NIO anuncia demissão de Filippi, mas mantém silêncio sobre dupla de pilotos para nova temporada

Luca Filippi está fora da NIO. O piloto italiano se apegava a uma cláusula no contrato na expectativa de permanecer por mais uma temporada após marcar só um ponto no último campeonato, mas o fim da relação dele com a NIO foi anunciado em comunicado oficial nesta segunda-feira (1)

Fim da linha para Luca Filippi na NIO. O piloto italiano passou por uma temporada bastante ruim na sua estreia como titular e, apesar de ter um mecanismo de renovação automática por mais um ano em seu contrato, foi cortado pela equipe chinesa. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (1).

 
Em entrevista concedida pouco após o fim da última temporada, Filippi havia afirmado que esperava "continuar correndo na FE" e disse que tinha um contrato, assim como Turvey, embora a situação dos dois nunca tivesse sido esclarecida pela equipe. Agora, a NIO confirmou a saída do italiano.
 
"Primeiramente, eu gostaria de aproveitar a oportunidade para agradecer Luca pelo compromisso no papel de piloto da NIO, algo que ele fez com enorme dedicação e orgulho, no que se provou a temporada mais competitiva da história da categoria", disse o chefe Gerry Hughes.
 
"Embora tenha sido uma temporada desafiadora para Luca, ele continuou focado e energizado e certamente ajudou o time com o desenvolvimento inicial do NIO 004 durante os meses de verão – junto a Oliver Turvey, que continua a se recuperar da lesão da mão que sofreu em Nova York", seguiu em comunicado.
Luca Filippi (Foto: NIO)

"De toda forma, com a temporada cinco em nossa vista e tendo ambições grandes com a nossa dupla de pilotos e, como resultado, tivemos de nos despedir e desejar boa sorte a Luca", encerrou.

 
Filippi disputou 11 das 12 etapas da temporada 2017/18 – ficou fora apenas na etapa de Paris -, mas marcou apenas um ponto e na primeira corrida da temporada, na rodada dupla de Hong Kong. Ele chegou a começar o processo de desenvolvimento do novo carro, mas a participação agora termina.
 
Quanto a Turvey, que ainda se recupera da fratura na mão que sofreu na última etapa da temporada, o objetivo da NIO é mantê-lo, mas Turvey chegou a sofrer assédio de outras equipes. A confirmação quanto a dupla de pilotos da NIO acontece em uma semana, no dia 8 de outubro, durante evento em Londres.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.