Wehrlein escapa de punição da FIA e tem vitória confirmada no eP da Cidade do México

Comissários realizam ampla investigação em possível infração no mapeamento do pedal de aceleração, mas limpa barra de Wehrlein

Pascal Wehrlein é mesmo o vencedor do eP da Cidade do México de Fórmula E! O piloto da Porsche recebeu a bandeirada da corrida na capital mexicana na frente, subiu ao pódio e fez festa, mas esteve sob investigação durante as quatro horas seguintes. Só aí é que foi finalmente liberado da tensão.

Wehrlein, é bom que se destaque, foi dono absoluto do dia: anotou a pole-position e comandou as ações na corrida para fazer a Porsche sorrir aliviada após as preocupações causadas pela queda de desempenho do fim de 2023.

No México, nada disso apareceu. Mas a tensão pela investigação, anunciada inicialmente nos primeiros minutos da corrida, estava no ar.

Apenas cerca de quatro horas após o fim da prova é que os comissários anunciaram o desfecho de ampla investigação sobre o carro #94. O problema era um possível desrespeito ao uso do mapeamento principal do pedal de aceleração, homologado segundo o regulamento técnico da categoria para 2024. A preocupação era com relação a todos os carros que utilizam trem de força da Porsche.

Festa da Porsche e de Wehrlein na Cidade do México (Foto: Porsche)

Em dado momento, os três carros com motor Porsche foram colocados ao mesmo tempo sob investigação – António Félix da Costa já havia abandonado. Logo, Norman Nato foi liberado, mas a investigação para Wehrlein e Jake Dennis foi empurrada para o pós-prova. Os dois terminaram sem punições, no fim das contas.

“Os comissários, após receberam um comunicado do delegado esportivo da FIA, escutaram os delegados e representantes dos pilotos, James Lindesay e Olivier Champenois, bem como o representantante da Andretti, Campbell Hobson, para chegarem à conclusão”, afirmou a FIA em documento.

O campeonato retorna entre os dias 25 e 27 de janeiro, na Arábia Saudita, com o eP de Diriyah. O GRANDE PRÊMIO é EMISSORA OFICIAL da Fórmula E no Brasil e transmite todas as atividades AO VIVO E COM IMAGENS.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Volta 37 do eP da Cidade do México (Vídeo: Fórmula E/GRANDE PRÊMIO)
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.