Herta sobra de novo e puxa 1-2 da Andretti no TL2 de Nashville. Rossi bate, mas é 2º

Colton Herta voltou a brilhar e comandou o 1-2 da Andretti no TL2 do GP de Nashville, colocando quase 0s5 em Alexander Rossi, que foi segundo mesmo encontrando o muro na reta final da sessão

Colton Herta voltou a se mostrar imparável e sobrou para puxar um 1-2 da Andretti no segundo treino livre da Indy no GP de Nashville. Neste sábado (7), o americano cravou 1min15s353, colocando quase 0s5 de vantagem em cima do companheiro de equipe, Alexander Rossi.

Rossi, aliás, participou de uma sequência nada inspirada que fechou a sessão. Só nos 8 minutos finais, depois de um TL2 todo em bandeira verde, Scott McLaughlin bateu e causou uma bandeira vermelha. Depois, Rossi fez o mesmo, enquanto Scott Dixon, Max Chilton e Simon Pagenaud também rodaram quando o cronômetro zerava em uma volta extra dada pela direção de prova, tudo isso provando como a pista está traiçoeira.

Relacionadas


Voltando à tabela de tempos, foi justamente Dixon quem apareceu como melhor de fora da Andretti, 0s53 mais lento que Herta. Na sequência surgia Álex Palou, líder do campeonato e punido no grid de largada, mas que fechava uma quadra da Honda em novo domínio japonês nas ruas da cidade do Tennessee.

Sébastien Bourdais voltou a imprimir ritmo forte e colocou a Foyt e a Chevrolet no top-5. Depois vieram Felix Rosenqvist, que já havia tido bom tempo na sexta-feira, Marcus Ericsson, Pato O’Ward, Rinus VeeKay e Scott McLaughlin. Josef Newgarden foi apenas o 18º, em mais uma sessão opaca da Penske.

A definição do grid da Indy nas ruas de Nashville acontece daqui a pouco, a partir das 17h30 (em Brasília).

Colton Herta comandou o 1-2 da Andretti no TL2 em Nashville (Foto: IndyCar)

Confira como foi o TL2 em Nashville

O segundo dia de atividades em Nashville teve início, pontualmente, às 14h (em Brasília). Apesar do horário diferente em relação ao TL1, algumas coisas não mudavam: pista cheia logo de cara, a pista com bumps e, claro, um calor muito intenso, com termômetros na casa dos 29ºC.

Quem começou puxando o ritmo foi Marcus Ericsson, mas ainda sem um tempo muito significativo, ali em 1min17s6. Aí vieram Will Power, Scott McLaughlin e, finalmente, Alexander Rossi, que baixavam o tempo e, no caso do americano, finalmente rompiam a barreira do 1min17s.

Ainda havia, porém, claramente margem para bem mais que o 1min16s9 de Rossi. Mas, enquanto os tempos ainda não vinham completamente, os pilotos seguiam experimentando os limites no novo traçado, até então, sem batidas.

Vieram, então, os líderes do campeonato para a ação. Álex Palou colocou 1min16s588 como melhor marca, acompanhado de muito pertinho por Pato O’Ward, que virava 1min16s6. Os dois permaneceram na frente por alguns bons minutos e tiveram a companhia de Scott Dixon por ali.

Scott Dixon disse ao que veio no TL2 apesar do domínio de Herta e Andretti (Foto: IndyCar)

Entrando perto dos 20 minutos finais, Rossi achava um giro que, pelos padrões da sexta-feira, parecia muito eficiente, cravando 1min16s3. Só que Colton Herta, totalmente dominante no TL1, tinha planos diferentes também para o TL2.

Felix Rosenqvist até conseguiu cravar uma voltaça em 1min16s0, mas estava difícil tira a Andretti da dianteira. É que a resposta de Herta era muito eficiente. O americano rodava em 1min15s687, jogando a disputa para um outro patamar, muito mais forte.

Palou e Pato voltavam às primeiras posições, mas sem que ameaçassem Herta. O catalão virava segundo, 0s3 acima, enquanto que o mexicano passava para quinto, atrás dos suecos do grid, 0s6 mais lento que Colton. Isso tudo enquanto Graham Rahal dava um beijinho no muro e voltava aos boxes com a suspensão danificada.

Graham Rahal tocou o muro (Foto: IndyCar)

Rossi e Dixon voltavam ao top-3, enquanto Herta fazia o que pareci impossível: deixava todo mundo comendo poeira e, a cada giro, aumentava o ritmo. O americano chegava a 1min15s3, já pondo 1s2 na própria marca da sexta-feira, imparável.

Como não podia deixar de ser em uma pista de rua e desconhecida de todo mundo, rolou a bandeira vermelha já nos 10 minutos derradeiros, com Scott McLaughlin rodando e batendo na barreira de pneus da curva 6, danificando consideravelmente a traseira da Penske.

A bandeira verde até voltou, mas o caos estava instaurado. Assim que recomeçou a ação, Rossi deu no muro e trouxe nova bandeira vermelha. A direção de prova, então, prometeu mais uma volta rápida a todos – exceto McLaughlin e Rossi. Caos, porém. Chilton, Dixon e Pagenaud rodaram e, no fim, ninguém melhorou nada.

Indy 2021, GP de Nashville, TL2:

1C HERTAAndretti Honda1:15.353 20
2A ROSSIAndretti Honda1:15.829+0.47615
3S DIXONGanassi Honda1:15.884+0.53117
4A PALOUGanassi Honda1:15.981+0.62819
5S BOURDAISFoyt Chevrolet1:16.014+0.66117
6F ROSENQVISTMcLaren Chevrolet1:16.024+0.67117
7M ERICSSONGanassi Honda1:16.161+0.80819
8P O’WARDMcLaren Chevrolet1:16.280+0.92716
9R VEEKAYCarpenter Chevrolet1:16.319+0.96622
10S McLAUGHLINPenske Chevrolet1:16.488+1.13517
11S PAGENAUDPenske Chevrolet1:16.590+1.23719
12H CASTRONEVESMeyer Shank Honda1:16.671+1.31820
13J HARVEYMeyer Shank Honda1:16.674+1.32116
14W POWERPenske Chevrolet1:16.702+1.34922
15R GROSJEANDale Coyne Honda1:16.867+1.51418
16G RAHALRLL Honda1:16.992+1.63912
17E JONESDale Coyne Honda1:17.030+1.67718
18J NEWGARDENPenske Chevrolet1:17.048+1.69517
19J HINCHCLIFFEAndretti Honda1:17.109+1.75619
20S FERRUCCIRLL Honda1:17.132+1.77918
21R HUNTER-REAYAndretti Honda1:17.210+1.85717
22J JOHNSONGanassi Honda1:17.213+1.86020
23C DALYCarpenter Chevrolet1:17.344+1.99117
24M CHILTONCarlin Chevrolet1:17.896+2.54317
25T SATORLL Honda1:18.153+2.80020
26D KELLETTFoyt Chevrolet1:18.579+3.22622
27C WAREDale Coyne Honda1:20.837+5.48420

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
WEB STORIES: Como ficou o top-10 da Indy após o GP de Mid-Ohio?

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.