Palou elogia agressividade da Ganassi na tática em Long Beach: “Temos de ser assim”

O atual campeão da Indy, Álex Palou, gostou da tentativa de estratégia diferente de sua equipe na Califórnia, e elogiou as batalhas na pista que teve com Josef Newgarden e Romain Grosjean

QUANDO A ANDRETTI FINALMENTE VAI DAR AS CARAS NA INDY 2022?

O atual campeão da Indy, Álex Palou, conquistou seu segundo pódio em três corridas no último domingo (10), no GP de Long Beach. Largando na terceira posição, o piloto da Ganassi parou antes dos rivais Josef Newgarden e Colton Herta, e assumiu a liderança após a primeira rodada de pit-stops. Na parte final da prova, foi a vez de Newgarden e a Penske darem o troco nos boxes, e o espanhol ainda perdeu a segunda colocação para o francês Romain Grosjean, que estava com pneus mais macios. Mesmo assim, não se arrepende da tática utilizada.

“Nós tínhamos que ser agressivos na estratégia para tentar passar o [Josef] Newgarden e o Colton [Herta] no primeiro pit-stop. A equipe fez uma ótima estratégia e uma ótima parada, e voltamos em primeiro. Então lideramos por algumas voltas, mas pude ver que o Josef era mais veloz. Precisávamos parar porque tínhamos feito o primeiro pit-stop duas voltas antes, então não tinha muito combustível, e ele nos passou”, explicou Álex Palou.

Newgarden voltou metros à frente de Palou e, com pneus frios, se defendeu muito bem dos ataques da Ganassi para se manter na primeira colocação e conquistar sua segunda vitória consecutiva no ano. Depois disso, Álex até segurou uma primeira investida de Grosjean, mas não teve como impedir o francês na volta seguinte.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Josef Newgarden, Romain Grosjean e Álex Palou subiram ao pódio em Long Beach (Foto: Indycar)

“Foi uma boa batalha com ele [Newgarden] na pista também. Acho que foi no limite, nós dois tentamos e ele acabou vencendo hoje. E, na relargada com o Romain, eu não tinha muito o que fazer. Eu não estava saindo bem do grampo, e ele foi muito bem durante toda a corrida e ainda estava com os pneus vermelhos, então não tinha muito o que eu fazer. Mas foi um bom dia para o carro #10”, valorizou o atual campeão.

“Foi uma batalha dura, mas limpa, dos dois lados. Josef me deu espaço suficiente para tentar, mas não para passar. Acho que demos tudo o que tínhamos. Faltou um melhor desempenho na saída da última curva, o que dificultou para ultrapassar e também para defender”, ressaltou Álex.

A estratégia de parar antes para tentar ultrapassar, o undercut, não é muito comum na Indy, já que os pilotos saem dos boxes com pneus frios e demoram um tempo até de fato darem voltas rápidas. Mas Palou confiou na tática ousada da equipe, e quer uma Ganassi mais agressiva para o restante da temporada.

LEIA MAIS:
+Grosjean lamenta chance de vitória perdida em Long Beach: “Não tive como aproveitar”
+Newgarden celebra primeira vitória suada em Long Beach: “Não foi fácil de vencer”
+Castroneves exalta “pontos importantes” em Long Beach depois de abandono no Texas

Álex Palou não conseguiu ultrapassar Josef Newgarden no GP de Long Beach (Foto: Indycar)

“Se é um undercut normal, sem tráfego ou bandeiras amarelas, normalmente não funciona, porque você tem que fazer uma volta para aquecer os pneus e aí sim aumentar a velocidade. Nós especialmente temos tido muita dificuldade com isso. Mas fizemos isso, eu escutei e tentamos. O pessoal fez um pit-stop sensacional e ninguém nos cobriu, então corremos sozinhos enquanto eles brigavam na pista e voltamos em primeiro, foi incrível”, lembrou o espanhol.

“Isso também complicou nossa vida no final da corrida, tendo que parar duas voltas antes, mas acho que foi uma boa tentativa. Nós temos que ser assim, temos que tentar coisas assim, ser agressivos. Sim, não foi bom o suficiente hoje, mas pode ser que seja em Barber”, afirmou Palou.

O GP de Barber, quarta etapa da temporada de 2022 da Indy, acontece no dia 1 de maio.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.