Indy e Nascar protagonizam novo embate e duelam por etapa em Long Beach
A Indy e a Nascar, as duas principais categorias do esporte a motor nos EUA, tentam adquirir parte do espólio de Kevin Kalkhoven, falecido em 2022, na holding que controla a corrida em Long Beach, na Califórnia
O circuito de Long Beach se tornou alvo de disputa entre a Indy e a Nascar. De acordo com a revista americana Racer, ambas categorias estão interessadas em parte das ações do evento no sul da Califórnia — um mercado visto com importância para o automobilismo estadunidense.
A prova de Long Beach tem como proprietária a Aquarium Holding, que tem estrutura societária formada por Gerald Forsythe, ex-dono da equipe que levava seu sobrenome na Indy, e o espólio de Kevin Kalkhoven, falecido em 2022. Acontece que os herdeiros desta fração estão abertos a propostas.
A Nascar deseja a aquisição para seguir no sul da Califórnia. O Clash, evento extracampeonato que abre a temporada da categoria da Carolina do Norte, não será mais disputado no Coliseu de Los Angeles e Long Beach supriria não somente essa lacuna, mas seria opção para manter uma corrida de rua no calendário em um futuro próximo, também segundo a publicação. Além disso, a etapa no centro de Chicago, que estreou em 2023, provocou transtornos e recebeu críticas dos moradores da cidade, o que também coloca em dúvida a realização do evento por lá para além de 2024.
Com 49 edições disputadas — contando todas as categorias, inclusive a Fórmula 1 entre 1976 e 1983 —, Long Beach faz parte da programação da Indy desde 1984, onde permanece até os dias de hoje e só não foi realizado em 2020 em decorrência da pandemia da covid-19.
Perder Long Beach seria desastroso para a Indy, que viu o oval do Texas sair do calendário de 2024 também por uma investida da Nascar — que pagou mais para ter a data antes reservada a sua concorrente. Só que a saída da corrida no circuito de rua da Califórnia seria uma derrota ainda maior: Long Beach é o evento de maior sucesso da Indy, com a exceção das 500 Milhas de Indianápolis — seja falando de público, audiência ou do lado financeiro.
“O mercado do sul da Califórnia é extremamente importante para nós”, avisou Ben Kennedy, vice-presidente de Desenvolvimento e Estratégia da Nascar à Racer.
“Nós temos explorado diversas opções na área. Não posso falar de nenhuma pista específica, mas devemos continuar correndo na região”, completou o dirigente, sem falar sobre a possível negociação.
A Indy, por sua vez, também se movimenta para não perder Long Beach. A organização fez uma oferta para comprar as ações pertencentes ao espólio de Kalkhoven, também de acordo com a Racer. Procurado, Mark Miles, CEO da Penske Entertainment, proprietária do campeonato de monoposto norte-americano, se negou a comentar o assunto.
O responsável pelo GP de Long Beach foi na mesma linha e também preferiu não falar sobre o tema. “Não estou em posição para esclarecer. Eu não fui notificado por nenhuma das partes proprietárias. Isso é entre o espólio de Kevin Kalkhoveen e o potencial comprador”, resumiu Jim Michaelian, presidente da Associação do Grande Prêmio de Long Beach.
Long Beach é o palco da próxima etapa da Indy. A categoria retorna ao circuito de rua da Califórnia no próximo dia 21 de abril, com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!