Bird supera Evans e garante 1ª vitória da McLaren na Fórmula E em São Paulo
O eP de São Paulo viu uma disputa épica entre Sam Bird e Mitch Evans pela vitória que terminou com ultrapassagem do britânico por fora na curva 10 para conquistar a primeira vitória da McLaren desde que chegou à Fórmula E
O eP de São Paulo entregou mais uma vez uma grande corrida da Fórmula E. Em sua segunda edição, a corrida no Brasil viu uma disputa insana entre Sam Bird e Mitch Evans pela vitória. O neozelandês da Jaguar liderava até as três últimas curvas, quando foi superado pelo britânico, que voltou a vencer após 38 provas e entregou a primeira vitória da McLaren desde que chegou à categoria.
O triunfo também deve ter dado um gostinho de revanche para Bird, que foi dispensado pela Jaguar ao final da última temporada para a chegada de Nick Cassidy, que bateu e acabou abandonando a prova em São Paulo, mas ainda assim se manteve na liderança do campeonato.
A briga pelo lugar final no pódio também teve uma disputa maluca: Jake Dennis e Pascal Wehrlein dividiram roda a roda as últimas curvas e, na arrancada final, acabaram superados por Oliver Rowland, que conquistou seu segundo pódio seguido.
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António Félix da Costa foi o sexto, conquistando seus primeiros pontos da temporada após um início difícil. Em seguida, apareceram os dois carros da DS Penske, com Jean-Éric Vergne em sétimo e Stoffel Vandoorne em oitavo. Maximiliam Günther terminou em nono após largar em último e fazer uma incrível corrida de recuperação, com Sébastien Buemi completando os dez primeiros.
Os brasileiros mais uma vez não tiveram um bom desempenho em sua corrida de casa. Lucas Di Grassi completou em 13º, seu melhor resultado na temporada, enquanto Sérgio Sette Câmara foi o 16º em São Paulo.
O GRANDE PRÊMIO cobre o eP de São Paulo ‘in loco‘ e com grande equipe ao longo do fim de semana. A Fórmula E retorna agora no dia 30 de março, para o eP de Tóquio. O GP é emissora oficial da Fórmula E no Brasil e transmite todas as atividades de pista AO VIVO e COM IMAGENS no YouTube e no Kwai.
Saiba como foi o eP de São Paulo:
A largada aconteceu sem maiores problemas com Pascal Wehrlein e Stoffel Vandoorne mantendo suas posições após largarem na primeira fila. Mitch Evans largou bem e pulou para a terceira posição. Melhor ainda foi a largada de António Félix da Costa, que ultrapassou o neozelandês e já era o terceiro ao final da segunda volta, após partir em oitavo.
Os dois ponteiros rapidamente partiram para utilizar o modo ataque na terceira volta e Da Costa herdou a liderança. Lucas di Grassi perdeu boa parte da asa dianteira por conta de um toque com Nyck de Vries. Como esperado, a primeira volta mostrou muitas trocas de posição e confirmou mais uma pack race em São Paulo.
Sam Bird foi o próximo a tomar a ponta e, mesmo após pegar o modo ataque, voltou à frente dos dois Porsches, que diminuíram a velocidade na curva 3. Com cinco voltas completadas, as duas DS Penske também se mantinham entre os sete primeiros, com um teimoso Edoardo Mortara e sua Mahindra.
Bird pegou novamente o modo ataque na sétima volta para devolver a liderança para as duas Porsches. Logo depois, o safety car foi acionado por conta da asa dianteira de Nato que ficou na pista e acabou entrando embaixo do carro de Di Grassi. Outra asa dianteira, do próprio brasileiro, também ficou na pista na reta principal.
A bandeira verde foi acionada na volta 9 e os pilotos voltaram a acelerar. Da Costa e Wehrlein acionaram o modo ataque e Evans assumiu a liderança após ultrapassar Bird. O neozelandês acionou a potência extra na volta seguinte e devolveu a liderança para o carro da McLaren.
Na 12ª volta, Bird abriu passagem para Evans e Da Costa. Jake Dennis já era o quarto colocado, seguido por Wehrlein, Vergne, Cassidy, Vandoorne, Rowland e Müller. No giro seguinte, foi a vez de Dennis assumir a liderança após os dois primeiros acionaram o modo ataque pela segunda e última vez.
Quem também impressionava era Maximiliam Günther. Após largar em último e ter que cumprir uma punição de stop and go de 10 segundos, o alemão entrou no top-10 ao final da 15ª volta.
Bird retomou a liderança após Dennis ativar a potência extra pela última vez. Logo em seguida, um momento decisivo na corrida e no campeonato: o líder Nick Cassidy bateu na curva 9 após sua asa dianteira danificada entrar embaixo do carro e foi parar na zona de escape da curva 10. Foi o primeiro abandono do neozelandês após três pódios nas três primeiras provas com a Jaguar.
Quem também teve problemas foi Müller, que precisou parar nos boxes por conta de uma asa dianteira danificada que estava raspando no chão. No momento do safety car para a retirada do carro de Cassidy, o top-10 era composto por Bird, Evans, Wehrlein, Dennis, Da Costa, Vergne, Rowland, Vandoorne, Günther e Sébastien Buemi, único do grupo que não tinha esgotado seus modos de ataque.
O safety car deixou a pista na volta 20 e a corrida mudou de estilo: encerrou-se a prova de pelotão e os carros passaram a andar mais em uma fila única. No início da volta 25, as posições dos dez primeiros ainda eram praticamente as mesmas de quando o carro de segurança deixou a pista, com exceção de uma ultrapassagem de Günther para cima de Vandoorne.
Na volta 26, Müller teve problemas e parou na área de escape no fim da reta do Sambódromo, mas conseguiu voltar para a pista. Evans e Wehrlein seguiam pressionando Bird, mas sem encontrar espaços para ultrapassar o britânico. A manobra contudo finalmente veio no giro seguinte na freada da curva 4.
Por conta das entradas do safety car, a direção de prova adicionou três voltas a mais, totalizando 34 giros. Dennis aproveitou vacilo de Wehrlein e assumiu a terceira posição. Um pouco mais atrás, Rowland superou Vergne na briga pelo sexto posto.
Na 32 volta, Vandoorne recuperou a posição em cima de Günther, enquanto Rowland tomou a quinta posição de Da Costa. Na ponta, Bird passou a pressionar Evans na disputa pela vitória, abrindo vantagem para Dennis em terceiro.
A última volta viu a batalha ficar restrita entre os dois ponteiros e viu Sam entregar uma manobra monumental. O piloto britânico saiu com muita velocidade da curva 8, pegou o vácuo do carro da Jaguar e, por fora, ultrapassou Evans na curva 10 para garantir sua primeira vitória em 38 provas e o primeiro triunfo da McLaren na Fórmula E.
A manobra de Bird acabou tirando até o foco de outro grande momento. Dennis e Wehrlein dividiram as últimas curvas e acabaram abrindo espaço para a chegada de Rowland. O piloto da Nissan aproveitou os dois carros espalhando na última curva e, praticamente na linha de chegada, roubou o último lugar no pódio.
Fórmula E 2024, eP de São Paulo, Corrida:
1 | S BIRD | McLaren | 34 voltas |
2 | M EVANS | Jaguar | +0.564 |
3 | O ROWLAND | Nissan | +3.540 |
4 | P WEHRLEIN | Porsche | +3.629 |
5 | J DENNIS | Andretti | +3.722 |
6 | A.F DA COSTA | Porsche | +5.567 |
7 | J.E VERGNE | DS Penske | +6.006 |
8 | S VANDOORNE | DS Penske | +6.817 |
9 | M GÜNTHER | Maserati | +8.085 |
10 | S BUEMI | Envision | +8.610 |
11 | S FENESTRAZ | Nissan | +9.277 |
12 | E MORTARA | MAHINDRA | +9.762 |
13 | LUCAS DI GRASSI | ABT Cupra | +10.819 |
14 | N DE VRIES | MAHINDRA | +13.677 |
15 | J DARUVALA | Maserati | +14.379 |
16 | D TICKTUM | ERT | +17.884 |
17 | N NATO | Andretti | +18.889 |
18 | R FRIJNS | Envision | +19.124 |
19 | J HUGHES | McLaren | NC |
20 | N MÜLLER | ABT Cupra | NC |
21 | N CASSIDY | Jaguar | NC |
22 | S SETTE CÂMARA | ERT | Desclassificado |