Herta dita ritmo e comanda primeiro treino livre do GP de Nashville. O’Ward bate

Colton Herta foi encaixando volta mais rápida atrás de volta mais rápida para liderar o primeiro treino livre da história do GP de Nashville na Indy. Pato O'Ward inaugurou o muro

Colton Herta sobrou e cravou a volta mais rápida do primeiro treino livre da história do GP de Nashville da Indy. Nesta sexta-feira (6), o americano pareceu sempre muito confortável e capaz de responder todas as marcas dos rivais. No fim, o piloto da Andretti teve 1min16s588.

Scott Dixon ficou na segunda colocação, quase 0s4 mais lento que Herta. A Honda fechou o top-6 todo para ela, com uma sequência formada por Romain Grosjean, Alexander Rossi, Marcus Ericsson e Álex Palou, líder do campeonato e que vai perder seis posições no grid.

O melhor da Chevrolet no dia foi, surpreendentemente, Felix Rosenqvist, colocando a McLaren em sétimo, 0s6 mais lento que o líder. Companheiro do sueco, Pato O’Ward inaugurou o muro das ruas de Nashville. O top-10 ainda teve Will Power, Scott McLaughlin e Simon Pagenaud. Josef Newgarden foi o 12º.

A Indy volta no sábado, com a definição do grid de largada marcada para 17h30 (em Brasília).

Colton Herta comandou o TL1 em Nashville (Foto: IndyCar)

Confira como foi o TL1 em Nashville

A primeira atividade oficial de pista no novo traçado de Nashville começou às 17h15 (em Brasília). E o início de tudo foi exatamente como deve ser: com o circuito tomado de praticamente todos os carros.

Naturalmente, as primeiras voltas rápidas demoraram um pouco a serem registradas, mas já era possível identificar alguns fatores: um calor forte, na casa dos 28ºC, uma pista com as clássicas ondulações da rua e alguns trechos bastante traiçoeiros.

Os tempos foram caindo: 1min22s, 1min21s, 1min20s, 1min19s, até que Alexander Rossi rompeu a barreira, cravando 1min18s855. Graham Rahal, Jack Harvey, Colton Herta e Sébastien Bourdais apareciam na sequência, enquanto a galera seguia sambando na pista.

Herta virava líder com 1min18s290, em um ritmo muito mais veloz que o de Pato O’Ward, que já superava Rossi na disputa pelo segundo lugar. Até então, ainda nos primeiros 25 dos 75 minutos, a Penske só vinha em décimo, com Will Power.

Aí que o fim de semana dos líderes do campeonato seguiu de forma dramática. É que, depois de Palou saber que seria punido com seis posições no grid, foi a vez de O’Ward se complicar, estampando o muro na curva 3, com consideráveis danos no carro. Bandeira vermelha na pista.

Enquanto a sessão parava para a limpeza da pista, mais uma baixa se dava no TL1: Dalton Kellett sentiu problemas no carro durante a volta de instalação e a Foyt notou que algo havia se quebrado. Com falha mecânica, o canadense deixou a atividade.

A bandeira verde voltou depois de algum tempo e Felix Rosenqvist foi para a frente, rompendo a barreira de 1min18s. Vieram, então, Romain Grosjean e Herta, com o americano liderando com 1min17s673, quase 0s3 mais rápido que o francês.

Os minutos seguintes foram de mais calmaria em relação aos incidentes e de manutenção de dianteira para Herta, mas boas mexidas logo abaixo do americano. Foi aí que, faltando 12 minutos, Palou pulou na ponta com 1min17s335. O troco de Herta saiu imediatamente, cravando 1min17s004.

Mas Herta estava imparável e continuava ditando o ritmo de forma feroz. A nova melhor marca do piloto da Andretti já vinha em 1min16s588, quase 0s4 mais veloz que Dixon, que finalmente aparecia na sessão. Grosjean, Rossi e Ericsson seguiam os dois.

Então, quando faltavam 5 minutos, Conor Daly resolveu abreviar as ações, batendo na barreira de pneus da curva 9. Tinha toda cara de que o TL1 não voltaria mais.

Indy 2021, GP de Nashville, TL1:

1C HERTAAndretti Honda1:16.588 27
2S DIXONGanassi Honda1:16.965+0.37725
3R GROSJEANDale Coyne Honda1:17.131+0.54327
4A ROSSIAndretti Honda1:17.174+0.58624
5M ERICSSONGanassi Honda1:17.217+0.62928
6A PALOUGanassi Honda1:17.226+0.63825
7F ROSENQVISTMcLaren Chevrolet1:17.226+0.63824
8W POWERPenske Chevrolet1:17.244+0.65630
9S McLAUGHLINPenske Chevrolet1:17.407+0.81925
10S PAGENAUDPenske Chevrolet1:17.454+0.86623
11J HARVEYMeyer Shank Honda1:17.467+0.87926
12J NEWGARDENPenske Chevrolet1:17.660+1.07225
13J HINCHCLIFFEAndretti Honda1:17.857+1.26922
14G RAHALRLL Honda1:17.983+1.39526
15S BOURDAISFoyt Chevrolet1:18.033+1.44528
16R VEEKAYCarpenter Chevrolet1:18.163+1.57528
17T SATORLL Honda1:18.217+1.62926
18R HUNTER-REAYAndretti Honda1:18.292+1.70426
19E JONESDale Coyne Honda1:18.348+1.76023
20H CASTRONEVESMeyer Shank Honda1:18.428+1.84029
21P O’WARDMcLaren Chevrolet1:18.622+2.0347
22C DALYCarpenter Chevrolet1:18.801+2.21324
23J JOHNSONGanassi Honda1:19.888+3.30029
24M CHILTONCarlin Chevrolet1:20.199+3.61123
25S FERRUCCIRLL Honda1:21.382+4.79422
26C WAREDale Coyne Honda1:24.027+7.43922

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
WEB STORIES: Como ficou o top-10 da Indy após o GP de Mid-Ohio?

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.