Sette Câmara relata “explosão” no carro da ERT após não largar no México: “Muita fumaça”

Sérgio Sette Câmara sofreu pane técnica no carro da ERT no caminho para o grid do eP da Cidade do México e nem conseguiu largar. Segundo o brasileiro, a "explosão" na parte traseira do carro ainda está sendo investigada pela FIA

Dos 22 pilotos do grid titular da Fórmula E em 2024, o brasileiro Sérgio Sette Câmara teve, sem dúvidas, o pior início de temporada no último sábado (13), no eP da Cidade do México. Programado para largar em 18º após a classificação, o piloto da ERT nem sequer conseguiu iniciar a disputa após sofrer com um problema técnico no carro que ainda está sob investigação da FIA e da equipe.

No caminho para o grid, logo antes de começar a corrida, Sette Câmara explicou que ouviu um estouro na parte traseira do carro — local de instalação de um dos trens de força — e, logo em seguida, o monoposto começou a expelir fumaça. Sem conseguir identificar o problema, a equipe retirou o equipamento da pista e deu início às investigações.

Sérgio lamentou bastante o incidente, já que conseguiu um resultado aceitável para o nível da equipe na classificação. Segundo ele, a ERT já esperava viver dias difíceis na Cidade do México, e o desempenho do companheiro Dan Ticktum prova isso: o britânico largou em 21º e chegou em último entre os que completaram a prova, mais de 1min atrás do vencedor Pascal Wehrlein.

“Fiz uma classificação razoável, terminei em nono no meu grupo e fiquei a 0s1 de ficar em sexto”, pontuou Sette Câmara. “Mas nós não tínhamos um carro rápido no México, já sabíamos disso antes de vir para cá. Então, estava satisfeito”, destacou.

Enquanto os carros alinhavam para a largada no México, carro do brasileiro estava no caminhão (Foto: ERT)

Depois da classificação, porém, Sette Câmara sofreu com a falha no caminho ao grid e nem conseguiu alinhar para a prova. Até o momento, a ERT não confirmou oficialmente o motivo da pane e ainda analisa, junto à FIA, a origem do problema. Vale destacar que, no ano passado, Sérgio também não conseguiu largar no eP de Jacarta 2 após o carro ser considerado “inseguro” pela entidade.

“E foi uma pena, porque não consegui correr”, lamentou. “Indo para o grid, escutei um barulho muito grande saindo da parte traseira do carro, uma espécie de explosão. Logo em seguida, saiu muita fumaça e o carro apagou”, relatou.

“Tive que pular fora do carro, ele passou até a ser vistoriado pela FIA, para que a gente possa entender exatamente o que aconteceu”, disse o brasileiro. “Mas, infelizmente, não consegui participar [da corrida] aqui no México”, finalizou Sette Câmara.

Traseira do carro da ERT sofreu “explosão”, segundo Sette Câmara (Foto: Fórmula E)

Com Ticktum em último e Sette Câmara fora, a ERT saiu zerada da Cidade do México e está empatada no Mundial de Equipes com Nissan, Mahindra e Abt Cupra, que também não somaram pontos.

O campeonato retorna entre os dias 25 27 de janeiro, na Arábia Saudita, com o eP de Diriyah. O GRANDE PRÊMIO é EMISSORA OFICIAL da Fórmula E no Brasil e transmite todas as atividades AO VIVO E COM IMAGENS.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.