Dixon supera Sato no fim e lidera TL2 das 500 Milhas de Indianápolis. Alonso bate
Scott Dixon surgiu nos instantes derradeiros para fazer a melhor volta do segundo dia de treinos livres da Indy 500. Fernando Alonso protagonizou o primeiro acidente da edição 104, mas fechou em 8º. Tony Kanaan foi 14º e Helio Castroneves ficou em 16º
O segundo dia de treinos livres da Indy 500 viu Scott Dixon mostrar a força da Ganassi e Fernando Alonso sofrer o primeiro acidente da 104ª edição. Nesta quinta-feira (13), o neozelandês puxou a fila com 39s805, enquanto o espanhol foi o oitavo, mas danificou bem o carro na hora final da atividade.
O líder do campeonato só foi aparecer mesmo na sessão nos instantes finais. Faltavam pouco mais de 15 minutos quando Dixon fez a ótima volta que arrancou a liderança das mãos de Takuma Sato. O japonês da RLL, aliás, ficou na dianteira quase que o dia todo, e fechou em segundo.
Relacionadas
Apesar do acidente típico de alguém com pouca experiência em oval, já que desceu muito na curva 4, Alonso conseguiu a oitava colocação. O espanhol teve 126 voltas, boa quilometragem para o segundo dia. Quem começa a Indy 500 2020 de forma bem consistente é Marco Andretti. Assim como no TL1, o americano andou no grupo da frente e ficou em terceiro, seguido por Conor Daly e o novato Álex Palou.
Os brasileiros tiveram desempenhos mais discretos que no TL1. Tony Kanaan completou 83 voltas e foi 14º, enquanto Helio Castroneves teve 120 giros na conta e a 16ª colocação. Josef Newgarden foi só 18º, atrás de James Hinchcliffe, que liderou o primeiro dia.
Sem vácuo, destaque para Jack Harvey, o mais veloz ao atingir 222.123. Na sequência apareceram Colton Herta e Ryan Hunter-Reay. O terceiro dia de atividades é nesta sexta-feira, a Fast Friday, com início marcado para 12h (em Brasília).
Confira como foi o TL2 em Indianápolis:
O segundo dia de atividades em Indianápolis começou às 12h (em Brasília), com os termômetros marcando 27ºC, uma tempertura até abaixo das esperadas para a época do ano e para a corrida, que acontece na próxima semana. A expectativa era ver se a Honda manteria a vantagem para a Chevrolet e se Ben Hanley conseguiria andar com o carro DragonSpeed, após ficar sem tempo no TL1.
O início do TL2 foi bastante morno e até demorou um pouco para que Conor Daly superasse a barreira de 40s. Takuma Sato, na sequência, tomou a dianteira com 39s931 e liderou os 30 minutos iniciais seguido por Daly e Charlie Kimball.
Fernando Alonso só foi para a pista ali pelas 12h50, mas logo na segunda volta já mostrou que estava disposto a boas marcas. O espanhol virou 40s114, escalando de cara para a quarta colocação. Álex Palou, enquanto isso, apresentava alguns probleminhas em seu carro.
Com 5 horas de atividades pela frente, Sato seguia na dianteira, mas com volta ainda melhor: 39s877. Apenas o japonês e Daly seguiam abaixo dos 40s, enquanto Kimball, Alonso e James Davison vinham na sequência. A DragonSpeed ao menos aparentemente se livrava dos problemas eletrônicos e preparava a entrada de Ben Hanley para tentar completar as voltas e velocidades obrigatórias no programa de orientação de novatos e pilotos de fora do grid regular, algo que provavelmente ocorreria apenas no fim do dia.
A hora seguinte continuou sem a presença de Hanley, único ausente no TL2 até então. Tony Kanaan e Helio Castroneves andavam em ritmo interessante e parecido, com o piloto da Foyt em 11º e o da Penske em 13º.
Já começava a chamar a atenção como alguns pilotos entravam naquela espécie de maratona: Rinus VeeKay, Pato O’Ward e Alonso já superavam as 50 voltas completadas. Entre os tempos sem vácuo, Colton Herta comandava com 221.895 mp/h.
Veio a bandeira amarela para inspeção na pista quando faltavam 4 horas para o fim do dia em Indianápolis. Sato seguia na frente com Daly, Kimball, Alonso, Davison, Oliver Askew, VeeKay, Jack Harvey, Marco Andretti e Herta no top-10.
Os 60 minutos seguintes foram os mais discretos do dia até então. Na realidade, ainda que alguma quilometragem fosse adquirida, os tempos ficaram bem pouco mexidos. O destaque foi para Ryan Hunter-Reay, que entrou com a sétima melhor marca ao cravar 40s151, um tempo melhor que o que havia lhe garantido a quarta colocação no TL1.
Mas foi uma hora marcada pelas inspeções de pista e uma simulação de tráfego, que tomaram quase 20 minutos ali. Com três horas para o final, top-10 seguia igual, com Sato na ponta, enquanto a DRR sofria bastante e tinha Sage Karam e JR Hildebrand, respectivamente, em 31º e 32º.
A sessão seguia com boa quilometragem, alguns stints interessantes, mas pouca velocidade. Só Herta que dava uma evoluída, com duas boas voltas seguidas para subir para sétimo e, depois, terceiro, com 40s063. Na inspeção de pista das 2 horas para o fim, os 32 pilotos vinham no mesmo segundo.
Era momento, então, do famoso happy-hour, com muitos carros na pista e, geralmente, marcas que vão caindo até o fim do dia. A pista não demorou nada para encher, parecia questão de tempo para que Sato deixasse a ponta.
Aí veio Marco, assim como no TL1, andando muito forte para subir ao segundo lugar com 39s956. Veio também Álex Palou, que escalou o pelotão até a quarta colocação, mas foi outro espanhol que chamou a atenção naquela reta final de TL2. Só que por um motivo ruim.
Alonso desceu muito na saída da curva 4, perdeu o controle e deu no muro, causando o primeiro acidente dos treinos livres da 104ª edição. Tudo bem com ele, mas não com o carro, que ficou bem danificado.
A bandeira verde voltou com pouco mais de 30 minutos pela frente e aí veio Scott Dixon. Calminho, discreto, o neozelandês foi aparecer ali na reta final e virou uma baita volta em 39s805, tomando a dianteira de Sato. Pouquinho depois daquilo, uma amarela para inspeção de pista que basicamente encerrou o dia.
A bandeira verde até voltou para os 5 minutos finais, mas nada que mudasse a cotação do dólar e nem as primeiras colocações. Dixon puxou a fila, Alonso em oitavo, Kanaan em 14º e Castroneves em 16º.
Indy 2020, 500 Milhas de Indianápolis, TL2:
1 | S DIXON | Ganassi Honda | 39.805 | 107 | |
2 | T SATO | RLL Honda | 39.877 | +0.072 | 122 |
3 | M ANDRETTI | Andretti Honda | 39.956 | +0.151 | 86 |
4 | C DALY | Carpenter Chevrolet | 39.981 | +0.176 | 125 |
5 | A PALOU | Dale Coyne Honda | 40.005 | +0.200 | 119 |
6 | C HERTA | Andretti Honda | 40.052 | +0.247 | 123 |
7 | C KIMBALL | Foyt Chevrolet | 40.069 | +0.264 | 100 |
8 | F ALONSO | McLaren Chevrolet | 40.114 | +0.309 | 126 |
9 | J DAVISON | Dale Coyne Honda | 40.122 | +0.317 | 117 |
10 | O ASKEW | McLaren Chevrolet | 40.150 | +0.345 | 102 |
11 | R HUNTER-REAY | Andretti Honda | 40.151 | +0.346 | 82 |
12 | R VEEKAY | Carpenter Chevrolet | 40.166 | +0.361 | 136 |
13 | J HARVEY | Meyer Shank Honda | 40.209 | +0.404 | 126 |
14 | T KANAAN | Foyt Chevrolet | 40.231 | +0.426 | 83 |
15 | Z VEACH | Andretti Honda | 40.240 | +0.435 | 132 |
16 | H CASTRONEVES | Penske Chevrolet | 40.245 | +0.440 | 120 |
17 | J HINCHCLIFFE | Andretti Honda | 40.245 | +0.440 | 111 |
18 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | 40.247 | +0.442 | 97 |
19 | G RAHAL | RLL Honda | 40.305 | +0.500 | 103 |
20 | P O’WARD | McLaren Chevrolet | 40.319 | +0.514 | 138 |
21 | S FERRUCCI | Dale Coyne Honda | 40.346 | +0.541 | 98 |
22 | S PIGOT | RLL Honda | 40.351 | +0.546 | 80 |
23 | W POWER | Penske Chevrolet | 40.363 | +0.558 | 123 |
24 | F ROSENQVIST | Ganassi Honda | 40.423 | +0.618 | 141 |
25 | M ERICSSON | Ganassi Honda | 40.426 | +0.621 | 123 |
26 | A ROSSI | Andretti Honda | 40.435 | +0.630 | 96 |
27 | S PAGENAUD | Penske Chevrolet | 40.501 | +0.696 | 101 |
28 | D KELLETT | Foyt Chevrolet | 40.548 | +0.743 | 141 |
29 | J HILDEBRAND | DRR Chevrolet | 40.617 | +0.812 | 91 |
30 | E CARPENTER | Carpenter Chevrolet | 40.621 | +0.816 | 108 |
31 | S KARAM | DRR Chevrolet | 40.630 | +0.825 | 66 |
32 | M CHILTON | Carlin Chevrolet | 40.797 | +0.992 | 54 |
33 | B HANLEY | DragonSpeed Chevrolet | 0 |