Carpenter anuncia renovação de Rasmussen e chegada de Rossi para Indy 2025
Alexander Rossi vai assumir o carro #20, enquanto Christian Rasmussen vai para o #21, antes ocupado por Rinus VeeKay na Carpenter
Após anunciar a chegada de Ted Gelov como novo sócio, a Carpenter revelou nessa quarta-feira (25) a programação de pilotos para 2025. O time definiu a contratação de Alexander Rossi e renovou o contrato de Christian Rasmussen para a temporada completa, com Ed Carpenter ocupando um terceiro carro somente nas 500 Milhas de Indianápolis.
Rossi, que deixou a McLaren após o final do campeonato desse ano, vai para a vaga deixada por Rinus VeeKay, após as partes não acertarem a renovação de contrato. No entanto, o campeão da Indy 500 de 2016 vai ocupar o carro #20 em 2025. Após ter dividido o #20 com Ed Carpenter em 2024, Rasmussen será o titular do #21 e agora vai disputar a temporada completa.
Com a transferência, Rossi vai para a terceira equipe na Indy, após ter estreado pela Andretti em 2016 e mudado para a McLaren em 2023. Rasmussen continua no time que lhe deu a oportunidade de estrear na competição em 2024.
“Este é um dia empolgante, não somente por dar boas-vindas ao Alex, mas por continuar a parceria com o Christian. Estamos muito felizes com nossa dupla e outros anúncios de patrocinadores que serão anunciados em breve”, declarou Ed Carpenter, piloto e sócio da equipe.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: Indy adota sistema de charters para 2025: mas o que isso quer dizer?
“Por mais animado que esteja com essas adições, também quero agradecer Rinus por seus cinco anos com a equipe. É sempre difícil dizer adeus a um colega e amigo, mas confio que a carreira dele continuará crescendo. À medida que olhamos para 2025 e para o futuro, estou focado em levar a Carpenter de volta ao caminho das vitórias, disputando campeonatos”, completou.
A Indy anunciou no início da semana a introdução do sistema de charters, o que garante vaga à franquia para todas as etapas da categoria, com exceção das 500 Milhas de Indianápolis. De acordo com Ed Carpenter, isso permitiu com que a equipe pudesse encontrar um novo sócio, o que estancou as constantes reduções de orçamento no time nos últimos ano. O reflexo desses cortes tem sido os resultados fracos para a esquadra, que não vence desde o GP de Indianápolis de 2021 e não sobe ao pódio desde o GP do Alabama de 2022 — ambos feitos conquistados com VeeKay.
A chegada de Gelov, magnata do ramo alimentício e dono da Heartland Food Products, indústria de Indiana, garante que os investimentos voltem a crescer. A expectativa dentro da Carpenter é retornar a ser competitiva como em outras temporadas — ao menos para deixar as últimas posições.
“Estou honrado por Ed e toda Carpenter reconhecerem o valor que posso levar à equipe. O comprometimento deles com a excelência, com a potência da Chevrolet e a ambição de futuro que possuem fazem com que essa oportunidade seja impossível de rejeitar. Estou faminto por começar e contribuir para o sucesso”, disse Rossi.
“Estou incrivelmente empolgado por estar em tempo integral na Carpenter. Minha temporada de novato foi cheia de primeiras vezes. Mal posso esperar para apresentar tudo o que aprendi. Sou muito agradecido por essa oportunidade. Estou ansioso para trabalhar com Alexander e levar a equipe adiante para brigarmos pelas primeiras posições”, apontou Rasmussen.
Com a temporada 2024 da Indy encerrada, a categoria retorna somente em 2025, no dia 2 de março, com o GP de São Petersburgo, um circuito de rua montado na cidade da Flórida.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.