Rosenqvist lidera dia 1 de classificação da Indy 500. Kanaan avança e Castroneves fica fora

Felix Rosenqvist desbancou o companheiro de equipe Alexander Rossi e foi o mais rápido do sábado de classificação da Indy 500. Tony Kanaan vai disputar a pole

O sueco Felix Rosenqvist surpreendeu e anotou o tempo mais rápido do primeiro dia de classificação da Indy 500. Com tempo de 2min33s881, anotado já na reta final deste sábado (20), o piloto do carro #6 da McLaren desbancou o companheiro de equipe Alexander Rossi para ficar com o primeiro posto.

Com apenas uma tentativa, Rossi se manteve no segundo lugar, fechando um 1-2 da McLaren. Na sequência, veio o espanhol Álex Palou, da Ganassi, com 2min34s243, seguido pelo holandês Rinus VeeKay, da Carpenter. Vencedor de 2008, Scott Dixon fechou o top-5, também de Ganassi.

Em sua despedida da Indy 500, Tony Kanaan vai disputar a pole-position. O brasileiro da McLaren conseguiu se colocar no top-12 apenas na terceira tentativa, mas com o tempo de 2min34s276, se colocou na sexta posição e vai tentar repetir o feito de 2005 no domingo.

O japonês Takuma Sato foi o sétimo colocado após ter anotado a volta mais rápida dos treinos livres. Pato O’Ward, de McLaren, foi oitavo, seguido pelo surpreendente Santino Ferrucci, da Foyt. Vencedor em 2022, Marcus Ericsson vai disputar a pole após ficar com o décimo tempo. Benjamin Pedersen e Will Power completam a lista dos classificados.

Quatro vezes vencedor da Indy 500, Helio Castroneves, da Meyer Shank teve um susto ao tocar o muro na primeira tentativa deste sábado, mas conseguiu ir para a pista em outras oportunidades e escapou da zona do bump com tranquilidade, apesar de largar apenas em um distante 20º lugar.

A disputa da última fila terá três carros da RLL. Com péssimo ritmo, apenas Katherine Legge conseguiu a classificação direta na 10ª fila. Graham Rahal, Jack Harvey e Christian Lundgaard vão disputar o bump com Sting Ray Robb, da Dale Coyne.

A classificação da Indy 500 tem sequência neste domingo, a partir das 15h00 (de Brasília, GMT-3), com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.

Saiba como foi o sábado de classificação da Indy 500:

O primeiro piloto na pista foi o vencedor de 2014, o americano Ryan Hunter-Reay, da Dreyer & Reinbold Racing. O veterano não teve uma tentativa tão forte, marcando 2min35s431 O segundo na pista foi Colton Herta, da Andretti, que foi melhor que o antigo companheiro de equipe, mas por uma margem muito pequena, indo a apenas 2min35s205 O terceiro na pista foi Will Power, vencedor de 2018 e atual campeão da Indy, com a Penske. O australiano ultrapassou os concorrentes com 2min35s952.

Quatro vezes vencedor, o brasileiro Helio Castroneves, da Meyer Shank, foi o quarto a sair. Com um erro na segunda volta, o veterano acabou com a pior marca do momento, em 2min36s242. Quem veio na sequência do brasileiro foi o americano Marco Andretti, que marcou 2min35s385. Atual ganhador da Indy 500, Marcus Ericsson veio com a favorita Ganassi e cravou 2min34s682, a melhor parcial.

O toque de Castroneves no muro (Vídeo: Indycar)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

O dinamarquês Christian Lundgaard veio com a RLL e confirmou o mau desempenho da equipe, colocando apenas 2min36s167. Vencedor de 2016, Alexander Rossi foi o primeiro McLaren na pista. O americano voou na pista, cravando 2min35s156 e roubando o primeiro lugar. Vencedor de 2008 e pole em cinco oportunidades, Scott Dixon também foi bem com a Ganassi, cravando 2min34s563, pulando ao segundo posto.

Quem veio na pista a seguir foi o vencedor de 2019, Simon Pagenaud, com a Meyer Shank. O tempo do francês foi mediano, em 2min35s381. Na sequência, apareceu o novato Benjamin Pedersen, da Foyt, que surpreendeu a todos com o tempo de 2min34s679, pulando para o terceiro lugar. Na sequência, veio Sting Ray Robb, que com a Dale Coyne, superou Castroneves e cravou o pior tempo geral, com 2min36s552.

Josef Newgarden e Scott McLaughlin, ambos da Penske, optaram por sair da fila das tentativas garantidas. Quando Felix Rosenqvist apareceu na pista, o sueco cravou um impressionante 2min34s440 e fez uma dobradinha com Rossi. O brasileiro Tony Kanaan veio em seguida com a McLaren. Apesar de começar bem, acabou perdendo ritmo na terceira volta e ficou apenas com 2min34s874, na sexta posição parcial. Ed Carpenter foi o primeiro piloto da ECR na pista. E marcou 2min34s759, à frente de Kanaan.

Rinus VeeKay pela Carpenter (Foto: Indycar)

RC Enerson entrou na pista cercado de curiosidade por conta da sua performance com a modesta Abel Motorsport. O americano começou de forma surpreendente, mas caiu nas duas últimas voltas e fechou com 2min35s757, na 13ª posição. Na sequência, Jack Harvey tentou conduzir a problemática RLL para posições melhores, porém só ficou à frente de Ray Robb. O tempo do britânico foi de 2min36s454.

Devlin DeFrancesco, de Andretti, foi outro a ter um tempo mediano, com 2min35s659. Pressionado, Graham Rahal, de RLL, terminou com o pior tempo em 2min37s531.

Rinus VeeKay, de Carpenter, impressionou com 2min34s244, pulando para o segundo lugar. Um dos favoritos, Pato O’Ward veio de McLaren e cravou 2min34s339, subindo para terceiro. Candidato ao bump, Callum Ilott ficou com 2min38s088 com a Juncos, superando Graham Rahal e ocupando a última posição.

Na vez do britânico Stefan Wilson, o piloto conseguiu um seguro tempo de 2min35s604. Um dos favoritos a anotar a pole-position, Takuma Sato anotou 2min34s601 com a Ganassi, se colocando dentro do top-12. David Malukas, de Dale Coyne, não impressionou, com 2min35s993, se colocando apenas no top-20.

Takuma Sato cravou a volta mais rápida da sexta-feira (Foto: Indycar)

Santino Ferrucci confirmou o bom momento da Foyt e marcou 2min34s409, pulando para o quarto lugar. De Ganassi, o espanhol Álex Palou quase tirou Rossi da ponta, mas se contentou com o segundo lugar, marcando 2min34s243. Romain Grosjean, de Andretti, não conseguiu entrar no top-12, anotando 2min35s174. Companheiro de equipe, Kyle Kirkwood também não entrou no top-12, com 2min34s911.

Com expectativas baixas pelo mau desempenho da RLL, Katherine Legge foi a melhor do time, com 2min35s797, escapando da zona de bump. O mesmo para Agustín Canapino, da Juncos, com 2min35s628.

Ao fim das tentativas garantidas, Rossi tinha a liderança. Palou, VeeKay, O’Ward, Ferrrucci, Rosenqvist, Dixon, Sato, Pedersen, Ericsson, Carpenter e Kanaan eram os classificados. Robb, Ilott, Rahal, Newgarden e McLaughlin [estes últimos ainda sem tempos cronometrados], eram os nomes do bump.

Scott McLaughlin finalmente foi para a pista. O neozelandês da Penske cravou 2min34s836, tirando Kanaan do top-12. Hunter-Reay apagou o tempo e voltou para a pista, anotando a 17ª posição. Josef Newgarden veio para a primeira tentativa e conseguiu o 12º posto, acima de Newgarden.

Castroneves, já dentro da zona de bump, foi para a segunda tentativa e conseguiu pular ao 20º posto. Graham Rahal também foi para a pista, mas o tempo o colocou como apenas o 32º, sem sair da lista dos pilotos que disputam a última fila. Pagenaud também foi para a pista mais uma vez, ficando em 22º.

Marcus Ericsson buscou um tempo melhor para seguir no top-12, mas não teve evolução. Stefan Wilson também não melhorou tempo, enquanto Lundgaard pulou de 30º para 29º. Will Power conseguiu pular de 17º para 11º, tirando Newgarden da lista dos que avançavam ao top-12.

Buscando finalmente sair da zona de bump, Callum Ilott conseguiu, anotando 2min35s721 e pulando para 17º, colocando Lundgaard de volta na fila. Quando Jack Harvey tentou entrar no top-30, a própria Indy interviu e interrompeu o britânico, que estava lento demais. O mesmo aconteceu com o companheiro de equipe Christian Lundgaard.

Tony Kanaan partiu para alcançar o top-12, e conseguiu empatar com Ed Carpenter ao cravar 2min34s759, ficando em 13º. Devlin DeFrancesco também apareceu na pista, subindo ao 25º lugar, se afastando da zona do bump. Vencedor em 2008, Scott Dixon tentou melhorar o próprio tempo para ter mais conforto no top-12 e conseguiu, subindo para o quarto posto, com 2min34s258.

O trio da Andretti formado por Colton Herta, Kyle Kirkwood e Romain Grosjean partiu para a pista. Apenas Kirkwood conseguiu melhorar, indo para 14º. Em 26º, Agustín Canapino buscou mais conforto, mas tocou o muro na curva 1 e acabou abordando a tentativa. O contato gerou uma bandeira amarela para inspeção na pista.

Agustín Canapino bateu contra o muiro na classificação da Indy 500 (Vídeo: Reprodução / Indy)

Takuma Sato já estava no top-12, mas buscou mais segurança para evitar correr risco de eliminação e pulou para quinto, com 2min34s293. Marco Andretti foi para uma terceira tentativa, mas acabou abortando por ver que não melhoraria. Em 10º, Ericsson voltou para tentar escapar da bolha, e avançou ao nono posto.

Sonhando com melhoria, Helio voltou para a pista, mas abandonou a terceira tentativa após duas voltas. Quem decidiu partir então foi Josef Newgarden, também desistindo. O próximo na fila era Kyle Kirkwood, que marcou 2min34s731 e tirou Carpenter do top-12. Nas duas horas finais, a busca para sair da zona de bump ficou forte. Graham Rahal tentou, mas sem sucesso.

David Malukas, por sua vez, teve mais sucesso, indo para a 30ª posição, mas a sorte do americano durou pouco, com Christian Lundgaard entrando pouco tempo depois e colocando o piloto da Dale Coyne de volta na zona. Tony Kanaan partiu para mais uma tentativa de entrada no top-12. O brasileiro cravou 2min34s276, pulando para o quinto lugar e se colocando entre os classificados.

A volta de Rosenqvist (Vídeo: Indycar)

Quando ninguém esperava, Felix Rosenqvist surpreendeu e cravou 2min33s881, finalmente tirando Rossi do topo da tabela. Ed Carpenter, Colton Herta, Simon Pagenaud e Romain Grosjean vieram para a pista, todos sem melhorias. Quem surpreendeu foi Scott McLaughlin, que quase buscou uma vaga no top-12, mas ficou em 14º.

Stefan Wilson e Ryan Hunter-Reay vieram para a pista e mantiveram as posições. Graham Rahal e Jack Harvey tentaram sair da zona do bump, mas a própria Indy abortou as tentativas dos pilotos da RLL. Malukas teve mais sorte, cravando 2min35s327 e pulando para 23º, empurrando Lundgaard de volta para a briga da última fila.

Josef Newgarden tirou o 18º tempo para ter a prioridade e buscar a presença no top-12. Não deu certo, ficando apenas em 17º. Sting Ray Robb veio para a pista e tentou sair da zona de bump, mas sem sucesso. Christian Lundgaard foi o último piloto a tentar escapar da briga da última fila, mas não conseguiu.

Indy 2023, 500 Milhas de Indianápolis, Dia 1, Classificação:

1F ROSENQVISTMcLaren Chevrolet2:33.881 
2A ROSSIMcLaren Chevrolet2:34.156+0.275
3A PALOUGanassi Honda2:34.243+0.362
4R VEEKAYCarpenter Chevrolet 2:34.244+0.363
5S DIXONGanassi Honda2:34.258+0.377
6T KANAANMcLaren Chevrolet2:34.276+0.395
7T SATOGanassi Honda2:34.293+0.412
8P O’WARDMcLaren Chevrolet2:34.339+0.458
9S FERRUCCIFoyt Chevrolet2:34.409+0.528
10M ERICSSONGanassi Honda2:34.486+0.605
11B PEDERSENFoyt Chevrolet2:34.679+0.798
12W POWERPenske Chevrolet2:34.693+0.812
13E CARPENTERCarpenter Chevrolet 2:34.712+0.831
14S MCLAUGHLINPenske Chevrolet2:34.720+0.839
15K KIRKWOODAndretti Honda2:34.731+0.850
16C DALYCarpenter Chevrolet 2:34.883+1.002
17J NEWGARDENPenske Chevrolet2:34.903+1.022
18R HUNTER-REAYDRR Chevrolet2:35.083+1.202
19R GROSJEANAndretti Honda2:35.174+1.293
20H CASTRONEVESMeyer Shank Honda2:35.203+1.322
21C HERTAAndretti Honda2:35.205+1.324
22S PAGENAUDMeyer Shank Honda2:35.253+1.372
23D MALUKASDale Coyne Honda2:35.327+1.446
24M ANDRETTIAndretti Honda2:35.385+1.504
25S WILSONDRR Chevrolet2:35.408+1.527
26D DEFRANCESCOAndretti Honda2:35.606+1.725
27A CANAPINOJuncos Chevrolet2:35.628+1.747
28C ILOTTJuncos Chevrolet2:35.721+1.840
29R ENERSONAbel Chevrolet2:35.757+1.876
30K LEGGERLL Honda2:35.797+1.916
31C LUNDGAARDRLL Honda  
32G RAHALRLL Honda  
33S RAY ROBBDale Coyne Honda  
34J HARVEYRLL Honda  
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.