GUIA 2022: Kanaan disputa apenas Indy 500 pelo foco em segundo anel
Tony Kanaan tem uma missão diferente na Indy em 2022: vai disputar apenas as 500 Milhas de Indianápolis. E é com foco total em maio que o baiano busca o segundo anel no Brickyard
Aos 47 anos, Tony Kanaan inicia uma nova jornada na Indy, mas agora em contexto diferente: com a Ganassi, vai disputar apenas as 500 Milhas de Indianápolis. É um esquema diferente de 2021, quando substituiu Jimmie Johnson em todos os ovais da temporada. Como o heptacampeão da Nascar resolveu entrar no programa completo, o brasileiro agora se dedica apenas ao sonho de repetir o feito de 2013.
“Na verdade, está confirmado que só vou fazer as 500 Milhas, a não ser que aconteça alguma coisa bem atípica em relação ao Jimmie Johnson e outras coisas. Você não vai me ver correr em outra equipe, porque o Chip nunca iria deixar, principalmente nos ovais, que ele sabe que a gente manda muito bem. Se não acontecer nada de atípico na Ganassi, vamos fazer apenas as 500 Milhas neste ano”, contou Kanaan em entrevista exclusiva ao GRANDE PRÊMIO.
O atual vencedor das 500 Milhas de Indianápolis é o compatriota e amigo Helio Castroneves, que venceu a prova pela quarta vez na estreia pela Meyer Shank. Perguntado sobre, Tony recusou “inspiração” no feito do colega, que também fez uma preparação especial sabendo que não se preocuparia com o restante do calendário.

LEIA TAMBÉM
+GUIA 2022: O’Ward e Herta saem em busca de título para seguir sonho de alcançar F1
+GUIA 2022: Penske atrás de reação, Andretti renovada e Ganassi no topo do grid da Indy
+GUIA 2022: Indy entra em batalha de gerações com Palou favorito ao bicampeonato
“Não mudou nada, a gente sempre teve a mesma confiança. Olhe para mim no ano passado, estávamos quase na mesma situação. O Helio foi só para fazer Indianápolis, e a minha primeira corrida foi Indianápolis, então eu não tenho dúvidas que podemos chegar lá e ganhar a corrida. O problema é que existem os entendidos de automobilismo que não acham que isso é possível. Indianápolis é mais possível do que as outras porque é uma semana de treino, você tem o tempo de se adaptar. Em outro oval da Indy, você chega lá no sábado, treina 30 minutos, classifica e corre. Você ficar seis meses fora do carro e achar que vai acontecer é mais difícil”, afirmou.
“Em Indianápolis, a gente tem segunda, terça, quarta. quinta e sexta-feira para treinar, das 10 da manhã até às 5 da tarde. A gente treina mais nessa semana do que os pilotos andam no ano inteiro. Para mim, não mudou, eu não tinha dúvidas de que o Helio estaria forte, e nós também, já que largamos da segunda fila e com um carro que só ia fazer aquela corrida”, seguiu.
Fazendo a temporada completa da Stock Car, Kanaan falou sobre a experiência de se preparar apenas para a disputa da Indy 500 e como teve de se acostumar com isso na hora de traçar o foco para 2021.
“Você tem mais tempo para se preparar para outras coisas. Fazendo o campeonato inteiro, você tem a primeira corrida em St. Pete, tem que focar em St. Pete que é um circuito de rua, depois vai pra Barber que é um circuito misto. Você vai pensar em Indianápolis lá depois do GP de Indianápolis que é uma semana antes. Eu estou pensando em Indianápolis desde janeiro. Não sei se é vantagem, mas é uma característica que tive que acostumar um pouco”, concluiu.
Enquanto a temporada tem início no dia 27 de fevereiro, com o GP de São Petersburgo, Tony disputa as 500 Milhas de Indianápolis no dia 29 de maio.
GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?
Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.
Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.
Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube