Nissan bate martelo e decide manter Fenestraz para temporada 2024/25 da Fórmula E
Mesmo após 2024 difícil, Nissan decidiu honrar o contrato e permitir que Sacha Fenestraz dispute mais uma temporada na Fórmula E. Informação é do portal inglês The Race
A dança das cadeiras no grid da Fórmula E para a temporada 2024/25 está bastante movimentada nas últimas semanas. Uma das decisões esperadas é a da Nissan, que viu Oliver Rowland brigar pelo título e Sacha Fenestraz terminar uma temporada bastante decepcionante. Mesmo assim, a fábrica japonesa bateu o martelo e decidiu que vai continuar com Fenestraz para 2024/25. Rowland já estava confirmado.
A informação é do portal inglês The Race. De acordo com o veículo, a posição de Fenestraz esteve amplamente ameaçada nos últimos meses, sobretudo após a rodada dupla do eP de Portland. Na ocasião, Rowland teve problemas de saúde, e a Nissan acabou chamando o reserva Caio Collet, que jamais havia andado em sessões oficiais com pilotos titulares da categoria. Mesmo assim, no sábado, Collet superou Fenestraz na classificação e andou no mesmo ritmo na corrida.
No fim das contas, entretanto, a Nissan levou duas coisas na decisão, além do fato de Fenestraz ainda ter contrato vigente por mais um ano: lealdade com o piloto e falta de alternativas disponíveis no mercado.
Ainda de acordo com o veículo, o nome que a Nissan queria mesmo era António Félix da Costa, que chegou a ser visto como perto de uma ruptura com a Porsche. Mas Da Costa fez segunda metade fortíssima no campeonato e terminou como o piloto que mais venceu corridas. Assim, permanece na Porsche por ao menos mais um ano.
Stoffel Vandoorne foi outro que despertou interesse, mas rapidamente saiu da DS Penske para assinar com a Maserati e permanecer no escopo do Grupo Stellantis – Vandoorne ainda é piloto da Peugeot, do mesmo grupo, no WEC. Ainda houve contato inicial com Norman Nato, que defendeu a equipe em 2023 e acabou de deixar a Andretti, mas a Nissan preferiu ficar com Fenestraz.
O piloto franco-argentino, que vem ao Brasil disputar o Sertões no fim de agosto, terá uma temporada para brilhar e mostrar para a Nissan que merece ser mantido para o ano seguinte e o começo da era Gen4, em 2026/27. O The Race aponta que, além de Da Costa, a Nissan tem interesse em Mitch Evans, atualmente na Jaguar, e Théo Pourchaire, campeão da F2 2023.
A Nissan ficou na quarta posição do Campeonato de Equipes em 2024, com 182 pontos. Mas 156 deles foram marcados por Rowland, com Fenestraz atingindo somente 26.
A Fórmula E está de férias e retorna com atividades de pista somente entre os dias 4 e 7 de novembro, com os testes coletivos de pré-temporada na pista de Valência, na Espanha. A temporada 2024/25 começa aqui no Brasil, com o eP de São Paulo, marcado para o fim de semana do dia 7 de dezembro.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.