Indy 500 prepara homenagem e põe carro de 2003 de De Ferran para andar antes de largada

Presidente do Indianapolis Motor Speedway, Doug Boles, no entanto, ainda não definiu o nome do piloto escolhido para guiar o carro de Gil de Ferran durante a homenagem

Doug Boles, presidente do Indianapolis Motor Speedway, anunciou nesta quarta-feira (22) que uma homenagem a Gil de Ferran está sendo preparada para acontecer momentos antes da largada das 500 Milhas de Indianápolis, sexta etapa da temporada 2024 da Indy, que acontece no próximo domingo.

De acordo com o dirigente norte-americano, o carro utilizado pelo brasileiro em 2003, ano em que venceu a prova, será colocado na pista para dar algumas voltas. O que ainda não foi definido, porém, é quem será o responsável por assumir o cockpit do bólido #6 da Penske.

Companheiro de equipe de Gil em 2003, Hélio Castroneves vai competir mais uma vez na edição deste ano, desta vez pela Meyer Shank, e deve ser um dos cotados para participar deste momento especial. Com quatro vitórias acumuladas em uma das corridas mais icônicas da história do automobilismo, o piloto de 49 anos revelou há alguns dias que usará um capacete em homenagem ao velho amigo, falecido no fim de 2023.

Bicampeão da Indy em 2000 2001, Gil venceu as 500 Milhas de Indianápolis em 2003, pela Penske. Naquela oportunidade, Castroneves foi o segundo colocado Tony Kanaan terminou em terceiro, completando um top-3 inteiramente brasileiro. A prova ainda teve Vítor Meira em 12ºAirton Daré em 24º Felipe Giaffone em 33º — os dois últimos abandonaram.

Carro de Gil de Ferran irá à pista antes da Indy 500 no próximo domingo (Foto: Indycar)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Aquela foi a quarta e última disputa de Gil na Indy 500. Anteriormente, o brasileiro havia chegado em 29º em sua primeira participação, em 1995, antes de conquistar um segundo lugar em 2001 ao perder justamente para Castroneves, em resultado inverso ao de 2003. Em 2002, foi décimo.

Além do capacete de Hélio, outras homenagens a De Ferran já aconteceram nos últimos meses. Durante os testes de pré-temporada da Fórmula 1 no Bahrein, em fevereiro, por exemplo, a torre principal do autódromo piscou em laranja e branco, cores da McLaren — equipe para a qual trabalhava como consultor — e mostrou as iniciais do brasileiro.

No início de maio, após a vitória de Lando Norrisque também já teve um capacete especial — no GP de Miami, a escuderia de Woking preparou uma placa dedicando o triunfo ao brasileiro, com os dizeres: “Essa foi pelo Gil”. “A primeira coisa que pensei foi que Gil e Mansour [Ojjeh, antigo acionista do grupo] não estavam aqui para ver nossa vitória. Gil morava na Flórida… bem, essa é para ele”, declarou Zak Brown na ocasião.

A 108ª edição das 500 Milhas de Indianápolis acontece no próximo domingo (26), com largada marcada para 13h38 (de Brasília, GMT-3).

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.