GUIA 2024: Newgarden vira rei dos ovais e busca regularidade para tirar tri dos sonhos

Josef Newgarden quebrou a sequência de vice-campeonatos com um ano de altos e baixos apesar de vitória nas 500 Milhas de Indianápolis. 2024 traz a chance de resposta

Depois do título de 2019, Josef Newgarden emendou três vice-campeonatos em sequência. Cada um, teve um motivo específico para acontecer. Quando a Indy chegou a 2023, era evidente que o americano viria forte em mais uma briga pelo título, e o ano acabou sendo especial para sua carreira por conta da incrível vitória nas 500 Milhas de Indianápolis. Porém, a falta de consistência o deixou abaixo no restante do ano. Para 2024, é imprescindível que isso se recupere.

Josef tem se consolidado como o principal piloto de oval da Indy na atualidade. Em 2023, foram 4 vitórias em 5 corridas, perdendo apenas com o acidente surpreendente em Gateway, que o tirou definitivamente da briga pelo título. Porém, algo que tem complicado as campanhas de Newgarden são os inícios ruins de campeonato, além de ter sofrido um ano de poucos brilhos em circuitos de rua ou mistos.

Consistência sempre é chave na Indy, mas a partir do momento em que o nível é elevado (visto a temporada super regular de Will Power em 2022 e a forma com que Álex Palou capitalizou em toda chance possível em 2023), não há muito espaço para brigar pelo título com a penca de resultados muito abaixo que Josef registrou, seja por azar, batidas em largadas ou erros estratégicos.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Tw
itch clicando aqui!

Josef Newgarden: vem o tri (Foto: Indycar)

O americano venceu 8 dos últimos 11 ovais da Indy, e o próximo campeonato terá 7 de 17 provas neste tipo de circuito. É uma vantagem para o lado de Newgarden, mas também é a hora de voltar a ser o piloto completo e de grandes exibições em todos os tipos de pista. É o momento de aliar a regularidade e contar com uma carta na manga para a hora que desequilibrar.

Da mesma forma em que já pode ser reconhecido como um dos grandes pilotos de todos os tempos da Indy, a falta do tricampeonato começa a incomodar Newgarden. Ele está, hoje, na mesma prateleira de Palou, que por mais espetacular que seja, tem apenas 5 anos de carreira na Indy. Josef já caminha para a oitava temporada na Penske.

Apesar de vir de um ano em baixa, Newgarden tem moral o suficiente para recuperar a confiança antes colocada nos anos de título e dos três vice-campeonatos. Se quiser evitar de virar uma nova versão de Will Power, um piloto que também tem menos títulos do que deveria, será necessário começar o ano forte, algo que não aconteceu nas últimas três temporadas.

GRANDE PRÊMIO publica nesta semana um guia completo da Indy 2024.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.