Indy repudia ataques online após ameaças de morte a Ilott: “Não há lugar para isso”

Por meio de um comunicado oficial, a Indy se posicionou e pediu o fim dos ataques a Callum Ilott, que foi até ameaçado de morte após atrapalhar Agustín Canapino no GP de Long Beach

Após Callum Ilott sofrer com ataques online após o GP de Long Beach, disputado no último fim de semana, a Indy se pronunciou na noite da última segunda-feira (17). Ciente de que o piloto foi alvo de torcedores argentinos por atrapalhar Agustín Canapino, seu companheiro na Juncos, na terceira etapa da temporada, a categoria emitiu um comunicado por meio de suas redes sociais repudiando os ataques — que chegaram a incluir ameaças de morte, de acordo com o inglês.

“Ao longo das últimas 24 horas, alguns de nossos pilotos têm sido alvos de comentários desrespeitosos e inapropriados na internet. Não há lugar para esse comportamento em nosso esporte. Enquanto a competição feroz e a rivalidade sempre serão os esteios da Indy, é importante cultivar e celebrar esses atributos com respeito e preocupação com o bem-estar de nossos competidores”, diz o comunicado.

Relacionadas

“A Indy é uma comunidade que deveria lutar para crescer cada vez mais alto, com apoio e valorização de uns com os outros”, finaliza a categoria.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Agustín Canapino relargou na liderança em Long Beach, mas acabou abandonando a disputa (Foto: Indycar)

Na ocasião, o britânico da Juncos foi liberado de um pit-stop pela equipe enquanto Canapino liderava em uma relargada. Ilott acabou fechando a porta para o argentino, que tocou o muro, perdeu ritmo e veio a terminar apenas em 25º. Callum não teve um resultado muito melhor que o companheiro, terminando apenas na 19ª colocação, e usou as redes sociais para ironizar os ataques dos torcedores de Agustín.

“Genuinamente impressionado pela quantidade de ameaças de morte e mensagens abusivas que recebi. Definitivamente, um novo recorde. Aprecio o esforço para me ajudar a aprender estas novas palavras em espanhol. Estou indo à praia agora. Até logo”, publicou Ilott nas redes sociais após a corrida.

O próprio Canapino se posicionou após a confusão, saindo em defesa do companheiro de equipe e admitindo que não sabia que Helio Castroneves era um retardatário no momento do acidente. Antes de atingir o muro e abandonar, o argentino se envolveu em um toque com o brasileiro.

“Infelizmente, tivemos azar no momento que a minha corrida acabou. Perdi tempo quando Callum [Ilott] saiu dos boxes com pneus frios, e Castroneves tentou me ultrapassar. Não sabia que ele estava uma volta atrás, meu carro tocou o muro e quebrou. É uma pena, porque sabíamos que tínhamos um bom carro com os pneus duros, mas corridas são assim e essas coisas acontecem. Agora, aprendemos com este incidente e voltaremos mais fortes”, concluiu.

Callum Ilott passou a receber ameaças após o incidente, o que causou a reação da Indy (Foto: Joe Skibinski / Indy)

Indy retorna em duas semanas, no dia 30 de abril, com o GP do Alabama, que será realizado no Barber Motorsport Park, localizado na cidade de Birmingham.

Na segunda-feira, algumas horas antes da publicação feita pela Indy, Ilott voltou às redes sociais e fez alguns comentários a mais sobre os ataques, classificados por ele como “inaceitáveis”. De acordo com Ilott, nem todos estão preparados para lidar com este tipo de situação.

“Em outro comentário, é importante lembrar a todos os novos fãs: o respeito anda dos dois lados. Ainda que eu tenha certa casa e esteja acostumado com esse comportamento às vezes, algum dia isso irá longe demais — e com alguém que pode não lidar tão bem com isso quanto outros”, lamentou.

“Isso é inaceitável, em qualquer nível, e todos aqueles que encorajam esse comportamento deveriam pensar de maneira verdadeira sobre as consequências de suas ações. Mas gostaria de agradecer a todos que me apoiaram, isso significa muito”, finalizou.

Indy retorna em duas semanas, no dia 30 de abril, com o GP do Alabama, que será realizado no Barber Motorsport Park, localizado na cidade de Birmingham.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

📩 NEWSLETTER GP

Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!