De Vries supera Mortara na largada e vence corrida 2 de Berlim na Fórmula E
Atual campeão, Nyck De Vries voltou a vencer na Fórmula E neste domingo após ultrapassar o pole Edoardo Mortara logo na primeira curva da segunda corrida do eP de Berlim
O campeão acordou! Em uma temporada que tem sido melancólica até aqui, Nyck De Vries voltou a ter um rendimento que não apresentava desde a primeira corrida do ano, em Diriyah, e tomou o primeiro lugar de Edoardo Mortara ainda na primeira curva para vencer a corrida 2 do eP de Berlim, disputada neste domingo (15) em Tempelhof.
O atual campeão largou com tudo e tomou o primeiro lugar do vencedor de ontem ainda na primeira curva do traçado — em sentido horário, inverso ao utilizado ontem —, além de superar uma corrida bastante movimentada e com disputas intensas pela ponta para triunfar em uma temporada que vem sendo apagada após a tão sonhada conquista do título em 2020/2021.
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O pódio ainda foi completado pelos dois pilotos da Venturi, com Mortara fechando um ótimo final de semana em segundo e Lucas Di Grassi em terceiro. Entre os brasileiros, Lucas Di Grassi efetuou diversas ultrapassagens e se colocou no bolo da briga pelo pódio desde o início da corrida
Agora, a Fórmula E entra em novo hiato até a nona etapa, no início do próximo mês. A categoria vai desembarcar na Indonésia para a disputa do primeiro eP de Jacarta da história da categoria, no dia 4 de junho.
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Confira como foi a Corrida 2 do eP de Berlim:
Mortara não conseguiu repetir a boa largada de sábado, e Nyck De Vries aproveitou. O piloto da Mercedes partiu para cima do então líder e colocou por dentro logo na primeira curva, empurrando o suíço e tomando a primeira colocação. Robin Frijns quase conseguiu assumir o segundo lugar, mas o titular da Venturi conseguiu defender.
Mais atrás, o brasileiro Lucas Di Grassi largou bem e tomou o quinto lugar do português António Félix da Costa. Sérgio Sette Câmara também conseguiu um bom início e ganhou duas posições, se colocando em 15º. Na virada da primeira volta, o top-10 era composto por De Vries, Mortara, Frijns, Lotterer, Di Grassi, Da Costa, Vandoorne, Vergne, Evans e Rowland.
O brasileiro da Dragon foi o primeiro piloto a ativar o modo de ataque — neste domingo, com apenas uma ativação de oito minutos permitida a cada piloto — e perdeu algumas posições antes de tentar se recuperar com a potência extra. Lá na frente, a briga pela liderança seguia sem alterações: De Vries conseguia manter a distância para Mortara, que também sofria poucas ameaças de Frijns.
Com pouco menos de 35 minutos para o final da corrida, De Vries optou por ativar o modo ataque e perdeu as duas primeiras posições para Mortara e Frijns. Logo atrás, Di Grassi forçou para cima da Porsche de André Lotterer e conseguiu ganhar mais uma posição, agora em quarto lugar.
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Em seguida, quatro pilotos foram em direção ao modo de ataque: Vandoorne, Da Costa, Lotterer e Frijns — no entanto, apenas três deles conseguiram a potência extra. O competidor da Envision não acionou todos os sensores necessários no trecho de ativação, e além de perder a posição para Di Grassi, ficou sem a potência extra.
Na briga pela ponta, Mortara — ainda fazendo uso da potência extra — recuperou a liderança ao ultrapassar De Vries novamente, logo antes de Da Costa também utilizar o modo de ataque para tomar o terceiro lugar de Di Grassi. Enquanto praticamente todos os pilotos do top-6 tinham o modo ataque ativado, Frijns seguiu perdendo posições pelo erro e caiu para sétimo após ser ultrapassado por Lotterer e Vandoorne.
No fim do grid, Antonio Giovinazzi andava atrás até mesmo da Envision de Nick Cassidy, que largou do pit-lane após pagar um stop-and-go de 10s — uma indicação clara de que o ex-piloto da Alfa Romeo não consegue evoluir em seu ano de adaptação à Fórmula E.
Repetindo o que havia feito na corrida do dia anterior, Vandoorne começou a escalar o pelotão e assumiu o terceiro lugar com menos de 25 minutos para o final da corrida, atrás de Da Costa e do companheiro e líder De Vries. Pole, Mortara optou por ativar o modo de ataque e caiu para o quinto lugar, mas rapidamente tomou o quarto posto de Lotterer para ir em busca do top-3.
Logo após perder a posição para Mortara, o piloto da Porsche não conseguiu segurar a outra Venturi, de Di Grassi, além da Envision de Frijns — que buscava se recuperar na disputa. Com estratégias parecidas, os dois companheiros da equipe monegasca seguiram conseguindo posições: Edoardo logo tomou as colocações de Vandoorne e Da Costa, antes de Lucas fazer o mesmo.
Após todos os pilotos terminarem as ativações do modo ataque, a classificação do top-10 tinha a seguinte ordem: De Vries, Mortara, Di Grassi, Frijns, Da Costa, Vandoorne, Lotterer, Rowland, Evans e Vergne — que tentava manter a escrita de ter pontuado em todas as corridas do ano até aqui.
Enquanto isso, Da Costa deixava claro que não havia desistido de buscar o pódio. O companheiro de Vergne na DS Techeetah foi para cima de Robin Frijns e tomou o quarto lugar, logo antes do neerlandês também ceder o quinto posto à Mercedes de Vandoorne. No entanto, a potência do belga foi demais para o português, que perdeu a quarta posição em seguida.
Se a Mahindra teve Alexander Sims como grande destaque de sábado ao conseguir chegar na final da classificação e pontuar pela primeira vez na temporada, Oliver Rowland roubou os holofotes pela equipe no dia seguinte. O britânico foi calmamente galgando posições ao longo da corrida, e restando três minutos para o final, já se colocava no quinto lugar.
Na briga pelo pódio, o terceiro colocado Di Grassi fez tudo que pôde para segurar Vandoorne, mas o belga da Mercedes conseguiu tomar a posição. Mais atrás, o sonho de Rowland de chegar no top-5 sofreu um baque e o piloto foi rapidamente ultrapassado por Da Costa e Frijns, agora respectivamente quinto e sexto colocados.
Na reta final, a grande briga foi pelo quinto lugar: Frijns aproveitou a falta de bateria de Da Costa para ir para cima e os dois se tocaram, mas o neerlandês conseguiu tomar a posição praticamente na linha de chegada.
Fórmula E 2021/2022, eP de Berlim, Corrida 2:
1 | N DE VRIES | Mercedes | 40 voltas |
2 | E MORTARA | Venturi Mercedes | +2.454 |
3 | S VANDOORNE | Mercedes | +6.936 |
4 | L DI GRASSI | Venturi Mercedes | +8.165 |
5 | R FRIJNS | Envision | +13.829 |
6 | A.F DA COSTA | DS Techeetah | +14.387 |
7 | O ROWLAND | Mahindra | +15.518 |
8 | A LOTTERER | Porsche | +15.845 |
9 | J.E VERGNE | DS Techeetah | +18.831 |
10 | M EVANS | Jaguar | +21.722 |
11 | S BIRD | Jaguar | +22.875 |
12 | P WEHRLEIN | Porsche | +25.412 |
13 | J DENNIS | Andretti | +27.012 |
14 | S BUEMI | Nissan | +29.559 |
15 | O ASKEW | Andretti | +33.359 |
16 | M GÜNTHER | Nissan | +35.775 |
17 | O TURVEY | NIO | +40.044 |
18 | A SIMS | Mahindra | +41.542 |
19 | S. SETTE CÂMARA | Dragon Penske | +41.860 |
20 | D TICKTUM | NIO | +51.648 |
21 | N CASSIDY | Envision | +55.192 |
22 | A GIOVINAZZI | Dragon Penske | +1:01.933 |