Piloto da Academia da Ferrari, Marciello com italiana Trident para correr temporada 2015 da GP2

Vencedor de uma corrida na temporada 2014 da GP2 com a equipe espanhola Racing Engineering, o italiano Raffaele Marciello fechou o último campeonato em oitavo lugar. Em 2015, continuará na categoria, mas defendendo a equipe Trident

O italiano Raffaele Marciello anunciou nesta sexta-feira (23) que vai disputar a temporada 2015 da GP2 pela equipe Trident, também italiana.

Oitavo colocado na GP2 em 2014, o piloto da Academia da Ferrari venceu uma corrida, no famoso circuito de Spa-Francorchamps. Neste ano, dividirá os trabalhos na categoria de base com o posto de reserva da Sauber na F1, seguindo apoiado pela escuderia mais vencedora do Mundial.

Marciello não falou explicitamente em brigar por título na GP2, mas quer atingir os "melhores resultados possíveis".

Marciello testou o carro da Ferrari no último mês de novembro em Abu Dhabi (Foto: Getty Images)

"Estou muito contente por me juntar à Trident", disse o piloto. "Pude sentir sua confiança e interesse logo de cara e realmente aprecio sua atenção com relação a mim e meu estilo de pilotagem. Dado esse interesse recíproco, tenho certeza que vamos conseguir trabalhar em grande harmonia com o objetivo de conquistar os melhores resultados possíveis. Eu sei que há muito trabalho a ser feito, mas, graças ao suporte da Ferrari e da Academia da Ferrari, acho que temos o que é necessário para obter sucesso."

Chefe da escuderia, Maurizio Salvadori elogiou a capacidade de Marciello e reconheceu que a expectativa sobre ele é alta. "Ao mesmo tempo, entendo que a expectativa sobre ele por resultados em 2015 é muito elevada, mas tenho certeza de que meu time técnico está pronto para lhe dar um carro vencedor", afirmou. No ano passado, o time venceu duas provas com o venezuelano Johnny Cecotto Jr.

Salvadori também destacou outro aspecto: o fato de Marciello ser italiano e o Mundial de F1 não ter um piloto de lá competindo em tempo integral desde o fim de 2011. "Vamos fazer tudo que pudermos para dar nossa contribuição à carreira de Lello, pois ele tem a chance de finalmente levar de volta a bandeira italiana ao grid da F1", completou o dirigente.

Embora tenha nascido em Zurique, na Suíça, Marciello possui nacionalidade italiana e tem no currículo o título da F3 Europeia em 2012. Para ser campeão da GP2, terá de enfrentar, contudo, a concorrência de outros pilotos que contam com o apoio de times da F1, como o belga Stoffel Vandoorne, da McLaren, e os jovens do Red Bull Junior Team, o francês Pierre Gasly e o inglês Alex Lynn.

 DOIS A TRÊS SEGUNDOS

Os carros de F1 devem se mostrar entre dois e três mais rápidos na temporada 2014. A afirmação, baseada em informações fornecidas pelas equipes, é feita por Paul Hembery, diretor-esportivo da Pirelli. Isso significa que os carros deverão voltar a andar no ritmo em que andavam com os motores V8 aspirados — às vezes, até mais rápidos.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

ÁREA 27

Recebeu a luz verde a construção de um autódromo desenhado pelo campeão mundial de 1997, Jacques Villeneuve, no Canadá. O traçado de 4,8 km, localizado no distrito de South Okanagan, na província da Colúmbia Britânica, está sendo chamado de ‘Área 27’ — número que consagrou tanto Jacques quanto seu pai, Gilles. Ao explicar sobre o que se trata o projeto, o piloto disse que sempre teve vontade de desenhar um circuito — e que este teria de possuir um traçado marcante.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

A COISA ESTÁ FEIA

Em situação falimentar, a Sauber pena para desenvolver o C34 porque usou todo o dinheiro que recebeu de Felipe Nasr, Marcus Ericsson e a FIA para pagar o que devia. Não fosse a Ferrari a parceira que é, a equipe suíça teria caído fora do campeonato junto com a Caterham e a Marussia. O GRANDE PRÊMIO conta os bastidores da escuderia que vai ter de se virar para tentar alinhar seus carros no GP da Austrália, daqui 50 dias.

Leia a reportagem exclusiva do GRANDE PRÊMIO.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.