas três primeiras posições, Sims era atingido e saía da corrida. O piloto da Mahindra estacionou na beira da pista e levou a um Full Course Yellow, o equivalente do safety-car virtual na Fórmula E. Sam Bird precisou passar pelos boxes para trocar a asa dianteira.

A corrida recomeçou com a seguinte zona de pontos: Lynn, Dennis, Buemi, Lotterer, Sette Câmara, Nato, Di Grassi, De Vries, Evans e Rast.

O modo ataque, que dessa vez teria oito minutos de duração, proporcionana brigas por posição atrás. Da Costa usou a potência extra para ultrapassar Wehrlein. Na zona de pontos, tudo mais ou menos igual, salvo Di Grassi perdendo posição ao acionar o modo ataque.

Alex Lynn tentou garantir o segundo lugar, sem sucesso (Foto: Mahindra)

Foi só após dez minutos de corrida que Lynn e Dennis acionaram o modo ataque pela primeira vez. Os dois ao mesmo tempo, e sem perder posições. É que Buemi estava um pouco mais atrás e não aproveitou.

Uma volta depois, briga de brasileiros: Sette Câmara acionou o modo ataque e ficou muito pressionado por Di Grassi. Os dois travaram bela disputa, com o campeão de 2017 levando a melhor.

A corrida de Sette Câmara seguia piorando. O brasileiro foi ultrapassado por Nato, que quase estacionou na pista e causou enorme perda de tempo. Daí pra frente, só problemas: Rast, Vandoorne, Eriksson, Da Costa e Mortara foram, um por um, também superando o piloto da Dragon.

A metade da corrida se aproximava, e com a briga pela vitória esquentando. Lynn acionou o segundo modo ataque, isso enquanto Dennis decidia esperar um pouco. Em outras palavras, o piloto da BMW virou líder, mesmo que por pouco tempo.

Faltavam 20 minutos para a bandeira quadriculada e a ordem era a seguinte: Dennis, Lynn, Buemi, De Vries, Lotterer, Rast, Di Grassi, Vandoorne, Nato e Da Costa.

Lucas Di Grassi foi o melhor brasileiro, em sétimo (Foto: Audi)

O modo ataque de Lynn se esgotou, e sem uma ultrapassagem sobre Dennis, ficando apenas colado. O piloto da BMW precisava tomar uma decisão difícil: acionar sua potência extra e correr o risco de cair para segundo em uma pista de difícil ultrapassagem?

Eis que Dennis, sem o déficit de potência para Lynn, conseguiu abrir vantagem. Com 18 minutos para o fim, o piloto da BMW acionou o segundo modo ataque sem perder a liderança, dando passo crucial para a vitória.

Com a vitória escapando, a briga de Lynn passava a ser pelo segundo lugar. É que De Vries tinha ultrapassado Buemi, mais lento, e se tornado uma ameaça concreta. A diferença caía rapidamente, com Nyck alguns décimos de segundo mais rápido.

Era apenas questão de tempo para o segundo lugar mudar de dono. Lynn nem ofereceu muita resistência, com De Vries ultrapassando sem grandes dificuldades. Mais atrás, a última ultrapassagem da prova: Rast superou Di Grassi, que terminou em sétimo.

Fórmula E 2020/21, eP de Londres 1, Corrida:

1J DENNISBMW 33 voltas
2N DE VRIESMercedes+ 5.341 
3A LYNNMahindra+ 6.946 
4S BUEMINissan+ 8.008 
5A LOTTERERPorsche+ 10.669 
6R RASTAudi+ 11.427 
7L DI GRASSIAudi+ 12.233 
8S VANDOORNEMercedes+ 17.381 
9A DA COSTADS Techeetah+ 18.457 
10O ROWLANDNissan+ 28.185 
11E MORTARAVenturi Mercedes+ 30.724 
12P WEHRLEINPorsche+ 38.240 
13N CASSIDYVirgin+ 43.275 
14J VERGNEDS Techeetah+ 48.025 
15R FRIJNSVirgin+ 51.037 
16M EVANSJaguar+ 57.578 
17O TURVEYNIO+ 58.624 
18J ERIKSSONDragon Penske+ 59.945 
19S SETTE CÂMARADragon Penske+ 1:00.436 
20M GUNTHERBMW+ 1:05.105 
NCN NATOVenturi Mercedes+ 1 volta 
NCT BLOMQVISTNIO+ 8 voltas 
NCS BIRDJaguar+ 32 voltas 
NCA SIMSMahindra+ 33 voltas 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.