Nissan renova com Fórmula E e vira 1ª fábrica a firmar compromisso para Era Gen4

Na semana do eP de Tóquio, Nissan aproveitou para anunciar que fica na Fórmula E ao menos até a temporada 2030 e abre fila de fábricas da era Gen4

A Fórmula E mal desembarcou no Japão e já fez parte de dois anúncios importantes para os próximos anos. Um deles é a entrada da Lola, ao lado da Yamaha, como fabricante de motor a partir do ano que vem; a outra, realizada na manhã desta quinta-feira (28), é o compromisso firmado pela Nissan para fazer parte do grid na era Gen4 da categoria.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️  Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

A oficialização foi divulgada à imprensa durante entrevista coletiva realizada na capital japonesa. Estiveram presentes o chefe de equipe e diretor-geral da Nissan, Tommaso Volpe; o diretor de circuitos esportivos da FIA, Marek Nawarecki; e o CEO da Fórmula E, Jeff Dodds.

O acordo estica o compromisso atual da Nissan para permanecer no grid da Fórmula E por quatro anos além do que já havia sido estabelecido. Antes, a marca tinha contrato para correr até a 12ª temporada, 2025/26; agora, vai até a 16ª temporada, 2029/30. Com isso, a Nissan se torna a primeira fábrica a se comprometer e fazer parte do grid na próxima geração de carros, o Gen4, marcado para estrear na jornada 2026/27.

O chefe de equipe da Nissan, Tommaso Volpe, e o CEO da Fórmula E, Jeff Dodds, em anúncio da renovação (Foto: Reprodução/Fórmula E)

“Estamos extremamente satisfeitos por continuar nosso envolvimento com a Fórmula E até 2030”, comemorou o CEO da Nissan, Makoto Uchida, via comunicado. “Além de trazer enorme espetáculo na pista para nossos fãs, nossa participação fará contribuições importantes para a eletrificação da marca e as metas de sustentabilidade estabelecidas em planos para 2030. As inovações tecnológicas que trazemos na pista permitem conhecimento fundamental no desenvolvimento de produtos futuros”, falou.

“A Fórmula E é um local de testes incrível para nova tecnologia elétrica”, elogiou o chefe Volpe. “A equipe está em ascensão e nossa nova fábrica irá contribuir enormemente para o crescimento futuro, com estabelecimentos avançados que nos ajudarão a desenvolver o carro para as temporadas adiante”, apontou.

“Estamos muito contentes por ver Fórmula E e Nissan esticando o envolvimento na categoria até 2030”, comemorou o CEO da Fórmula, Jeff Dodds. “Nissan tem valores iguais aos nossos sobre sustentabilidade ao redor do mundo, buscando sempre a melhor performance automotiva através de soluções elétricas. Ter uma marca global com a Nissan, com vasta presença em todos os países que visitamos e muito mais, é vital para nossa posição como um campeonato verdadeiramente mundial”, afirmou Dodds.

A Nissan está na Fórmula E desde a temporada 2018/19, quando herdou a operação da Renault — as duas fazem parte do mesmo grupo, a Aliança Renault Nissan Mitsubishi. Recentemente, a equipe mudou de fábrica e passou a atuar na região metropolitana de Paris, em novo estabelecimento.

Será a primeira corrida em casa da Nissan na Fórmula E (Foto: Nissan)

Atualmente, além da equipe de fábrica, a Nissan ainda fornece trens de força para a McLaren. Inclusive, as duas equipes brilharam na última corrida, o eP de São Paulo, com vitória de Sam Bird, da McLaren, e pódio para Oliver Rowland, da equipe de fábrica da Nissan. As duas continuarão juntas pelos próximos dois anos.

As especificidades do Gen4 ainda estão em discussão, mas já se sabe que a capacidade de regeneração de energia será de 700 kW, com potência de 600 kW.

A próxima etapa da Fórmula E acontece no próximo sábado, dia 30 de março, com a tão aguardada estreia da categoria em Tóquio. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades de pista da temporada AO VIVO COM IMAGENS no YouTube.

Os caras da NISSAN invadiram São Paulo! Montadora ESTÁ DE VOLTA na FÓRMULA E | GP às 10
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.