Evans supera Wehrlein e conquista pole-position do eP de Mônaco da Fórmula E 2022
A Fórmula E voltou às ruas de Mônaco neste sábado (30)! Após a classificação no formato dos duelos, quem levou a melhor e fica com a pole foi Mitch Evans
Há algum lugar no mundo das corridas onde o resultado da classificação seja tão fundamental nas corridas quanto Mônaco? Nas ruas apertadas de Monte Carlo, a tomada de tempos tem ares de tudo ou nada para quem busca uma corrida de muitos pontos. É assim, então, que as tomadas de tempo tendem a render tantas brigas próximas. Foi o que aconteceu no começo da manhã deste sábado (30) com os pilotos da Fórmula E, mas foi Mitch Evans quem conquistou a pole-position.
É mais uma demonstração da grande fase que vive Evans. O piloto da Jaguar venceu as duas corridas da rodada dupla em Roma, há algumas semanas, mesmo sem que largasse da primeira fila. Agora, em Mônaco, conquista a pole que garantiu a vitória em todas as corridas que sediou na categoria até o momento.
Relacionadas
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
As corridas do fim de semana na TV e no streaming: 29 de abril a 1º de maio
Os dois pilotos que lideraram os treinos livres não tiveram vida longa na briga. Mais rápido da manhã, António Félix da Costa sequer foi aos duelos, enquanto o campeão vigente Nyck de Vries ficou pelo caminho nas quartas de final após fazer a pior volta rápida entre os oito participantes que ainda estavam na disputa.
Atrás de Evans e Pascal Wehrlein, que foi com ele e mostrou sempre bom rendimento até a final, o top-10 termina com Jean-Éric Vergne, Stoffel Vandoorne, Lucas Di Grassi, André Lotterer, Robin Frijns, De Vries, Oliver Rowland e Da Costa. Sérgio Sette Câmara sai somente na 20ª colocação.
A largada para o eP de Mônaco da Fórmula E está marcado para as 10h (de Brasília).
Confira como foi a classificação:
Grupo 1:
De volta às tomadas de tempo no traçado monegasco, a Fórmula E abriu a classificação com os 12 minutos da sessão com Jean-Éric Vergne como o mais veloz da rodada inicial de voltas lançadas. O piloto da DS Techeetah deixou Lucas Di Grassi e Nick Cassidy logo para trás e com Pascal Wehrlein completando a zona de classificação.
A coisa estava complicada para gente como Sébastien Buemi e Stoffel Vandoorne após a primeira passagem, além de Sérgio Sette Câmara. Mas restava uma tentativa para todo mundo.
E valeu muito a pena para Vandoorne. O belga conseguiu virar em 1min31s326 após a segunda tentativa e pulou para a dianteira. Wehrlein embarcou e foi para segundo com a Porsche, enquanto Vergne e Di Grassi ficaram nas posições três e quatro.
Desta feita e por ordem, ficaram fora da zona de classificação Sam Bird, Maximilian Günther, Dan Ticktum, Edoardo Mortara, Cassidy, Sette Câmara e, numa incrível última colocação, um Buemi que não se encontrou. Cassidy estava perto do tempo necessário, mas o carro balançou agressivamente na tomada da St. Dévote e acabou por custar caro. Os 11 separados por exatos 0s859.
Grupo 2:
Com relação ao segundo grupo a desfilar pelas estreitas ruas do Principado, quem passou melhor na primeira tentativa foi o companheiro de Cassidy na Envision: Robin Frijns.
O holandês andou forte e, ao fazer isso, carregou a tiracolo André Lotterer, Jake Dennis e António Félix da Costa. Assim, ao menos naquele momento, Nyck de Vries e Mitch Evans estavam do lado de fora da porta dos duelos, buscando um espaço para ingressar.
Os pilotos alinharam bem perto do relógio zerar para que começassem a buscar a segunda volta lançada e mudar, quem sabe, o panorama. E, de fato, mudou bastante.
Na fila de voltas seguidas, Da Costa foi o primeiro a melhorar entre os primeiros colocados e saltou para a ponta. Seria por somente alguns segundos, porque logo Frijns tomou a dianteira de volta. Mas outros três ainda superariam. No fim das contas, Evans, com 1min31s245, ficou com a liderança.
Atrás dele, o atual campeão De Vries ficou em segundo e viu Lotterer e Frijns segurarem as duas posições seguintes, o que valeu a classificação do quarteto para a próxima fase.
Sobraram eliminados Oliver Rowland, Da Costa, Oliver Askew, Jake Dennis, Alexander Sims, Antonio Giovinazzi e Oliver Turvey.
Desta maneira, os duelos de quartas de final estavam definidos: Vandoorne x Frijns, Wehrlein x Lotterer, De Vries x Vergne e Evans x Di Grassi.
Duelos – quartas de final
Na batalha tradicional que abre esta fase, com o mais rápido do grupo inicial contra o quarto colocado do final, deu a lógica. Vandoorne andou bem rápido e ainda contou com Frijns tendo setor intermediário abaixo dos outros dois e conseguiu se colocar como o primeiro classificado. Na sequência, briga interna da Porsche. E foi Wehrlein quem tirou do bolso uma baita volta. Com 1min30s098, o alemão eliminou o companheiro de equipe.
A terceira batalha apresentou as piores voltas na média entre os dois pilotos. Ao todo, dos outros seis classificados, apenas Frijns teve uma volta pior que Vergne. Mesmo assim, o bicampeão foi mais veloz que o rival De Vries e tirou o holandês da competição pela pole. No confronto derradeiro, Evans cravou a melhor volta das quartas de final: 1min30s053. Assim, despachou Di Grassi e entrou para a fase seguinte.
Os próximos confrontos seriam Vandoorne x Wehrlein e Vergne x Evans.
Duelos – semifinal
Depois que o campeão vigente foi tirado do caminho, a Mercedes ainda contava com a opção Vandoorne na briga pela pole, mas o belga atingiu o limite dele. A volta de Stoffel foi parecida com a da fase anterior, mas o problema foi que a volta de Wehrlein também foi muito parecida à da outra fase. Ao anotar 1min30s065, garantiu a ida adiante.
O confronto final contrapôs líder do campeonato e vencedor das duas corridas na rodada dupla realizada em Roma, há duas semanas. E deu o responsável pelas duas últimas vitórias. Vergne andou primeiro e fez volta razoável, mas Evans confirmou novamente um voltaço. Com 1min30s001, tirou o bicampeão da frente e foi para a grande final.
Duelo – final
Que fase de Evans! O neozelandês ignorou que Wehrlein voltou a alcançar a marca de 1min30s0, algo raro nesta classificação, e sobrou mesmo assim. Evans fez o carro da Jaguar roncar até 1min29s839 e colocou 0s257 de diferença para o alemão, que completa a segunda fila. Mitch Evans, pole-position.
Fórmula E 2022, eP de Mônaco, Monte Carlo, Grid de Largada:
1 | M EVANS | Jaguar | 1:29.839 | ||
2 | P WEHRLEIN | Porsche | 1:30.096 | +0.257 | |
3 | J.E VERGNE | DS Techeetah | 1:30.118 | +0.279 | |
4 | S VANDOORNE | Mercedes | 1:30.243 | +0.404 | |
5 | L DI GRASSI | Venturi Mercedes | 1:30.338 | +0.499 | |
6 | A LOTTERER | Porsche | 1:30.366 | +0.527 | |
7 | R FRIJNS | Virgin Audi | 1:30.451 | +0.612 | |
8 | N DE VRIES | Mercedes | 1:30.938 | +0.612 | |
9 | O ROWLAND | Mahindra | 1:31.499 | +1.099 | |
10 | A.F DA COSTA | DS Techeetah | 1:31.510 | +1.660 | |
11 | M GÜNTHER | Nissan | 1:31.899 | +1.671 | |
12 | O ASKEW | Andretti | 1:31.614 | +1.775 | |
13 | S BIRD | Jaguar | P+3 | 1:31.694 | +1.855 |
14 | D TICKTUM | NIO | 1:31.931 | +2.092 | |
15 | J DENNIS | Andretti | 1:31.830 | +1.991 | |
16 | E MORTARA | Venturi Mercedes | 1:31.975 | +2.136 | |
17 | A SIMS | Mahindra | 1:31.933 | +2.094 | |
18 | N CASSIDY | Virgin Audi | 1:32.009 | +2.170 | |
19 | A GIOVINAZZI | Dragon Penske | 1:32.091 | +2.252 | |
20 | S. SETTE CÂMARA | Dragon Penske | 1:32.137 | +2.298 | |
21 | O TURVEY | NIO | 1:32.497 | +2.658 | |
22 | S BUEMI | Nissan | 1:32.185 | +2.346 |