Herta volta a mostrar força da Honda e lidera TL3 em Portland. Newgarden é 2º
Colton Herta voltou a frustrar os candidatos ao título. O jovem piloto da Harding foi o único abaixo dos 58 segundos e liderou o último treino livre em Portland antes da classificação. Josef Newgarden ficou em segundo, enquanto os brasileiros amargaram a rabeira novamente
Colton Herta foi o mais rápido no terceiro treino livre da Indy em Portland. O jovem piloto da Harding comprovou a força da Honda no circuito e liderou a sessão com o tempo de 57s993. Ele foi o único a anotar uma marca abaixo dos 58 segundos.
Líder do campeonato, Josef Newgarden ficou com a segunda posição, seguido pelo companheiro de equipe Will Power. Scott Dixon foi o quarto, com Alexander Rossi em quinto. O top-10 ainda contou com Ryan Hunter-Reay, Jack Harvey, Graham Rahal, Felix Rosenqvist e Sébastien Bourdais. Simon Pagenaud, que também disputa o título e é segundo colocado na temporada, amargou o 17º lugar.
Os brasileiros Tony Kanaan e Matheus Leist se mostraram bons no início, mas foram superados ao longo do tempo e amargaram posições ruins. Leist foi o 20º, enquanto Kanaan ficou em 22º.
O treino classificatório da Indy em Portland está marcado para começar às 19h (de Brasília).
Saiba como foi o TL3 em Portland
Os carros não perderam tempo e partiram para a pista assim que a bandeira verde apareceu. Com 1min00s626, Sato foi o primeiro a tomar a ponta da sessão. Em seguida, ele anotou 59s067, mantendo a primeira posição, seguido por Ryan Hunter-Reay.
Com pouco mais de cinco minutos de treino, Hunter-Reay anotou 58s820, se tornando o primeiro na marca dos 58 segundos e tomando a liderança de Sato, e pouco tempo depois foi batido por Colton Herta, que marcou 58s668, provando a força dos carros de motor Honda. Herta ainda melhorou o tempo para 58s447.
Colton Herta (Foto: Indycar)
Felix Rosenqvist foi o primeiro a causar uma bandeira amarela, rodando na curva 1 ao passar sobre uma zebra. Josef Newgarden finalmente mostrou as caras, com 58s547 e pulando para segundo. Herta melhorou o tempo da liderança pela terceira vez consecutiva, agora com 58s367.
Com 13 minutos, Will Power se tornou o primeiro Chevrolet a assumir a liderança da sessão, com 58s365. O top-5 era formado por ele, Herta, Newgarden, James Hinchcliffe e Simon Pagenaud. Dixon não tinha aparecido na pista nos primeiros minutos, mas começou a dar voltas rápidas e escalou a tabela de classificação, aparecendo em 11º, e o giro seguinte levou o neozelandês ao quarto lugar.
Matheus Leist causou a primeira bandeira vermelha. O brasileiro da Foyt estava em bom ritmo, ocupava a oitava posição, até perder o carro na entrada da curva 2 e permanecer estacionado, até a ajuda dos comissários para retornar à pista.
Os pilotos colocaram os carros na pista com 25 minutos restantes. Josef Newgarden tomou a ponta, anotando 58s143. Alexander Rossi também veio com força e colocou 58s213, pulando para o segundo lugar. James Hinchcliffe, que era o 11º, também foi vítima da zebra na curva 1, derrapando o carro, mas conseguindo salvar e impedir uma batida.
A segunda bandeira vermelha veio com 16 minutos para o fim. O carro de Santino Ferrucci simplesmente apagou quando saiu do pit-lane, e ele precisou ser puxado de volta aos boxes. Após o reinício, Newgarden melhorou o próprio tempo, com 58s102.
Nos minutos finais, os pilotos colocaram novos pneus para a simulação de classificação, bagunçando as posições. Colton Herta marcou 57s993, tomando a ponta de Newgarden com menos de quatro minutos.
Ao final do treino, os pilotos se reuniram na saída do pit-lane para prestar homenagem ao francês Antoine Hubert, que morreu após grave acidente na corrida da Fórmula 2 na Bélgica.
Indy 2019, GP de Portland, TL3:
1 | C HERTA | Harding Honda | 57.994 | 18 | |
2 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | 58.102 | +0.108 | 25 |
3 | W POWER | Penske Chevrolet | 58.173 | +0.179 | 21 |
4 | S DIXON | Ganassi Honda | 58.182 | +0.188 | 21 |
5 | A ROSSI | Andretti Honda | 58.214 | +0.220 | 23 |
6 | R HUNTER-REAY | Andretti Honda | 58.233 | +0.239 | 21 |
7 | J HARVEY | Meyer Shank Honda | 58.278 | +0.284 | 20 |
8 | G RAHAL | RLL Honda | 58.325 | +0.331 | 26 |
9 | F ROSENQVIST | Ganassi Honda | 58.370 | +0.376 | 28 |
10 | S BOURDAIS | Dale Coyne Honda | 58.391 | +0.397 | 21 |
11 | M CHILTON | Carlin Chevrolet | 58.405 | +0.411 | 18 |
12 | T SATO | RLL Honda | 58.415 | +0.421 | 27 |
13 | S FERRUCCI | Dale Coyne Honda | 58.416 | +0.422 | 18 |
14 | J HINCHCLIFFE | SPM Honda | 58.446 | +0.452 | 25 |
15 | M ANDRETTI | Andretti Honda | 58.504 | +0.510 | 24 |
16 | Z VEACH | Andretti Honda | 58.512 | +0.518 | 24 |
17 | S PAGENAUD | Penske Chevrolet | 58.528 | +0.534 | 23 |
18 | C DALY | SPM Honda | 58.592 | +0.598 | 20 |
19 | S PIGOT | Carpenter Chevrolet | 58.711 | +0.717 | 25 |
20 | M LEIST | Foyt Chevrolet | 58.742 | +0.748 | 20 |
21 | C KIMBALL | Carlin Chevrolet | 58.757 | +0.763 | 21 |
22 | T KANAAN | Foyt Chevrolet | 58.910 | +0.916 | 22 |
23 | E JONES | Carpenter Chevrolet | 58.959 | +0.965 | 21 |
Paddockast #31 QUEM NA F1 PASSA DE ANO? |