carregando
Indy

Carlin anuncia Nasr e Sette Câmara para testes coletivos em Austin

A Carlin completou a lista de pilotos inscritos para os testes coletivos da pré-temporada da Indy em Austin. Os brasileiros Felipe Nasr e Sérgio Sette Câmara vão se dividir no carro #31

Grande Prêmio / GABRIEL CURTY, de São Paulo / VITOR FAZIO, de Berlim
A Carlin completou, nesta segunda-feira (10), o grupo de pilotos que estarão nos testes coletivos da pré-temporada da Indy em Austin nesta terça (11) e quarta-feira (12). Conforme antecipado pelo GRANDE PRÊMIO, Felipe Nasr vai guiar o carro #31 no Circuito das Américas, mas não estará só: o compatriota Sérgio Sette Câmara também vai andar pela equipe. Assim, os brasileiros vão dividir o bólido, enquanto Max Chilton, já oficializado como titular da temporada, fica com o #59.
 
Nasr já está no radar da Indy desde, pelo menos, o ano passado. O brasileiro, de ótima passagem pelo SportsCar, testou e impressionou a Schmidt Peterson e foi citado nominalmente pela RLL como um potencial nome para um futuro terceiro carro do time.
 
Para Sette Câmara, que até foi cotado na Dale Coyne como possível parceiro de Álex Palou em 2020, a aparição em Austin pode indicar uma reviravolta. Até 2019, o piloto concentrou esforços na caminhada rumo ao grid da F1, se mandando para a Europa em 2015, fazendo sua primeira temporada completa na F3 Europeia. Viria outra em 2016, mas sem vitórias conquistadas. Neste ano, aliás, houve passagem relâmpago pelo programa de pilotos da Red Bull. Sérgio não teve futuro sob as asas da marca de energéticos, mas teve um momento especial ao testar pela Toro Rosso em Silverstone.
Sérgio Sette Câmara vai testar pela Carlin em Austin ao lado de Felipe Nasr (Foto: FIA Fórmula 2)
Em 2017, o novo passo da carreira foi a ida para a Fórmula 2. O piloto demorou para engrenar pela pequena MP, mas conseguiu uma inesperada vitória em Spa-Francorchamps. Os resultados empolgantes do segundo semestre facilitaram a ida para a Carlin em 2018, onde Sette Câmara virou habitué do pódio, por vezes superando o companheiro Lando Norris. A melhor temporada ainda estava por vir: em 2019, pela Dams, Sérgio venceu duas corridas e terminou em quarto, melhor resultado na F2. Ficou faltando uma luta séria pelo título, mas o prêmio de consolação foi somar pontos necessários para levar a superlicença, necessária para competir na F1. Com o grid da categoria secundária já quase definido e vagas de ponta já com dono, fica difícil acreditar que o mineiro retorna em 2020.

“Estou muito feliz em voltar a acelerar em uma categoria veloz, do mais alto nível. Fiquei honrado com o convite da Carlin uma vez que, em minha carreira, já tive a oportunidade de competir com eles na F3 em Macau e em uma temporada inteira na F2. Eles são extremamente competentes e tenho certeza que poderão me oferecer um carro diferenciado para o meu primeiro contato com a Indy. Estou ansioso para voltar à pista, ainda mais pilotando um carro completamente diferente de tudo o que já guiei”, comentou Sette Câmara.
 
A relação dos dois brasileiros com a Carlin não é nenhuma novidade. O brasiliense vestiu as cores da equipe na F3 Britânica, na F3 Europeia e em dois anos na GP2. O mineiro, enquanto isso, fez o GP de Macau de 2016 com o time de Trevor Carlin e, em 2018, foi sexto na F2, conquistando oito pódios.
 
Nasr vem de vice-campeonato no SportsCar e, em 2020, foi sétimo em Daytona, primeira prova da temporada. Sette Câmara, por sua vez, foi quarto colocado na temporada 2019 da F2. A Carlin ainda não deu sinais de quem será o parceiro de Chilton em 2020, por isso, o teste pode acabar sendo crucial para os rumos da escalação do time.

A aparição dos dois brasileiros indica uma divisão da operação do carro #31 ainda a ser anunciada pela Carlin. Não há restrição de nenhum deles para andar em ovais. É possível, pois, que ambos participem das 500 Milhas de Indianápolis ao lado de Chilton.
 
Outro brasileiro que vai participar do teste em Austin é Tony Kanaan, mas em função diferente, atuando como comentarista na transmissão oficial da Indy. O brasileiro não vai estar na pista porque, diferentemente dos anos anteriores, vai fazer apenas as provas em ovais com a Foyt, ficando de fora dos mistos e das ruas.

Confira a lista de inscritos nos testes de pré-temporada em Austin:

1 J NEWGARDEN Penske Chevrolet
2 S MCLAUGHLIN Penske Chevrolet
4 C KIMBALL Foyt Chevrolet
5 P O'WARD McLaren Chevrolet
7 O ASKEW McLaren Chevrolet
8 M ERICSSON Ganassi Honda
9 S DIXON Ganassi Honda
10 F ROSENQVIST Ganassi Honda
12 W POWER Penske Chevrolet
14 S BOURDAIS Foyt Chevrolet
14 D KELLETT Foyt Chevrolet
15 G RAHAL RLL Honda
18 S FERRUCCI Dale Coyne Honda
20 C DALY Carpenter Chevrolet
21 R VEEKAY Carpenter Chevrolet
22 S PAGENAUD Penske Chevrolet
26 Z VEACH Andretti Honda
27 A ROSSI Andretti Honda
28 R HUNTER-REAY Andretti Honda
30 T SATO RLL Honda
31 F NASR Carlin Chevrolet
31 S SETTE CÂMARA Carlin Chevrolet
55 A PALOU Dale Coyne Honda
59 M CHILTON Carlin Chevrolet
60 J HARVEY Meyer Shank Honda
88 C HERTA Andretti Honda
98 M ANDRETTI Andretti Honda

 

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experiências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.