A ERT é fornecedora de trem de força da Fórmula E, mas não possui uma cliente e entrega o equipamento apenas para a própria equipe. Em entrevista exclusiva ao GRANDE PRÊMIO, Sérgio Sette Câmara falou sobre os problemas de não se ter mais carros no grid com a unidade de potência da ERT. Mas, por outro lado, também reconheceu que, para se tornar mais atrativo para os outros times, é preciso ter um grande parceiro envolvido no projeto.
No final de 2023 a ERT confirmou que mudaria de identidade e encerraria a parceria com a NIO a partir do início da nova temporada da Fórmula E. A alteração se deu pelo fato de a marca chinesa não participar do desenvolvimento da unidade de potência, e atuar apenas como patrocinador. A relação, por sua vez, afastava eventuais possibilidades de parcerias com outras montadoras.
A falta de clientes, no entanto, atrasou o desenvolvimento do trem de força da ERT, que hoje tem o equipamento menos competitivo da categoria dos carros elétricos. Ao GRANDE PRÊMIO, Sette Câmara falou das dificuldades do time, mas reconheceu que, antes de encontrar uma equipe para oferecer os motores, a ERT precisa encontrar uma grande montadora que abrace o projeto e invista na melhoria do equipamento.
“Na minha opinião prejudica [não ter cliente], porque você tem dois carros a menos coletando dados e dando informações. Mas primeiro a equipe precisa encontrar um parceiro grande, uma marca global, que injete dinheiro e ajude a desenvolver para a gente ter um motor bom para outras equipes terem o desejo de serem nossas clientes”, contou ao GRANDE PRÊMIO.
“E aí tem duas saídas, ou entra mais uma equipe no grid, e ela pega o motor da gente, ou, uma cliente de outra marca queira vir até a gente porque somos melhores, é uma saída também. Mas antes de ter uma equipe cliente, precisamos de um parceiro grande”, finalizou Sette Câmara.
A NIO terminou a última temporada na nona colocação entre as equipes com 42 pontos, sendo 28 deles somados por Dan Ticktum, e 14 por Sette Câmara.
A temporada 2023/24 da Fórmula E está marcada para começar no dia 13 de janeiro, com o eP da Cidade do México, no Autódromo Hermanos Rodríguez. A categoria ainda passa por Diriyah, São Paulo, Tóquio, Misano, Mônaco, Berlim, Xangai, Portland e Londres. O GRANDE PRÊMIO é emissora oficial e transmite TODAS AS ATIVIDADES DE PISTA da temporada AO VIVO e COM IMAGENS.
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