Vandoorne aproveita safety-car para tomar ponta e vence eP de Mônaco na Fórmula E
Stoffel Vandoorne assegurou segunda vitória para a Mercedes na temporada 2021/2022 na base da estratégia, aproveitando o momento certo para tomar o primeiro lugar e não largar mais
Stoffel Vandoorne saiu do quarto lugar no grid de largada para garantir sua primeira vitória na temporada 2021/2022 da Fórmula E no eP de Mônaco, após aproveitar a entrada do safety-car — em batida de André Lotterer — para assumir o primeiro lugar e não largar mais. Em corrida com quatro abandonos, o belga segurou a pressão de Mitch Evans, que havia garantido a pole, e assegurou o segundo triunfo da Mercedes no ano. Com o triunfo, Vandoorne assume a liderança do Mundial de Pilotos da categoria.
Novamente, a corrida em Mônaco reservou bastante movimentação para os momentos finais — assim como havia acontecido no ano passado. Entre os brasileiros, Lucas Di Grassi conseguiu segurar o sexto lugar até o fim, enquanto Sérgio Sette Câmara fechou no 13º posto — uma posição à frente do companheiro de equipe, Antonio Giovinazzi.
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Confira como foi o eP de Mônaco:
Em largada sem incidentes, Mitch Evans conseguiu manter a primeira colocação, seguido por Wehrlein, Vergne, Vandoorne e Di Grassi fechando o top-5. Mais atrás, Jake Dennis fez excelente início e aproveitou o engarrafamento da primeira volta para ganhar cinco posições, subindo do 15º lugar para o décimo posto. No restante do pelotão, pouca — ou nenhuma — movimentação nas primeiras voltas.
Com pouco mais de 36 minutos para o encerramento da corrida, Nick Cassidy foi o primeiro piloto a ativar o modo de ataque e conseguiu anotar a volta mais rápida — mesmo preso no 18º lugar. Com dez minutos de corrida, os pilotos seguiam em procissão, com poucas tentativas de ultrapassagem no apertado traçado de Monte Carlo.
No fundo do pelotão, Sam Bird tentava se recuperar da péssima largada — perdeu sete posições — e ultrapassou o brasileiro Sérgio Sette Câmara pelo 20º lugar. Enquanto isso, Dan Ticktum também optou por ativar o modo de ataque pela primeira vez.
Após perseguir Evans de perto por toda a prova, Wehrlein tentou a ultrapassagem na chicane situada na saída do túnel, mas o neozelandês se defendeu e conseguiu manter a primeira colocação. No meio do pelotão, Nyck De Vries viu Frijns, Da Costa, Rowland e Dennis ativarem o modo de ataque e perdeu quatro posições de forma consecutiva.
Frijns conseguiu aproveitar a potência extra para seguir ganhando posições e subiu ao quinto lugar com pouco menos de meia hora para o encerramento da corrida. Com a opção de Jean-Èric Vergne de também ativar a potência extra, Lucas Di Grassi conseguiu subir para o quarto posto. Logo depois, o francês aproveitou o encerramento do modo ataque de Robin e tomou de volta a quinta posição, antes de passar também por Di Grassi e se colocar atrás apenas do top-3.
A briga pela ponta mudou novamente quando Wehrlein também ativou o modo de ataque, perdendo a liderança para Vergne. Evans também passou pelo alemão, que no entanto aproveitou a potência extra para tomar novamente a segunda posição do neozelandês — que passou a sofrer com um problema de recuperação de energia em sua Jaguar e perdeu duas posições.
Com poucas dificuldades, Wehrlein seguiu na perseguição a Vergne e ultrapassou o francês na saída do túnel para assumir o primeiro lugar. Com o final da potência extra para os carros que vinham atrás, o novo líder da prova passou a abrir cada vez mais distância para os demais competidores — até sentir um problema no carro da Porsche que o fez abandonar a corrida com pouco mais de 18 minutos para o fim.
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O abandono de Wehrlein causou a ativação da primeira bandeira amarela da corrida, e Vandoorne acabou beneficiado com a situação para assumir o primeiro lugar. O pesadelo da Porsche piorou logo na volta seguinte, quando André Lotterer atingiu o muro na curva 1 ao disputar posição com Rowland e causou a entrada do safety-car na pista — encerrando a participação da equipe em Mônaco.
No momento da entrada do carro de segurança, o top-10 tinha Vandoorne, Evans, Vergne, Di Grassi, Frijns, Da Costa, Mortara, Günther, Dennis e De Vries — nesta ordem.
A direção de prova liberou a relargada com nove minutos para o final, e Frijns dormiu — perdeu duas posições, para Da Costa e Mortara. No entanto, o neerlandês não desistiu e conseguiu tomar o sexto lugar do suíço na reta principal. Lá na frente, Evans — o segundo colocado — era o único piloto do top-5 que ainda não havia ativado o modo de ataque, estratégia parecida à que já havia utilizado em Roma.
Frijns seguiu na escalada de posições e tomou o segundo lugar de Evans, que optou por ativar a potência extra com cinco minutos para o final. Neste momento, o cenário pela vitória tinha Vandoorne na primeira colocação e Vergne em segundo, com Evans em terceiro. A questão é que o neozelandês era o único com o modo de ataque disponível e não teve dificuldades de passar o francês na reta principal.
Com a adição do tempo extra devido à entrada do safety-car, o piloto da Jaguar partiu para cima do líder Vandoorne para tomar a primeira posição. No entanto, o belga conseguiu segurar a pressão de Evans até o final da potência extra do rival e segurou o primeiro lugar. Mortara, que havia escalado o grid após largar em 16º, também sofreu com problemas na Venturi e recolheu para os boxes.
Na última volta da corrida, os pilotos passaram a sofrer com a falta de bateria nos monopostos. Ainda assim, Vandoorne conseguiu segurar a primeira colocação até o fim — mesmo com a bateria zerada — e celebrou demais sua primeira vitória no Principado de Mônaco.
Fórmula E 2022, eP de Mônaco, Monte Carlo, Resultado final:
1 | S VANDOORNE | Mercedes | 30 voltas | |
2 | M EVANS | Jaguar | +1.285 | |
3 | J.E VERGNE | DS Techeetah | +3.293 | |
4 | R FRIJNS | Virgin Audi | +3.467 | |
5 | A.F DA COSTA | DS Techeetah | +3.952 | |
6 | L DI GRASSI | Venturi Mercedes | +8.133 | |
7 | N CASSIDY | Virgin Audi | +15.273 | |
8 | S BUEMI | Nissan | +17.773 | |
9 | J DENNIS | Andretti | +17.820 | |
10 | N DE VRIES | Mercedes | +18.283 | |
11 | A SIMS | Mahindra | +19.350 | |
12 | D TICKTUM | NIO | +19.756 | |
13 | S. SETTE CÂMARA | Dragon Penske | +22.894 | |
14 | A GIOVINAZZI | Dragon Penske | +22.987 | |
15 | O TURVEY | NIO | +23.198 | |
16 | O ASKEW | Andretti | +23.432 | |
17 | M GÜNTHER | Nissan | +39.668 | |
18 | E MORTARA | Venturi Mercedes | NC | |
19 | O ROWLAND | Mahindra | NC | |
20 | A LOTTERER | Porsche | NC | |
21 | P WEHRLEIN | Porsche | NC | |
22 | S BIRD | Jaguar | NC |