Vandoorne prevê temporada forte na Maserati e reprova corridas de pelotão na Fórmula E
Campeão mundial da categoria na temporada 2021/22, o piloto quer ser mais competitivo com a Maserati, mas criticou as corridas de pelotão e pediu carros mais rápidos na categoria
Stoffel Vandoorne vai começar um novo capítulo na Fórmula E com a Maserati a partir das próximas semanas e espera que a temporada 2024/25 seja competitiva. Campeão mundial da categoria na temporada 2021/22, o piloto de 32 anos deixou a DS Penske após uma passagem aquém do esperado. Agora, quer voltar a brigar pelo maior número de pontos possíveis e, se possível, por vitórias na categoria dos carros elétricos.
“Você nunca quer ir para uma corrida apenas para competir por pontos. Isso definitivamente não é fácil. Mas, afinal, é um esporte. Nem sempre é possível estar no lugar certo na hora certa. Tenho de me contentar com isso agora. Estou tentando tirar o máximo proveito disso. Espero que tudo se encaixe em algum momento, para então lutar por vitórias e pelo campeonato. Isso é um pouco difícil no momento, e certamente não tivemos bons resultados nos últimos dois anos”, afirmou Vandoorne, em entrevista ao site GP Blog.
“O objetivo é fazer uma boa temporada. Acho que temos a melhor chance de fazer algo bom no final. Há algumas mudanças para o próximo ano e somos capazes de formar uma equipe muito forte. Se conseguiremos vencer, eu não sei. Acho que isso pode ser um pouco difícil demais. Se pudermos ter uma temporada em que marcaremos pontos de forma consistente, com alguns destaques, será um bom ano”, completou o piloto.
O belga explicou que o acerto com a equipe italiana foi benéfico, também, pela possibilidade de continuar competindo no WEC (Mundial de Endurance) com a Peugeot.
“Um motivo importante para escolher a Maserati foi o fato de poder permanecer no mesmo grupo. No ano passado, eu estava com a DS Penske e agora na Maserati, continuo no grupo Stellantis. Isso foi muito importante para mim, especialmente por causa do meu contrato com a Peugeot, que também pertence ao mesmo grupo. Isso me permite continuar pilotando tanto no WEC quanto na Fórmula E. E é uma boa equipe”, explicou.
Perguntado sobre as polêmicas corridas de pelotão na Fórmula E, Vandoorne endossou o coro de pilotos da categoria e reprovou o estilo, assim como Robin Frijns e Jean-Éric Vergne. “Eu odeio. Não é uma corrida de verdade. Não se trata de ser o mais rápido na pista. Trata-se de estar na posição certa, na hora certa. Você tem de tentar ficar longe de problemas. É um jogo estratégico”, criticou. “Ou você a odeia ou você a ama a Fórmula E. Já havia muitos fãs de corrida que não gostavam porque os motores não fazem barulho. As corridas de pelotão provavelmente também não favoreceram o esporte”, emendou.
“É claro que, com o carro, você pode fazer a diferença, porque se você for mais eficiente do que os outros, isso ajuda. Mas é um tipo de corrida muito bizarro. Você pode ir de último para primeiro, de primeiro para último, e mudar de posição 20 vezes durante a corrida. É muito difícil para as pessoas entenderem isso”, disse Vandoorne.
Ao opinar sobre as características dos carros da categoria, o belga vê a necessidade em ter bólidos mais rápidos nas pistas. A partir da temporada 2026/27, a categoria iniciará a Era Gen4, que terá carros com tração nas quatro rodas, 600 kW de potência [o equivalente a 833 cavalos] na classificação, até 450 kW [611 cavalos] na corrida e incríveis 700 kW [951 cavalos] de recuperação, divididos em 50% entre os eixos dianteiro e traseiro, com um peso aproximado de 980 kg.
“Acho que, antes de tudo, precisamos de carros mais rápidos. O tipo de corrida que temos agora não é o que os pilotos querem. Portanto, com carros mais rápidos, acho que as pessoas começarão a nos levar mais a sério. As pessoas nos comparam com outras categorias, e os tempos de volta não são tão bons. Precisamos ter um bólido com o qual os pilotos realmente queiram pilotar e fiquem realmente felizes quando saem do carro”, finalizou.
A Fórmula E retorna com atividades de pista somente entre os dias 4 e 7 de novembro, com os testes coletivos de pré-temporada na pista de Valência, na Espanha. A temporada 2024/25 começa aqui no Brasil, com o eP de São Paulo, marcado para o fim de semana do dia 7 de dezembro.
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