Dennis truca Lynn com modo ataque e vence eP de Londres 1. Di Grassi é 7°
Jake Dennis superou Alex Lynn na base do modo ataque e venceu com sobras. Nyck de Vries garantiu o segundo lugar, também passando o piloto da Mahindra no fim
É raro a Fórmula E ter atuações dominantes. Afinal, os carros têm desempenho semelhante e os grid costumam ser embaralhados. Eis que uma dessas raridades aconteceu neste sábado (24): Jake Dennis precisou apenas dar um nó-tático em Alex Lynn para virar líder e vencer o eP de Londres 1 com vantagem enorme.
O sucesso veio através do modo ataque. Pole e líder, Lynn acionou o segundo deles cedo demais, cedendo a liderança para Dennis. Com pista livre, o piloto da BMW conseguiu imprimir ritmo mais forte e neutralizar a potência extra acionada pelo rival da Mahindra. Depois, acionando seu próprio modo ataque, nem chegou a perder a liderança e encaminhou uma vitória fácil. A estratégia foi necessária, já que a pista no centro de convenções ExCeL não permitia ultrapassagens com tanta facilidade.
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Lynn ainda perderia o segundo lugar, superado por De Vries, que fez prova de recuperação inspirada. André Lotterer surgiu em quarto e René Rast em quinto.
Lucas Di Grassi fez prova limpa e, assim, garantiu um sólido sexto lugar. Stoffel Vandoorne, António Félix da Costa, Edoardo Mortara e Pascal Wehrlein fecharam o top-10. Sérgio Sette Câmara, que largou em quarto, teve problemas e terminou apenas em 19°. Sébastien Buemi e Oliver Rowland, que terminaram nos pontos, foram desclassificados após a bandeirada por usar mais energia do que o permitido no eP.
Saiba como foi o eP de Londres 1
A corrida começou com um pouco de caos. Enquanto Lynn, Dennis e Buemi seguiam nas três primeiras posições, Sims era atingido e saía da corrida. O piloto da Mahindra estacionou na beira da pista e levou a um Full Course Yellow, o equivalente do safety-car virtual na Fórmula E. Sam Bird precisou passar pelos boxes para trocar a asa dianteira.
A corrida recomeçou com a seguinte zona de pontos: Lynn, Dennis, Buemi, Lotterer, Sette Câmara, Nato, Di Grassi, De Vries, Evans e Rast.
O modo ataque, que dessa vez teria oito minutos de duração, proporcionana brigas por posição atrás. Da Costa usou a potência extra para ultrapassar Wehrlein. Na zona de pontos, tudo mais ou menos igual, salvo Di Grassi perdendo posição ao acionar o modo ataque.
Foi só após dez minutos de corrida que Lynn e Dennis acionaram o modo ataque pela primeira vez. Os dois ao mesmo tempo, e sem perder posições. É que Buemi estava um pouco mais atrás e não aproveitou.
Uma volta depois, briga de brasileiros: Sette Câmara acionou o modo ataque e ficou muito pressionado por Di Grassi. Os dois travaram bela disputa, com o campeão de 2017 levando a melhor.
A corrida de Sette Câmara seguia piorando. O brasileiro foi ultrapassado por Nato, que quase estacionou na pista e causou enorme perda de tempo. Daí pra frente, só problemas: Rast, Vandoorne, Eriksson, Da Costa e Mortara foram, um por um, também superando o piloto da Dragon.
A metade da corrida se aproximava, e com a briga pela vitória esquentando. Lynn acionou o segundo modo ataque, isso enquanto Dennis decidia esperar um pouco. Em outras palavras, o piloto da BMW virou líder, mesmo que por pouco tempo.
Faltavam 20 minutos para a bandeira quadriculada e a ordem era a seguinte: Dennis, Lynn, Buemi, De Vries, Lotterer, Rast, Di Grassi, Vandoorne, Nato e Da Costa.
O modo ataque de Lynn se esgotou, e sem uma ultrapassagem sobre Dennis, ficando apenas colado. O piloto da BMW precisava tomar uma decisão difícil: acionar sua potência extra e correr o risco de cair para segundo em uma pista de difícil ultrapassagem?
Eis que Dennis, sem o déficit de potência para Lynn, conseguiu abrir vantagem. Com 18 minutos para o fim, o piloto da BMW acionou o segundo modo ataque sem perder a liderança, dando passo crucial para a vitória.
Com a vitória escapando, a briga de Lynn passava a ser pelo segundo lugar. É que De Vries tinha ultrapassado Buemi, mais lento, e se tornado uma ameaça concreta. A diferença caía rapidamente, com Nyck alguns décimos de segundo mais rápido.
Era apenas questão de tempo para o segundo lugar mudar de dono. Lynn nem ofereceu muita resistência, com De Vries ultrapassando sem grandes dificuldades. Mais atrás, a última ultrapassagem da prova: Rast superou Di Grassi, que terminou em sétimo.
Fórmula E 2020/21, eP de Londres 1, Corrida:
1 | J DENNIS | BMW | 33 voltas | |
2 | N DE VRIES | Mercedes | + 5.341 | |
3 | A LYNN | Mahindra | + 6.946 | |
4 | S BUEMI | Nissan | + 8.008 | |
5 | A LOTTERER | Porsche | + 10.669 | |
6 | R RAST | Audi | + 11.427 | |
7 | L DI GRASSI | Audi | + 12.233 | |
8 | S VANDOORNE | Mercedes | + 17.381 | |
9 | A DA COSTA | DS Techeetah | + 18.457 | |
10 | O ROWLAND | Nissan | + 28.185 | |
11 | E MORTARA | Venturi Mercedes | + 30.724 | |
12 | P WEHRLEIN | Porsche | + 38.240 | |
13 | N CASSIDY | Virgin | + 43.275 | |
14 | J VERGNE | DS Techeetah | + 48.025 | |
15 | R FRIJNS | Virgin | + 51.037 | |
16 | M EVANS | Jaguar | + 57.578 | |
17 | O TURVEY | NIO | + 58.624 | |
18 | J ERIKSSON | Dragon Penske | + 59.945 | |
19 | S SETTE CÂMARA | Dragon Penske | + 1:00.436 | |
20 | M GUNTHER | BMW | + 1:05.105 | |
NC | N NATO | Venturi Mercedes | + 1 volta | |
NC | T BLOMQVIST | NIO | + 8 voltas | |
NC | S BIRD | Jaguar | + 32 voltas | |
NC | A SIMS | Mahindra | + 33 voltas |