Vergne supera primeiro grupo e bate Bird para anotar pole-position do eP de Paris. Di Grassi é sexto

O treino classificatório da Fórmula E em Paris começou com a notícia de que Nelsinho Piquet sequer participaria e, por ter os líderes no Grupo 1, deu a impressão de que podia ser aleatório. Não foi bem assim. Líder e vice-líder partem juntos na primeira fila, com Jean-Éric Vergne à frente de Sam Bird

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Quem achou em corrida de recuperação para os líderes do campeonato por terem sido sorteados no primeiro grupo do treino de classificação para o eP de Paris, nas primeiras horas da manhã deste sábado (28), achou completamente errado. Jean-Éric Vergne e Sam Bird resistiram e duelaram pela pole-position. Vão largar lado a lado na primeira fila da prova na capital francesa, mas com o líder e dono da casa com a vantagem.

Mesmo com a adversidade do primeiro grupo, Vergne e Bird conseguiram sair bem. Na Superpole, o piloto da DS Virgin andou primeiro e pulou para a ponta. Os rivais foram passando e seguindo atrás, mas ainda faltava Vergne. Com uma volta espetacular, JEV pulou para 0s227 à frente, garantiu a pole e os três pontos que andam com ela. A liderança do campeonato automaticamente cresce de 18 para 21 tentos. 

 
Também na Superpole, André Lotterer voltou a mostrar que a cada etapa que se acostuma mais com o carro, mais consegue dançar com os lobos e ficou em terceiro, colado em Bird. Maro Engel conseguiu garantir um quarto lugar para a Venturi, enquanto António Félix da Costa terminou logo atrás. 
 
Lucas Di Grassi foi quem terminou em sexto, na famosa colocação de quem fica chupando o dedo por passar tão perto da Superpole. Jérôme D'Ambrosio, Sébastien Buemi, Oliver Turvey e José María López fecharam um top-10 que teve as duplas de Techeetah e Dragon e mais seis pilotos sem seus companheiros.
Jean-Éric Vergne (Foto: Techeetah)
Nelsinho Piquet, que se acidentou com os dois carros nos treinos livres do dia, terminou nem conseguindo ir à pista e larga em último. Será uma última fila toda da Jaguar, visto que Mitch Evans ficou em 14º e ainda perde dez posições por conta de uma troca de caixa de câmbio
 

A largada do eP de Paris está marcada para 11h (de Brasília).

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Confira como foi o treino classificatório:

Grupo 1 – Jean-Éric Vergne, Sam Bird, Felix Rosenqvist, Sébastien Buemi e Daniel Abt
 
Com o grupo dos líderes do campeonato sorteado para ser o primeiro, a classificação passou a ser dramática logo de cara. Recém-colocado no top-5 no lugar de Piquet, Abt foi quem se apressou para ir à pista e cravou uma volta alta em 1min02s125.
 
E o grupo melhorou de Abt em diante, mas não o bastante para impressionar. Bird virou na casa de 1min01s7, enquanto Rosenqvist voltou para 1min01s.
 
O líder o campeonato apareceu para ao menos respirar com relação aos rivais diretos: 1min01s508 para Vergne. Por fim, Buemi seguiu o fluxo e ficou pouco atrás de Bird com o terceiro posto do grupo.
André Lotterer (Foto: Techeetah)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Grupo 2 – Nelsinho Piquet, Lucas Di Grassi, Oliver Turvey, Mitch Evans e André Lotterer

 
O segundo grupo já entrou desfalcado, visto que Piquet, após bater nos dois treinos livres, apresentou um problema para a Jaguar. Sem ter tempo hábil para normalizar um dos chassis, a equipe capitulou e anunciou que o primeiro campeão da Fórmula E não classificaria. Vai largar do fim da fila.
 
Lotterer, por outro lado, ignorou e se colocou na briga pela Superpole: 1min01s818. À frente de Buemi, mas ainda atrás de Vergne e Bird. Di Grassi, que ainda tinha a melhor volta do dia, não foi tão bem quanto antes e ficou ligeiramente atrás do alemão de seu grupo.
 
Evans, companheiro de Piquet, simbolizou a miséria da Jaguar em Paris. Ficou somente com 1min02s122 e o oitavo lugar entre nove pilotos. Pior ainda, tem uma punição de dez colocações por conta de uma troca de caixa de câmbio na sexta-feira.
 
Turvey até que fez uma volta honesta, também na casa de 1min01s8, mas com a sexta colocação e já fora da briga pela Superpole. 
Grupo 3 – Nick Heidfeld, Edoardo Mortara, José María López, Alex Lynn e António Félix da Costa
 
O destaque do terceiro grupo ficou para o único piloto que aproveitou a pista emborrachada e tirou da cartola um giro que seguramente o colocaria na Superpole: Da Costa! O luso da Andretti anotou 1min01s563 e ficou apenas 0s05 atrás de Vergne e com o segundo lugar geral.
 
Mortara, que começou a temporada num ritmo encorajador, não anda repetindo as atuações. Fez uma volta sem graça, lenta e escorregando pela pista para terminar com a última colocação entre aqueles que já haviam ido ao traçado.
 
Sem muito apelo e no meio do pelotão, López cravou o oitavo lugar momentâneo enquanto Nico Heidfeld ficou com o décimo posto. Um à frente e um atrás de Rosenqvist, respectivamente. Lynn, bem fraco também, ficou à frente apenas de Mortara.
Maro Engel (Foto: Venturi)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Grupo 4 – Maro Engel, Jérôme D'Ambrosio, Nicolas Prost, Tom Blomqvist, Ma Qing Hua

 
Primeiro na pista, D'Ambrosio andou forte e conseguiu dar o pulo para o sexto lugar – que viraria sétimo instantes depois – e bater na trave da Superpole. Quase junto dele, Prost não teve o mesmo rendimento e ficou somente com o 13º lugar.
 
Quem apareceu para tirar Di Grassi da Superpole foi Engel. O piloto da Venturi, que havia comemorado a resolução de problemas da equipe em Roma e espera um top-10 em Paris, andou forte e anotou 1min01s756, o terceiro lugar geral.
 
Sem conseguir repetir o rendimento do companheiro de Andretti, Blomqvist ficou apenas com o 17º posto, enquanto Ma foi o 19º entre 19.

Vergne, Da Costa, Engel, Bird e Lotterer foram os classificados para a Superpole.

Superpole
 
Lotterer começou a volta até que muito bem, mas algumas travadas depois perdeu um pouco de ritmo. O fim foi bom, mas precisaria contar com alguma sorte para terminar pole. E a sorte não veio, o que ficou claro com Bird na pista na sequência. O vice-líder do campeonato girou até parecido do alemão, mas com mais acertos e se colocou na ponta para esperar o que estava por acontecer.
 
Na pista para melhorar sua melhor posição de largada na FE, um P5, Engel foi correto, mas mais lento que os outros dois. Entretanto, com Da Costa contornando um péssimo terceiro setor quando brigava pela primeira fila, Engel atingiu ao menos o P4.
 
Por fim, Vergne. O líder do campeonato, que anda muito bem em casa, acertou tudo que podia e marcou a melhor volta do qualificatório: 1min01s144. Pole com algumas sobras para ele, que ampliou a liderança sobre Bird para 21 pontos. Os dois, porém, largam lado a lado.

FE, eP de Paris, Grid de Largada

1 JEAN-ÉRIC VERGNE FRA TECHEETAH 1:01.144    
2 SAM BIRD ING VIRGIN DS 1:01.421 +0.277  
3 ANDRÉ LOTTERER ALE TECHEETAH 1:01.487 +0.343  
4 MARO ENGEL ALE VENTURI 1:01.541 +0.397  
5 ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA POR ANDRETTI 1:02.805 +1.661  
6 LUCAS DI GRASSI BRA AUDI ABT 1:01.823 +0.679  
7 JÉRÔME D'AMBROSIO BEL DRAGON 1:01.836 +0.692  
8 SÉBASTIEN BUEMI SUI RENAULT 1:01.837 +0.693  
9 OLIVER TURVEY ING NIO 1:01.888 +0.744  
10 JOSÉ MARÍA LÓPEZ ARG DRAGON 1:01.902 +0.758  
11 FELIX ROSENQVIST SUE MAHINDRA 1:02.012 +0.868  
12 NICK HEIDFELD ALE MAHINDRA 1:02.058 +0.914  
13 NICOLAS PROST FRA RENAULT 1:02.092 +0.948  
14 DANIEL ABT ALE AUDI ABT 1:02.125 +0.981  
15 ALEX LYNN ING VIRGIN DS 1:02.139 +0.995  
16 TOM BLOMQVIST ING ANDRETTI 1:02.823 +1.679  
17 EDOARDO MORTARA SUI VENTURI 1:02.834 +1.690  
18 MA QING HUA CHN NIO 1:02.998 +1.854  
19 MITCH EVANS NZL JAGUAR 1:02.122 +0.978 P +10
20 NELSINHO PIQUET BRA JAGUAR      
 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.