Evans destaca “fim de semana dos sonhos” em Roma e agradece Bird: “Devo essa a ele”

Após vencer as duas corridas da Fórmula E em Roma, Mitch Evans agradeceu ao companheiro de Jaguar, Sam Bird, por ajuda na ativação do modo ataque já na reta final da disputa

FÓRMULA 1 2022 AO VIVO: TUDO SOBRE O GP DA AUSTRÁLIA DE F1 | Briefing

Mitch Evans viveu um verdadeiro conto de fadas na Fórmula E neste final de semana, ao vencer as duas corridas da categoria disputadas em Roma. Do 17º lugar no Mundial de Pilotos para a quarta colocação em duas corridas, o piloto da Jaguar era só sorrisos após o segundo triunfo consecutivo. E o #9 aproveitou para agradecer ao companheiro de equipe, Sam Bird, que abandonou a disputa após incidente com Nick Cassidy já na parte final.

“Ele realmente me ajudou hoje”, agradeceu Evans. “Eu devo essa a ele por ter conseguido segurar Vergne por um tempo, e mesmo não intencionalmente, fez o que precisava fazer para que eu conseguisse ter um pequeno intervalo. É bom ouvir isso de seu companheiro de equipe, e ele tem sido ótimo”, elogiou.

LEIA MAIS
— Evans sai de 9º para bater Frijns e vencer eP de Roma 2022 na Fórmula E
— Evans vence segunda em Roma e completa rodada dupla perfeita na Fórmula E

Mitch Evans teve final de semana inesquecível e sai de Roma com 13 posições a mais no Mundial de Pilotos (Foto: FIA Fórmula E)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Evans se disse triste com o incidente que causou o abandono de Bird — e também da Envision de Nick Cassidy. O momento inclusive causou a entrada de mais um safety-car o final, o que reduziu a corrida a apenas mais uma volta e cortou a vantagem que Mitch havia construído na liderança.

“Realmente lamento por isso”, afirmou. “Eu não sei ao certo o que aconteceu com ele no final. Achei que poderíamos chegar à frente juntos, então precisamos analisar isso. Mas sei que ele vai voltar”, prosseguiu o neozelandês.

Antes do safety-car gerado por Bird e Cassidy, entretanto, o carro de segurança entrou na pista no momento em que Alexander Sims, da Mahindra, bateu e precisou abandonar. Naquele momento, Evans ocupava a terceira posição e ainda não havia ativado o modo ataque, ao contrário de todos os competidores do pelotão de frente.

O grande vencedor do final de semana reconheceu a preocupação com a ativação da bandeira amarela no momento em que planejava enfim fazer a ultrapassagem, mas celebrou o fato de tudo ter dado certo no final.

Mitch Evans venceu as duas corridas disputadas em Roma neste final de semana (Foto: Fórmula E)

“Eu estava prestes a atacar naquela volta [a 18] e o momento foi realmente ruim, é claro, com [Alexander] Sims tendo um acidente”, lamentou. “Mas eu o vi se movendo, então pensei: ‘bom, a intervenção não vai ser longa e o tempo vai ser estendido, então não vou ter problema’. Mas você ainda sente que está contra você”, destacou.

“Uma vez que relargamos, tentamos encontrar um intervalo para ativar o modo de ataque sem perder muitas posições, já que obviamente todos estavam juntos”, ressaltou. “Sam [Bird] fez um ótimo trabalho e me ajudou, então perdi só uma posição. Tentei ser inteligente com a energia e não usar tudo no ataque, e foi tudo bem”, salientou.

Por fim, Evans ainda ressaltou a justiça em suas batalhas com Vergne, Frijns e Lotterer na busca pela liderança após ativar o modo de ataque. Mitch perdeu o terceiro posto para o francês quando foi para o traçado externo buscar a potência extra, mas subiu para o primeiro lugar em menos de duas voltas.

“Com os caras [Lotterer e Frijns, então líderes], foram disputas justas e acho que eles perceberam minha vantagem em ritmo e energia”, opinou. “Então, não dificultaram muito. Foi um final de semana dos sonhos para mim”, encerrou.

Evans aproveita estratégia para usar modo ataque e passar Frijns e Lotterer pela liderança em Roma (Vídeo: Fórmula E)
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.