Herta dita ritmo e comanda primeiro treino livre do GP de Nashville. O’Ward bate
Colton Herta foi encaixando volta mais rápida atrás de volta mais rápida para liderar o primeiro treino livre da história do GP de Nashville na Indy. Pato O'Ward inaugurou o muro
Colton Herta sobrou e cravou a volta mais rápida do primeiro treino livre da história do GP de Nashville da Indy. Nesta sexta-feira (6), o americano pareceu sempre muito confortável e capaz de responder todas as marcas dos rivais. No fim, o piloto da Andretti teve 1min16s588.
Scott Dixon ficou na segunda colocação, quase 0s4 mais lento que Herta. A Honda fechou o top-6 todo para ela, com uma sequência formada por Romain Grosjean, Alexander Rossi, Marcus Ericsson e Álex Palou, líder do campeonato e que vai perder seis posições no grid.
Relacionadas
O melhor da Chevrolet no dia foi, surpreendentemente, Felix Rosenqvist, colocando a McLaren em sétimo, 0s6 mais lento que o líder. Companheiro do sueco, Pato O’Ward inaugurou o muro das ruas de Nashville. O top-10 ainda teve Will Power, Scott McLaughlin e Simon Pagenaud. Josef Newgarden foi o 12º.
A Indy volta no sábado, com a definição do grid de largada marcada para 17h30 (em Brasília).
Confira como foi o TL1 em Nashville
A primeira atividade oficial de pista no novo traçado de Nashville começou às 17h15 (em Brasília). E o início de tudo foi exatamente como deve ser: com o circuito tomado de praticamente todos os carros.
Naturalmente, as primeiras voltas rápidas demoraram um pouco a serem registradas, mas já era possível identificar alguns fatores: um calor forte, na casa dos 28ºC, uma pista com as clássicas ondulações da rua e alguns trechos bastante traiçoeiros.
Os tempos foram caindo: 1min22s, 1min21s, 1min20s, 1min19s, até que Alexander Rossi rompeu a barreira, cravando 1min18s855. Graham Rahal, Jack Harvey, Colton Herta e Sébastien Bourdais apareciam na sequência, enquanto a galera seguia sambando na pista.
Herta virava líder com 1min18s290, em um ritmo muito mais veloz que o de Pato O’Ward, que já superava Rossi na disputa pelo segundo lugar. Até então, ainda nos primeiros 25 dos 75 minutos, a Penske só vinha em décimo, com Will Power.
Aí que o fim de semana dos líderes do campeonato seguiu de forma dramática. É que, depois de Palou saber que seria punido com seis posições no grid, foi a vez de O’Ward se complicar, estampando o muro na curva 3, com consideráveis danos no carro. Bandeira vermelha na pista.
Enquanto a sessão parava para a limpeza da pista, mais uma baixa se dava no TL1: Dalton Kellett sentiu problemas no carro durante a volta de instalação e a Foyt notou que algo havia se quebrado. Com falha mecânica, o canadense deixou a atividade.
A bandeira verde voltou depois de algum tempo e Felix Rosenqvist foi para a frente, rompendo a barreira de 1min18s. Vieram, então, Romain Grosjean e Herta, com o americano liderando com 1min17s673, quase 0s3 mais rápido que o francês.
Os minutos seguintes foram de mais calmaria em relação aos incidentes e de manutenção de dianteira para Herta, mas boas mexidas logo abaixo do americano. Foi aí que, faltando 12 minutos, Palou pulou na ponta com 1min17s335. O troco de Herta saiu imediatamente, cravando 1min17s004.
Mas Herta estava imparável e continuava ditando o ritmo de forma feroz. A nova melhor marca do piloto da Andretti já vinha em 1min16s588, quase 0s4 mais veloz que Dixon, que finalmente aparecia na sessão. Grosjean, Rossi e Ericsson seguiam os dois.
Então, quando faltavam 5 minutos, Conor Daly resolveu abreviar as ações, batendo na barreira de pneus da curva 9. Tinha toda cara de que o TL1 não voltaria mais.
Indy 2021, GP de Nashville, TL1:
1 | C HERTA | Andretti Honda | 1:16.588 | 27 | |
2 | S DIXON | Ganassi Honda | 1:16.965 | +0.377 | 25 |
3 | R GROSJEAN | Dale Coyne Honda | 1:17.131 | +0.543 | 27 |
4 | A ROSSI | Andretti Honda | 1:17.174 | +0.586 | 24 |
5 | M ERICSSON | Ganassi Honda | 1:17.217 | +0.629 | 28 |
6 | A PALOU | Ganassi Honda | 1:17.226 | +0.638 | 25 |
7 | F ROSENQVIST | McLaren Chevrolet | 1:17.226 | +0.638 | 24 |
8 | W POWER | Penske Chevrolet | 1:17.244 | +0.656 | 30 |
9 | S McLAUGHLIN | Penske Chevrolet | 1:17.407 | +0.819 | 25 |
10 | S PAGENAUD | Penske Chevrolet | 1:17.454 | +0.866 | 23 |
11 | J HARVEY | Meyer Shank Honda | 1:17.467 | +0.879 | 26 |
12 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | 1:17.660 | +1.072 | 25 |
13 | J HINCHCLIFFE | Andretti Honda | 1:17.857 | +1.269 | 22 |
14 | G RAHAL | RLL Honda | 1:17.983 | +1.395 | 26 |
15 | S BOURDAIS | Foyt Chevrolet | 1:18.033 | +1.445 | 28 |
16 | R VEEKAY | Carpenter Chevrolet | 1:18.163 | +1.575 | 28 |
17 | T SATO | RLL Honda | 1:18.217 | +1.629 | 26 |
18 | R HUNTER-REAY | Andretti Honda | 1:18.292 | +1.704 | 26 |
19 | E JONES | Dale Coyne Honda | 1:18.348 | +1.760 | 23 |
20 | H CASTRONEVES | Meyer Shank Honda | 1:18.428 | +1.840 | 29 |
21 | P O’WARD | McLaren Chevrolet | 1:18.622 | +2.034 | 7 |
22 | C DALY | Carpenter Chevrolet | 1:18.801 | +2.213 | 24 |
23 | J JOHNSON | Ganassi Honda | 1:19.888 | +3.300 | 29 |
24 | M CHILTON | Carlin Chevrolet | 1:20.199 | +3.611 | 23 |
25 | S FERRUCCI | RLL Honda | 1:21.382 | +4.794 | 22 |
26 | C WARE | Dale Coyne Honda | 1:24.027 | +7.439 | 22 |
Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
WEB STORIES: Como ficou o top-10 da Indy após o GP de Mid-Ohio?