Filho de ex-F1, Palmer acerta volta rápida e fica com pole no Bahrein. Nasr larga em oitavo

Classificação vinha sendo dominada por Stoffel Vandoorne e Daniel Abt, mas bastou um giro voador de Jolyon Palmer para garantir a largada no primeiro posto

0s030. Foi essa a diferença colocou o britânico Jolyon Palmer na ponta da primeira classificação da temporada na GP2. O filho do ex-piloto da F1 Jonathan Palmer, vinha na sexta posição até acertar uma volta com a melhor segunda parcial do treino, e posicionar o carro da Dams à frente do novato Stoffel Vandoorne, veloz durante todo o tempo.
 
Daniel Abt começou com ritmo forte seu ano, após um 2013 desapontante, ficou no topo da tabela de classificação durante a maior parte do tempo, mas acabou por ser superado na segunda metade do treino e vai dividir a segunda fila com o outro carro da DAMS, o de Stéphane Richelmi.
 
Os brasileiros Felipe Nasr e André Negrão ficam com a oitava e 14ª colocações, respectivamente. Ambos terminaram à frente de seus companheiros Julián Leal, 12º, e René Binder, 17º. 
Jolyon Palmer fez a primeira pole-position da temporada da GP2 (Foto: GP2/Lat Photo)
Confira como foi o treino classificatório da GP2 no Bahrein
 
Os carros foram à pista assim que o relógio permitiu, ao bater 14h (de Brasília). O norte-americano Alexander Rossi liderou a fila de famintos para a pista a bordo de sua Caterham em meio a bastante expectativa, já que nos testes de pré-temporada, na mesma Sakhir, ele e seu companheiro, Rio Haryanto haviam colocado a equipe no topo dos tempos em dois dos três dias. Porém, antes que Rossi pudesse completar sua primeira volta rápida, o novato Axcil Jefferies escapou sozinho e fez a primeira barbeiragem da temporada rodando com estilo.
 
Antes das primeiras voltas rápidas, porém, o que mais chamou a atenção foi a quantidade de faíscas que os carros de Felipe Nasr – que estreou pela Williams no primeiro treino livre desta sexta-feira (4) – e Julián Leal faziam ao triscar o chão, de tão baixos que estavam as duas máquinas da Carlin. 
 
E, então, os tempos começaram a sair. Stoffel Vandoorne, novato belga da ART, mostrou-se confortável no comando de seu primeiro monoposto da GP2. Aos 22 anos, deu uma clara amostra do porquê já ter uma carreira de relativo sucesso, com títulos da F4 1.6 Europeia e F-Renault 2.0 Europeia, e completou volta muito veloz mesmo escapando na última curva. O erro, entretanto, custou, já que Mitch Evans, que havia sido o melhor no treino livre, se aproveitou para fazer o melhor tempo segundos depois.
Dono do carro #10, Vandoorme foi muito veloz e constante na classificação em Sakhir (Foto: GP2/Lat Photo)
Daniel Abt foi quem acertou a mão, e com 1min39s073, deve ter se enchido de esperanças, após em 2013 esquecível de tudo, quando chegou com as credenciais de vice-campeão da GP3 e terminou o campeonato sem brilho no capacete e com míseros 11 pontos na tabela. Felipe Nasr seguiu com bom giro, mas apenas a quarta colocação. Assim, com todos os carros indo aos boxes, o alemão terminou o trecho inicial na ponta.
 
A fase final iniciou com a saída de Simon Trummer do pit, quando restavam pouco mais de 12 minutos para o fim do baile. Alexander Rossi foi o primeiro a colocar boas parciais no cronômetro, mas foi obrigado a voltar, devido a uma bandeira vermelha, e #infelizmentenãodeu para o piloto da Caterham, que terminaria apenas numa distante 15ª posição, enquanto Haryanto anotaria o quinto tempo.

O culpado foi o estreante russo Artem Markelov, que já brigava com o carro da RT desde o começo, tendo o pior tempo entre os 26 na pista. O russo perdeu o carro da equipe russa, rodou e ficou na pista. Há boatos de que Vladimir Putin teria oferecido o rapaz à Ucrânia em troca da Crimeia. 

 
A parada causada pelo erro de Markelov não foi, assim, tão grande – apenas três minutos – mas obrigou que todos voltassem aos boxes para recomeçar o processo na pista, com duas voltas antes de soltar o relógio novamente. Quando tudo voltou a ser como dantes no reino de Abrantes, Jolyon Palmer, que vinha apenas comboiando os mais velozes, na sexta colocação, cravou um temporal, 1min38s865, e a primeira colocação.
 
Vandoorne e Nasr seguiram com sua melhores duas primeiras parciais. O piloto de testes da McLaren seguiu, baixou a casa do 1min39s, fez 1min38s895, segundo tempo, cerca de 1s6 à frente do companheiro Takuya Izawa, que amargou o 23º posto. O belga, porém, ainda pode perder posições, já que os comissários ficaram de investigar após a classificação um incidente em que o novato excedeu os limites da pista. O reserva da Williams acabou se envolvendo num prooblema Johnny Cecotto Jr. no trecho final, sendo obrigado a abortar a missão com direito a gestos não muito amigáveis de dentro do cockpit, e se contentar com a décima posição. Os comissários também informaram que investigariam ao fim do treino.
Nasr se sentiu prejudicado por Cecotto Jr. no fim, e, pelo gestual, provavelmente disse improperios para o venezuelano (Foto: GP2/Lat Photo)
O treino terminaria com mais um carro na direção contrária, o #20 de Daniël de Jong, já com o cronômetro zerado. Pole-position para Jolyon Palmer, vencedor de duas corridas em 2013 e uma em 2012. É a segunda pole do britânico na categoria.
A primeira largada da temporada da GP2 acontece às 7h10 (de Brasília) deste sábado; a segunda corrida no Bahrein dá a partida às 8h15 do domingo.

GP2. GP do Bahrein, treino de classificação:

1 JOLYON PALMER ING DAMS 1:38.865   10
2 STOFFEL VANDOORNE BEL ART 1:38.895 +0.030 10
3 DANIEL ABT ALE HILMER 1:39.073 +0.208 10
4 STÉPHANE RICHELMI MCO DAMS 1:39.081 +0.216 10
5 RIO HARYANTO INA CATERHAM 1:39.228 +0.363 11
6 STEFANO COLETTI MCO RACING ENGINEERING 1:39.271 +0.406 11
7 MITCH EVANS NZL RUSSIAN TIME 1:39.274 +0.409 9
8 FELIPE NASR BRA CARLIN 1:39.301 +0.436 10
9 RAFFAELE MARCIELLO ITA RACING ENGINEERING 1:39.449 +0.584 10
10 ARTHUR PIC FRA CAMPOS 1:39.462 +0.597 10
11 JON LANCASTER ING MP 1:39.507 +0.642 10
12 JULIÁN LEAL COL CARLIN 1:39.588 +0.723 12
13 JOHNNY CECOTTO JR. VEN TRIDENT 1:39.615 +0.750 10
14 ANDRÉ NEGRÃO BRA ARDEN 1:39.647 +0.782 10
15 ALEXANDER ROSSI EUA CATERHAM 1:39.651 +0.786 10
16 KIMIYA SATO JAP CAMPOS 1:39.749 +0.884 11
17 RENÉ BINDER AUT ARDEN 1:39.788 +0.923 9
18 CONOR DALY EUA LAZARUS 1:39.848 +0.983 10
19 FACU REGALIA ARG HILMER 1:39.881 +1.016 12
20 NATHANAËL BERTHON FRA LAZARUS 1:39.928 +1.063 8
21 SIMON TRUMMER SUI RAPAX 1:40.059 +1.194 11
22 DANIËL DE JONG HOL MP 1:40.060 +1.195 10
23 TAKUYA IZAWA JAP ART 1:40.401 +1.536 11
24 ADRIAN QUAIFE-HOBBS ING RAPAX 1:40.408 +1.543 10
25 AXCIL JEFFERIES ZIM TRIDENT 1:40.619 +1.754 11
26 ARTEM MARKELOV RUS RUSSIAN TIME 1:41.172 +2.307 5

Viaje para Mônaco e acompanhe o GP mais tradicional do Mundial da F1 com o GRANDE PRÊMIO por um PREÇO ESPECIAL. Veja o pacote aqui:

Foto: Mais uma novidade nesta semana de início da F1: leitor/seguidor do GRANDE PRÊMIO tem preço especial na compra dos pacotes com a AMK Viagens. Já pensou em ir para Mônaco e acompanhar essa <a href=F1 imprevisível no glamour do Principado? Dica de amigo: dá uma olhadinha, fala com os amigos e entra em contato com o Edgar Efeiche para uma viagem em alta velocidade: http://www.amkviagens.com.br/2011/index.php/terrestres_internacionais/ver/104" src="https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc3/t1/s843x403/1239391_634676119915289_405699877_n.jpg" style="border: none;vertical-align: baseline;background-color: transparent;margin: 0px;padding: 0px;height: 241px;width: 650px"/>

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.