Evans vence caótico eP de Roma 1 da Fórmula E marcado por big-one. Sette Câmara é 9º

O neozelandês da Jaguar confirmou o favoritismo deste sábado em Roma e venceu pela terceira vez na temporada. Nick Cassidy reassume a liderança na Fórmula E e Sette Câmara volta a pontuar no campeonato

Que corrida! Neste sábado (15), foi decretado no eP de Roma 1 um novo rei: Mitch Evans, da Jaguar, venceu pela terceira vez consecutiva a corrida em solo italiano, com Nick Cassidy em segundo – e novo líder do campeonato – e Maximilian Günther em terceiro.

Boa notícia para Sérgio Sette Câmara, que volta a pontuar na Fórmula E com um excelente nono lugar. A corrida ficou marcada por um acidente assustador, um big-one, envolvendo seis pilotos: Sam Bird, Edoardo Mortara, Sebastién Buemi, Robin Frijns, Lucas Di Grassi e António Félix da Costa.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

GRANDE PRÊMIO, emissora oficial da Fórmula E no Brasil, transmite todas as atividades de pista AO VIVO e COM IMAGENS no YouTube e no Kwai. O eP de Roma 2 será disputado neste domingo (16), a partir das 10h (horário de Brasília).

Di Grassi foi um dos envolvidos no acidente durante o eP de Roma 1 (Foto: Mahindra)

Saiba como foi a corrida 1 em Roma:

A Jaguar dividia a primeira fila com Evans e Bird, nesta ordem. Na largada, o #10 toma a liderança, Rene Rast ganhando a posição de Buemi. Mais atrás, Mortara foi com tudo, estranhou-se com o suíço da Envision e ambos quase ficaram pelo caminho.

Entre os brasileiros, Sette Câmara ficou em último, enquanto Di Grassi ganhou uma posição e avançou para 14º. Pascal Wehrlein tinha problemas de aderência, quebrou a asa dianteira e caiu para as últimas posições. Os cinco primeiros começavam a se desgarrar do pelotão.

Na abertura da terceira volta, batida de Andre Lotterer aciona o safety-car na corrida. Ele se perdeu sozinho enquanto disputava posição com Dan Ticktum. Bom para Pascal, que assim volta à corrida com chance de pontuação na pista italiana.

Andre Lotterer perde controle e o safety-car é acionado em Roma (Vídeo: Fórmula E/GRANDE PRÊMIO)

No quinto giro, a corrida recomeça. Tudo tranquilo, sem incidentes e posições mantidas, exceto a troca entre Evans e Bird na liderança. O modo ataque começa a ser utilizado pelos integrantes do fundo do grid. Nico Müller, Frijns e Wehrlein são alguns deles.

Na sexta volta, Sacha Fenestraz põe de lado e assume a vice-liderança de prova. Sam começa a perder o gás e também é ultrapassado por Rast. Mortara, novamente, é protagonista de enrosco na pista, desta vez com Jean-Éric Vergne e Norman Nato.

Na volta 9, a bandeira vermelha foi acionada graças a uma confusão generalizada. Um big-one entre seis pilotos: Bird perdeu o controle do carro e rodou, Buemi e Edoardo tentaram desviar, sem sucesso, e acertaram o britânico. Félix da Costa, Di Grassi e Frijns também se envolveram no acidente.

Big-one envolvendo seis carros paralisa eP de Roma 1 (Vídeo: Fórmula E/GRANDE PRÊMIO)

Com a pausa, as equipes são autorizadas a mexer no carro, então não se sabia, por exemplo, se Da Costa, Di Grassi e Frijns, que tiveram danos menores que os outros, estarão de fato fora da corrida na relargada – algo que foi confirmado assim que a direção de prova determinou o retorno da atividade.

Cerca de 40 minutos de paralisação até o recomeço da prova. Na largada parada, Fenestraz partiu bem, defendendo-se bem de Evans. Jake Dennis ganhou a posição de Rast e subiu para terceiro. Günther ganhou duas colocações e saltou para quinto. A dupla da DS Penske já vinha com tudo utilizando o modo ataque.

Ticktum ficou com a frente do NIO bem avariada e foi caindo para as últimas posições. Rast também teve problemas e foi para os boxes, jogando fora qualquer chance de brigar por vitória em Roma. Na volta 15, Dennis passa Evans e assume vice-liderança.

Fenestraz foi perdendo terreno nas voltas finais em Roma (Foto: Fórmula E)

Ele não perdeu tempo e, na mesma volta, já passou Sacha, primeiro lugar para o piloto da Andretti. No giro seguinte, o franco-argentino perdeu a segunda posição para o neozelandês da Jaguar. Fenestraz vai perdendo terreno e é ultrapassado facilmente por Cassidy, caindo para quarto.

Jake vai para a segunda ativação do modo ataque e perde a liderança para Mitch. Cassidy vinha um pouco mais atrás, tentando se defender da pressão de Günther. Sette Câmara se mantinha em uma excelente oitava colocação.

Na volta 21, Evans errou o modo ataque e perdeu a liderança, posição recuperada no giro seguinte. Dennis virou um alvo fácil inclusive para Cassidy e Günther, que ganharam as posições do líder do campeonato.

Günther foi ao pódio na corrida 1 em Roma (Foto: Maserati)

A direção de prova adicionou mais duas voltas à corrida, por conta de tudo o que aconteceu na prova. A bandeira amarela foi acionada na curva 7, mas nada de interrupções.

Evans, assim, confirmou o favoritismo e triunfou na primeira corrida do fim de semana em Roma. Cassidy e Günther completam o pódio e Sette Câmara fecha a prova em nono.

Fórmula E 2023, eP de Roma 1, 13ª Etapa, Resultado Final:

1M EVANSJaguar27 voltas 
2N CASSIDYEnvision+1.639 
3M GÜNTHERMaserati+9.126 
4J DENNISAndretti+21.010 
5J.E VERGNEDS Penske+21.482 
6N MÜLLERAbt Cupra+21.858 
7P WEHRLEINPorsche+23.582 
8N NATONissan+24.071 
9S. SETTE CÂMARANIO+25.427 
10S FENESTRAZNissan+30.342 
11S VANDOORNEDS Penske+44.961 
12R MERHÍMahindra+1:05.048 
13D TICKTUMNIO+1:34.800 
14R RASTMcLaren NC
15S BIRDJaguar NC
16S BUEMIEnvision NC
17A.F DA COSTAPorsche NC
18E MORTARAMaserati NC
19L DI GRASSIMahindra NC
20R FRIJNSAbt Cupra NC
21A LOTTERERAndretti NC
22J HUGHESMcLaren NL
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.