De Vries supera Mortara na largada e vence corrida 2 de Berlim na Fórmula E

Atual campeão, Nyck De Vries voltou a vencer na Fórmula E neste domingo após ultrapassar o pole Edoardo Mortara logo na primeira curva da segunda corrida do eP de Berlim

MUDANÇAS À VISTA! MERCADO DE PILOTOS PEGA FOGO NA FÓRMULA E ÀS VESPERAS DE BERLIM

O campeão acordou! Em uma temporada que tem sido melancólica até aqui, Nyck De Vries voltou a ter um rendimento que não apresentava desde a primeira corrida do ano, em Diriyah, e tomou o primeiro lugar de Edoardo Mortara ainda na primeira curva para vencer a corrida 2 do eP de Berlim, disputada neste domingo (15) em Tempelhof.

O atual campeão largou com tudo e tomou o primeiro lugar do vencedor de ontem ainda na primeira curva do traçado — em sentido horário, inverso ao utilizado ontem —, além de superar uma corrida bastante movimentada e com disputas intensas pela ponta para triunfar em uma temporada que vem sendo apagada após a tão sonhada conquista do título em 2020/2021.

O pódio ainda foi completado pelos dois pilotos da Venturi, com Mortara fechando um ótimo final de semana em segundo e Lucas Di Grassi em terceiro. Entre os brasileiros, Lucas Di Grassi efetuou diversas ultrapassagens e se colocou no bolo da briga pelo pódio desde o início da corrida

Agora, a Fórmula E entra em novo hiato até a nona etapa, no início do próximo mês. A categoria vai desembarcar na Indonésia para a disputa do primeiro eP de Jacarta da história da categoria, no dia 4 de junho.

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Nyck De Vries partiu para cima de Mortara logo na largada da corrida 2 em Berlim (Vídeo: FIA Fórmula E)

Confira como foi a Corrida 2 do eP de Berlim:

Mortara não conseguiu repetir a boa largada de sábado, e Nyck De Vries aproveitou. O piloto da Mercedes partiu para cima do então líder e colocou por dentro logo na primeira curva, empurrando o suíço e tomando a primeira colocação. Robin Frijns quase conseguiu assumir o segundo lugar, mas o titular da Venturi conseguiu defender.

Mais atrás, o brasileiro Lucas Di Grassi largou bem e tomou o quinto lugar do português António Félix da Costa. Sérgio Sette Câmara também conseguiu um bom início e ganhou duas posições, se colocando em 15º. Na virada da primeira volta, o top-10 era composto por De Vries, Mortara, Frijns, Lotterer, Di Grassi, Da Costa, Vandoorne, Vergne, Evans e Rowland.

O brasileiro da Dragon foi o primeiro piloto a ativar o modo de ataque — neste domingo, com apenas uma ativação de oito minutos permitida a cada piloto — e perdeu algumas posições antes de tentar se recuperar com a potência extra. Lá na frente, a briga pela liderança seguia sem alterações: De Vries conseguia manter a distância para Mortara, que também sofria poucas ameaças de Frijns.

Com pouco menos de 35 minutos para o final da corrida, De Vries optou por ativar o modo ataque e perdeu as duas primeiras posições para Mortara e Frijns. Logo atrás, Di Grassi forçou para cima da Porsche de André Lotterer e conseguiu ganhar mais uma posição, agora em quarto lugar.

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Nyck de Vries não deu chances a Mortara e passou logo na primeira curva (Foto: Mercedes EQ)

Em seguida, quatro pilotos foram em direção ao modo de ataque: Vandoorne, Da Costa, Lotterer e Frijns — no entanto, apenas três deles conseguiram a potência extra. O competidor da Envision não acionou todos os sensores necessários no trecho de ativação, e além de perder a posição para Di Grassi, ficou sem a potência extra.

Na briga pela ponta, Mortara — ainda fazendo uso da potência extra — recuperou a liderança ao ultrapassar De Vries novamente, logo antes de Da Costa também utilizar o modo de ataque para tomar o terceiro lugar de Di Grassi. Enquanto praticamente todos os pilotos do top-6 tinham o modo ataque ativado, Frijns seguiu perdendo posições pelo erro e caiu para sétimo após ser ultrapassado por Lotterer e Vandoorne.

No fim do grid, Antonio Giovinazzi andava atrás até mesmo da Envision de Nick Cassidy, que largou do pit-lane após pagar um stop-and-go de 10s — uma indicação clara de que o ex-piloto da Alfa Romeo não consegue evoluir em seu ano de adaptação à Fórmula E.

Repetindo o que havia feito na corrida do dia anterior, Vandoorne começou a escalar o pelotão e assumiu o terceiro lugar com menos de 25 minutos para o final da corrida, atrás de Da Costa e do companheiro e líder De Vries. Pole, Mortara optou por ativar o modo de ataque e caiu para o quinto lugar, mas rapidamente tomou o quarto posto de Lotterer para ir em busca do top-3.

Lotterer teve ritmo durante todo o fim de semana em Berlim e brigou novamente pelo pódio (Foto: Porsche)

Logo após perder a posição para Mortara, o piloto da Porsche não conseguiu segurar a outra Venturi, de Di Grassi, além da Envision de Frijns — que buscava se recuperar na disputa. Com estratégias parecidas, os dois companheiros da equipe monegasca seguiram conseguindo posições: Edoardo logo tomou as colocações de Vandoorne e Da Costa, antes de Lucas fazer o mesmo.

Após todos os pilotos terminarem as ativações do modo ataque, a classificação do top-10 tinha a seguinte ordem: De Vries, Mortara, Di Grassi, Frijns, Da Costa, Vandoorne, Lotterer, Rowland, Evans e Vergne — que tentava manter a escrita de ter pontuado em todas as corridas do ano até aqui.

Enquanto isso, Da Costa deixava claro que não havia desistido de buscar o pódio. O companheiro de Vergne na DS Techeetah foi para cima de Robin Frijns e tomou o quarto lugar, logo antes do neerlandês também ceder o quinto posto à Mercedes de Vandoorne. No entanto, a potência do belga foi demais para o português, que perdeu a quarta posição em seguida.

Se a Mahindra teve Alexander Sims como grande destaque de sábado ao conseguir chegar na final da classificação e pontuar pela primeira vez na temporada, Oliver Rowland roubou os holofotes pela equipe no dia seguinte. O britânico foi calmamente galgando posições ao longo da corrida, e restando três minutos para o final, já se colocava no quinto lugar.

Lucas Di Grassi foi um dos destaques da corrida 2 de Berlim, brigando pelo pódio até o fim (Foto: Venturi)

Na briga pelo pódio, o terceiro colocado Di Grassi fez tudo que pôde para segurar Vandoorne, mas o belga da Mercedes conseguiu tomar a posição. Mais atrás, o sonho de Rowland de chegar no top-5 sofreu um baque e o piloto foi rapidamente ultrapassado por Da Costa e Frijns, agora respectivamente quinto e sexto colocados.

Na reta final, a grande briga foi pelo quinto lugar: Frijns aproveitou a falta de bateria de Da Costa para ir para cima e os dois se tocaram, mas o neerlandês conseguiu tomar a posição praticamente na linha de chegada.

Fórmula E 2021/2022, eP de Berlim, Corrida 2:

1N DE VRIESMercedes40 voltas
2E MORTARAVenturi Mercedes+2.454
3S VANDOORNEMercedes+6.936
4L DI GRASSIVenturi Mercedes+8.165
5R FRIJNSEnvision+13.829
6A.F DA COSTADS Techeetah+14.387
7O ROWLANDMahindra+15.518
8A LOTTERERPorsche+15.845
9J.E VERGNEDS Techeetah+18.831
10M EVANSJaguar+21.722
11S BIRDJaguar+22.875
12P WEHRLEINPorsche+25.412
13J DENNISAndretti+27.012
14S BUEMINissan+29.559
15O ASKEWAndretti+33.359
16M GÜNTHERNissan+35.775
17O TURVEYNIO+40.044
18A SIMSMahindra+41.542
19S. SETTE CÂMARADragon Penske+41.860
20D TICKTUMNIO+51.648
21N CASSIDYEnvision+55.192
22A GIOVINAZZIDragon Penske+1:01.933
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