GUIA 2024: Nic Giaffone aposta em maturidade para estreia na USF 2000

Nicolas Giaffone vem para a USF 2000 embalado pelo título da USF Juniors. Brasileiro segue na DEForce Racing e conta com a maturidade para dar mais passos rumo à Indy

Campeão da USF Juniors em 2023, Nicolas Giaffone dá um novo passo na carreira em 2024. O piloto segue na equipe DEForce Racing, mas agora para competir na USF2000, a terceira divisão entre as categorias de suporte da Indy. Embalado pelo feito do ano passado, o piloto passou por uma longa adaptação em busca de um ano chave na escada para eventualmente chegar na categoria principal.

Em entrevista exclusiva ao GRANDE PRÊMIO, Nic descreveu as primeiras impressões com os testes na nova categoria. O piloto levantou o título da USF Juniors com uma campanha de 6 vitórias ao longo do ano.

“Os primeiros testes com o carro foram muito positivos. É um carro muito diferente de guiar do júnior [USF Juniors], por mais que pareça o mesmo carro. Estou muito, muito ansioso e animado para a temporada porque eu acho que ela vai me levar para um nível completamente novo de dedicação, e de nível de pilotagem, e, para isso, eu estou muito animado para melhorar muito como atleta durante o ano”, afirmou.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Nicolas Giaffone é o campeão da USF Juniors (Foto: Gavin Baker/RF1)

Assim como em 2023, Giaffone fará uma parceria com Lucas Fecury dentro da DEForce Racing, já que o compatriota também subiu da USF Juniors. Nicolas descreveu o sentimento de compartilhar garagem com outro brasileiro. Eles são os únicos do país no campeonato.

“Tendo o [Lucas] Fecury como companheiro de equipe é muito bom. É sempre bom você estar falando sua língua-mãe nos boxes. Você ganha um parceiro durante o fim de semana, não para falar só sobre corrida, mas sobre tudo. Às vezes, tão importante quanto estar focado é ter um momento para dispersar também e recarregar”, revelou.

No primeiro ano de USF 2000, Giaffone não coloca pressão para brigar pelo título de imediato. O piloto projeta pequenas cobranças, passo a passo, para 2024. Recentemente, outro brasileiro conquistou a taça na categoria. Trata-se do pernambucano Kiko Porto.

“Não me coloco pressão ao título. Eu me coloco uma cobrança no meu dia a dia e nas minhas metas que eu tenho no dia a dia, porque eu acho que essas metas e essas pequenas conquistas que você vai tendo durante o seu dia, durante a sua semana e durante o seu mês, elas fazem você melhor para a sua temporada. Então, eu me cobro muito nas minhas metas para me manter sempre melhorando como atleta, como pessoa, mas não me cobro simplesmente pelo título, porque acho que, se cobrar só pela conquista maior, não te leva para frente. Você precisa de pequenas metas”, citou.

Nicolas Giaffone em Austin (Foto: Gavin Baker/RF1)

Nic também apontou as principais diferenças e a evolução como piloto em comparação com a passagem pela USF Juniors. Giaffone destacou a evolução no foco e na distribuição de energia para prioridades, adquirida com mais experiência na ainda curta carreira.

“O Nicolas da USF Juniors para o Nicolas da USF2000, acho que estou mais maduro. Estou entendendo mais como controlar o fim de semana de corrida, como controlar minha energia, ou o quanto de energia que eu coloco nas coisas e como eu direciono a minha energia, o meu pensamento e o meu foco para não gastar energia à toa. Então, eu acho que é um Nicolas mais focado, mais centrado, mais experiente, mas ainda com a mesma dedicação, o mesmo foco e com o mesmo amor e paixão pelo esporte”

Uma das grandes novidades para o ano de Giaffone é a estreia em circuitos de rua. São Petersburgo, que marca a abertura do campeonato, e Toronto, no Canadá, serão os desafios de Nic em traçados urbanos para 2024.

“A expectativa para São Petersburgo e Toronto, os circuitos de rua, é muita alta. Estou superanimado. Acho que vai ser uma experiência muito legal. Falam que é o mais próximo do kart que volta a ser e o que mais dá emoção, porque você está sempre próximo do muro. Então, estou muito animado para St. Pete na semana que vem e espero ter um bom fim de semana”, concluiu.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.