Nissan bate martelo e decide manter Fenestraz para temporada 2024/25 da Fórmula E

Mesmo após 2024 difícil, Nissan decidiu honrar o contrato e permitir que Sacha Fenestraz dispute mais uma temporada na Fórmula E. Informação é do portal inglês The Race

A dança das cadeiras no grid da Fórmula E para a temporada 2024/25 está bastante movimentada nas últimas semanas. Uma das decisões esperadas é a da Nissan, que viu Oliver Rowland brigar pelo título e Sacha Fenestraz terminar uma temporada bastante decepcionante. Mesmo assim, a fábrica japonesa bateu o martelo e decidiu que vai continuar com Fenestraz para 2024/25. Rowland já estava confirmado.

A informação é do portal inglês The Race. De acordo com o veículo, a posição de Fenestraz esteve amplamente ameaçada nos últimos meses, sobretudo após a rodada dupla do eP de Portland. Na ocasião, Rowland teve problemas de saúde, e a Nissan acabou chamando o reserva Caio Collet, que jamais havia andado em sessões oficiais com pilotos titulares da categoria. Mesmo assim, no sábado, Collet superou Fenestraz na classificação e andou no mesmo ritmo na corrida.

No fim das contas, entretanto, a Nissan levou duas coisas na decisão, além do fato de Fenestraz ainda ter contrato vigente por mais um ano: lealdade com o piloto e falta de alternativas disponíveis no mercado.

Ainda de acordo com o veículo, o nome que a Nissan queria mesmo era António Félix da Costa, que chegou a ser visto como perto de uma ruptura com a Porsche. Mas Da Costa fez segunda metade fortíssima no campeonato e terminou como o piloto que mais venceu corridas. Assim, permanece na Porsche por ao menos mais um ano.

GJsWm0mXkAALH65
Oliver Rowland e Sacha Fenestraz seguem formando dupla de pilotos (Foto: Nissan)

Stoffel Vandoorne foi outro que despertou interesse, mas rapidamente saiu da DS Penske para assinar com a Maserati e permanecer no escopo do Grupo Stellantis – Vandoorne ainda é piloto da Peugeot, do mesmo grupo, no WEC. Ainda houve contato inicial com Norman Nato, que defendeu a equipe em 2023 e acabou de deixar a Andretti, mas a Nissan preferiu ficar com Fenestraz.

O piloto franco-argentino, que vem ao Brasil disputar o Sertões no fim de agosto, terá uma temporada para brilhar e mostrar para a Nissan que merece ser mantido para o ano seguinte e o começo da era Gen4, em 2026/27. O The Race aponta que, além de Da Costa, a Nissan tem interesse em Mitch Evans, atualmente na Jaguar, e Théo Pourchaire, campeão da F2 2023.

A Nissan ficou na quarta posição do Campeonato de Equipes em 2024, com 182 pontos. Mas 156 deles foram marcados por Rowland, com Fenestraz atingindo somente 26.

Fórmula E está de férias e retorna com atividades de pista somente entre os dias 4 e 7 de novembro, com os testes coletivos de pré-temporada na pista de Valência, na Espanha. A temporada 2024/25 começa aqui no Brasil, com o eP de São Paulo, marcado para o fim de semana do dia 7 de dezembro.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Di Grassi sonha com REDENÇÃO em 2025 DECISIVO após PIOR TEMPORADA da carreira | GP às 10
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.