Evans critica falta de punição a Vergne por defesa de posição em Diriyah: “É ridículo”

O neozelandês xingou Vergne no rádio pelas manobras nas voltas finais do eP de Diriyah de sexta-feira. Evans cobrou punição dos comissários e não foi atendido

Mitch Evans arriscou tudo na última volta e terminou sem o pódio (Vídeo: Fórmula E/GRANDE PRÊMIO)

Mitch Evans ficou bastante irado com a falta de penalização a Jean-Éric Vergne nos duelos das voltas finais do eP de Diriyah desta sexta-feira (26). A disputa entre o neozelandês e o francês pela segunda posição foi dura quando, no último giro, o piloto da Jaguar passou reto na curva 1 e perdeu a chance de ir ao pódio na corrida.

Evans e Vergne chegaram a se tocar e, na visão do carro #9, o toque era para punição. Por isso, reclamações fortes no rádio para o engenheiro Josep Roca. “Esse filho da puta me empurrou contra a parede. Isso é para punição, vamos lá pessoal!”.

Anteriormente, o movimento de Mitch em cima do francês na curva 18 foi executado com sucesso, mas foi perdendo o ritmo nas voltas finais. A Jaguar, assim, tentou uma troca de posições entre ele e Nick Cassidy, para garantir uma boa pontuação com o terceiro e quarto lugares. Mas a manobra da volta final colocou tudo a perder e o neozelandês terminou em quinto.

Ao portal The Race, Evans esbravejou contra Jean-Éric. “Como ele não foi punido por isso, é ridículo. Estava ao lado dele e, obviamente, Vergne não tinha intenção de me deixar espaço. E o fato dos comissários terem deixado isso passar abre um mau precedente. Foi uma manobra, sim, de alto risco, mas o movimento duplo dele fez com que eu virasse e meu carro desviasse”.

Duelo entre Vergne e Evans marcou final da corrida 1 em Diriyah (Foto: Fórmula E)

James Barclay, chefe da Jaguar, disse ao portal britânico que sentiu o movimento do piloto da DS Penske sobre seu pupilo “além dos limites”. Ele chegou a visitar a sala dos comissários para exigir uma punição por conta das manobras bruscas.

“Isso foi observado, mas nenhuma ação adicional foi tomada e, embora respeitemos essa decisão, fica a pergunta dita no briefing dos pilotos, afinal, lá é dito que eles precisam dar espaço uns aos outros. JEV não fez isso, bateu em Mitch e se ele não tivesse freado, ambos parariam no muro”, analisou.

O francês foi questionado sobre as reclamações de Evans e deu de ombros. “Ele fez o mesmo quando estava atrás dele. Ele também se movia bastante tarde pouco antes de frear”, disse Vergne.

O eP de Diriyah acontece entre os dias 25 27 de janeiro, na Arábia Saudita. O GRANDE PRÊMIO é EMISSORA OFICIAL da Fórmula E no Brasil e transmite todas as atividades AO VIVO E COM IMAGENS. A transmissão da corrida 2 abre a partir das 13h30 (horário de Brasília, GMT-3) deste sábado (27).

Compre aqui os ingressos do eP de São Paulo 2024 da Fórmula E com o cupom GRANDEPREMIO10.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.