Evans vence caótico eP de Roma 1 da Fórmula E marcado por big-one. Sette Câmara é 9º
O neozelandês da Jaguar confirmou o favoritismo deste sábado em Roma e venceu pela terceira vez na temporada. Nick Cassidy reassume a liderança na Fórmula E e Sette Câmara volta a pontuar no campeonato
Que corrida! Neste sábado (15), foi decretado no eP de Roma 1 um novo rei: Mitch Evans, da Jaguar, venceu pela terceira vez consecutiva a corrida em solo italiano, com Nick Cassidy em segundo – e novo líder do campeonato – e Maximilian Günther em terceiro.
Boa notícia para Sérgio Sette Câmara, que volta a pontuar na Fórmula E com um excelente nono lugar. A corrida ficou marcada por um acidente assustador, um big-one, envolvendo seis pilotos: Sam Bird, Edoardo Mortara, Sebastién Buemi, Robin Frijns, Lucas Di Grassi e António Félix da Costa.
Relacionadas
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
O GRANDE PRÊMIO, emissora oficial da Fórmula E no Brasil, transmite todas as atividades de pista AO VIVO e COM IMAGENS no YouTube e no Kwai. O eP de Roma 2 será disputado neste domingo (16), a partir das 10h (horário de Brasília).
Saiba como foi a corrida 1 em Roma:
A Jaguar dividia a primeira fila com Evans e Bird, nesta ordem. Na largada, o #10 toma a liderança, Rene Rast ganhando a posição de Buemi. Mais atrás, Mortara foi com tudo, estranhou-se com o suíço da Envision e ambos quase ficaram pelo caminho.
Entre os brasileiros, Sette Câmara ficou em último, enquanto Di Grassi ganhou uma posição e avançou para 14º. Pascal Wehrlein tinha problemas de aderência, quebrou a asa dianteira e caiu para as últimas posições. Os cinco primeiros começavam a se desgarrar do pelotão.
Na abertura da terceira volta, batida de Andre Lotterer aciona o safety-car na corrida. Ele se perdeu sozinho enquanto disputava posição com Dan Ticktum. Bom para Pascal, que assim volta à corrida com chance de pontuação na pista italiana.
No quinto giro, a corrida recomeça. Tudo tranquilo, sem incidentes e posições mantidas, exceto a troca entre Evans e Bird na liderança. O modo ataque começa a ser utilizado pelos integrantes do fundo do grid. Nico Müller, Frijns e Wehrlein são alguns deles.
Na sexta volta, Sacha Fenestraz põe de lado e assume a vice-liderança de prova. Sam começa a perder o gás e também é ultrapassado por Rast. Mortara, novamente, é protagonista de enrosco na pista, desta vez com Jean-Éric Vergne e Norman Nato.
Na volta 9, a bandeira vermelha foi acionada graças a uma confusão generalizada. Um big-one entre seis pilotos: Bird perdeu o controle do carro e rodou, Buemi e Edoardo tentaram desviar, sem sucesso, e acertaram o britânico. Félix da Costa, Di Grassi e Frijns também se envolveram no acidente.
Com a pausa, as equipes são autorizadas a mexer no carro, então não se sabia, por exemplo, se Da Costa, Di Grassi e Frijns, que tiveram danos menores que os outros, estarão de fato fora da corrida na relargada – algo que foi confirmado assim que a direção de prova determinou o retorno da atividade.
Cerca de 40 minutos de paralisação até o recomeço da prova. Na largada parada, Fenestraz partiu bem, defendendo-se bem de Evans. Jake Dennis ganhou a posição de Rast e subiu para terceiro. Günther ganhou duas colocações e saltou para quinto. A dupla da DS Penske já vinha com tudo utilizando o modo ataque.
Ticktum ficou com a frente do NIO bem avariada e foi caindo para as últimas posições. Rast também teve problemas e foi para os boxes, jogando fora qualquer chance de brigar por vitória em Roma. Na volta 15, Dennis passa Evans e assume vice-liderança.
Ele não perdeu tempo e, na mesma volta, já passou Sacha, primeiro lugar para o piloto da Andretti. No giro seguinte, o franco-argentino perdeu a segunda posição para o neozelandês da Jaguar. Fenestraz vai perdendo terreno e é ultrapassado facilmente por Cassidy, caindo para quarto.
Jake vai para a segunda ativação do modo ataque e perde a liderança para Mitch. Cassidy vinha um pouco mais atrás, tentando se defender da pressão de Günther. Sette Câmara se mantinha em uma excelente oitava colocação.
Na volta 21, Evans errou o modo ataque e perdeu a liderança, posição recuperada no giro seguinte. Dennis virou um alvo fácil inclusive para Cassidy e Günther, que ganharam as posições do líder do campeonato.
A direção de prova adicionou mais duas voltas à corrida, por conta de tudo o que aconteceu na prova. A bandeira amarela foi acionada na curva 7, mas nada de interrupções.
Evans, assim, confirmou o favoritismo e triunfou na primeira corrida do fim de semana em Roma. Cassidy e Günther completam o pódio e Sette Câmara fecha a prova em nono.
Fórmula E 2023, eP de Roma 1, 13ª Etapa, Resultado Final:
1 | M EVANS | Jaguar | 27 voltas | |
2 | N CASSIDY | Envision | +1.639 | |
3 | M GÜNTHER | Maserati | +9.126 | |
4 | J DENNIS | Andretti | +21.010 | |
5 | J.E VERGNE | DS Penske | +21.482 | |
6 | N MÜLLER | Abt Cupra | +21.858 | |
7 | P WEHRLEIN | Porsche | +23.582 | |
8 | N NATO | Nissan | +24.071 | |
9 | S. SETTE CÂMARA | NIO | +25.427 | |
10 | S FENESTRAZ | Nissan | +30.342 | |
11 | S VANDOORNE | DS Penske | +44.961 | |
12 | R MERHÍ | Mahindra | +1:05.048 | |
13 | D TICKTUM | NIO | +1:34.800 | |
14 | R RAST | McLaren | NC | |
15 | S BIRD | Jaguar | NC | |
16 | S BUEMI | Envision | NC | |
17 | A.F DA COSTA | Porsche | NC | |
18 | E MORTARA | Maserati | NC | |
19 | L DI GRASSI | Mahindra | NC | |
20 | R FRIJNS | Abt Cupra | NC | |
21 | A LOTTERER | Andretti | NC | |
22 | J HUGHES | McLaren | NL |