Sette Câmara explica mudança de identidade da ERT: “NIO não era uma montadora”

Apesar de não haver mudanças nas operações, Sergio Sette Câmara explicou ao GRANDE PRÊMIO o motivo de a equipe ter abandonado a NIO para passar a se chamar ERT

A ERT (Electric Racing Technologies) assumiu o lugar da NIO e confirmou, em outubro de 2023, que vai ser a mais nova equipe no grid da Fórmula E. Embora a base operacional se mantenha a mesma, Sérgio Sette Câmara contou ao GRANDE PRÊMIO que a decisão foi tomada com o objetivo de atrair uma nova montadora para o projeto, uma vez que a NIO exercia apenas o papel de patrocinadora.

Apesar de ter uma nomenclatura diferente, a ERT é, basicamente, a mesma equipe que a NIO, uma vez que o quadro de funcionários e pilotos não sofreram alterações. Embora a mudança possa não ter muito impacto a curto prazo, Sette Câmara explicou que ela aconteceu pensando no longo prazo, com o intuito de atrair uma nova montadora.

Isso porque a NIO é uma fabricante de carros chinesa especializada em modelos elétricos. No entanto, na Fórmula E estava atuando apenas como patrocinadora e não participava do desenvolvimento da unidade de potência da equipe. Com isso, além de atrasar a evolução, a NIO também afastava a possibilidade de um grande nome do setor automotivo abraçar o projeto da escuderia.

Sérgio Sette Câmara e Dan Ticktum vão defender a ERT em 2024 (Foto: LAT/Fórmula E)

“O impacto é que a equipe tinha um patrocinador máster que era a NIO, e muita gente achava que a NIO era fabricante, ou a montadora por trás da equipe, mas não era. Era um caso diferente da Porsche, por exemplo, que está lá e não é só uma patrocinadora, ela é dona da equipe e desenvolve os motores. A NIO não estava nessa situação com a gente”, contou ao GRANDE PRÊMIO.

“A equipe então tomou uma decisão estratégica de terminar o relacionamento com a NIO porque ela acabava ocupando um espaço de montadora, sendo que ela não era. E aquilo impedia que outra marca viesse e realmente abraçasse a equipe e falasse ‘vamos desenvolver o projeto e crescer, vou desenvolver seu motor’, pois já tinha uma montadora ocupando aquele espaço. Então foi uma mudança estratégica, onde a gente chama ERT, fica uma marca meio que provisória. A equipe se colocou nessa situação para alguma marca grande vir e fazer o rebranding de novo da equipe”, finalizou Sette Câmara.

NIO terminou a última temporada na nona colocação entre as equipes com 42 pontos, sendo 28 deles somados por Dan Ticktum, e 14 por Sette Câmara.

A temporada 2023/24 da Fórmula E está marcada para começar no dia 13 de janeiro, com o eP da Cidade do México, no Autódromo Hermanos Rodríguez. A categoria ainda passa por DiriyahSão PauloTóquioMisanoMônacoBerlimXangaiPortland e Londres. O GRANDE PRÊMIO é emissora oficial e transmite TODAS AS ATIVIDADES DE PISTA da temporada AO VIVO e COM IMAGENS.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.