Com três rodadas duplas e retorno de Pocono e Houston, Indy anuncia calendário para 2013

Próxima temporada terá início em 24 de março, em São Petersburgo. A SP Indy 300, etapa brasileira da categoria, está confirmada para 5 de maio, nas ruas do Anhembi. A grande novidade está na inclusão de três rodadas duplas, nos circuitos de Detroit, Toronto e Houston

Duas semanas depois do término da temporada 2012, a Indy oficializou, na noite do último domingo (30), o calendário de 2013. Serão, ao todo, 19 provas, apenas cinco delas em circuitos ovais. A SP Indy 300, etapa brasileira da categoria, nas ruas do Anhembi, em São Paulo, está marcada para 5 de maio.

As grandes novidades estão por conta da adoção de três rodadas duplas, todas disputadas em circuitos mistos, o retorno de pistas tradicionais para a categoria, como o trioval de Pocono e o traçado urbano de Houston, além da Tríplice Coroa, que visa premiar com bônus de US$ 1 milhão quem vencer as 500 Milhas de Indianápolis, Pocono e a prova final, em Fontana. A baixa é Edmonton, que está fora do calendário.

A temporada terá início em 24 de março, novamente nas ruas de São Petersburgo, na Flórida. Duas semanas depois, será a vez de Barber, no Alabama, receber a Indy, no primeiro circuito permanente do calendário. Já em 21 de abril, o tradicional circuito urbano de Long Beach, na Califórnia, abriga a terceira etapa da temporada.

Única etapa no Brasil, a SP Indy 300, no Anhembi, está marcada para 5 de maio (Foto: Indycar/LAT Photographic)

A SP Indy 300, nas ruas do Anhembi, em São Paulo, está confirmada para 5 de maio. Depois da corrida no Brasil, pilotos e equipes voltam para os Estados Unidos para os treinos que antecedem a prova mais importante do ano, as 500 Milhas de Indianápolis, etapa marcada para 26 de maio, a primeira da tríplice coroa.

Menos de uma semana depois, Detroit recebe a primeira rodada dupla da temporada, com corridas no sábado, dia 1º de junho, e no dia seguinte. Uma semana depois, o oval de Fort Worth, no Texas, sedia a oitava etapa da temporada. Na sequência, no dia 15, será a vez de Milwaukee, um dos circuitos mais antigos do mundo, receber a Indy e, uma semana depois e novamente em um oval, Iowa encerra uma maratona de cinco corridas em junho, no dia 23.

Pocono, circuito tradicional no automobilismo norte-americano, sobretudo para a Nascar, voltará a receber uma prova da Indy depois de 14 anos. A última edição da principal categoria de monopostos das Américas no circuito de Pocono aconteceu em 1989. Desta vez, a pista receberá a 11ª etapa da temporada, a segunda da Tríplice Coroa. Vale lembrar que, caso um piloto vença duas das três provas da Tríplice Coroa, receberá um bônus de US$ 250 mil.

Seis dias depois da etapa de Pocono, a Indy vai para o Canadá para disputar uma rodada dupla nas ruas de Toronto, em 13 e 14 de julho. A categoria fará uma pausa de quatro semanas e voltará às pistas em 4 de agosto com a etapa no circuito misto de Mid-Ohio. Três semanas depois e, no dia 25, a Indy corre em outro circuito misto, em Sonoma. Sete dias depois, Baltimore receberá a 16ª etapa da temporada.

O calendário prevê um mês e cinco dias de pausa entre as etapas de Baltimore e Houston. Aliás, o circuito de rua texano voltará a receber a categoria. Na época da Champ Car, o traçado sediou corridas até o ano de 2007. Houston também sediará uma rodada dupla, assim como Detroit e Toronto, outros dois circuitos urbanos tradicionais no automobilismo norte-americano. E Fontana, na Califórnia, encerra a temporada em 19 de outubro, fechando a Tríplice Coroa em uma prova noturna.

Randy Bernard, dirigente máximo da Indy, se mostrou empolgado com o formato do calendário da próxima temporada. “É importante proporcionar oportunidades para gerar exposição adicional para o nosso esporte, expandindo nosso calendário de corridas, e nós sentimos que o calendário de 2013 certamente desafiará os mais rápidos e versáteis pilotos do mundo, com uma mistura poderosa de ovais e circuitos mistos e urbanos”.

Indy, temporada 2013, calendário oficial:

 

 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.