Newgarden comanda equilibrado TL2 do GP de Indianápolis 1. Dixon enfrenta problemas

Josef Newgarden fechou na frente o TL2 no misto de Indianápolis. Scott Dixon, grande rival do americano, foi só 23º, com problemas no carro

Josef Newgarden levou a melhor e puxou a fila no TL2 do GP de Indianápolis 1. Nesta sexta-feira (14), o americano foi ainda melhor que no primeiro treino livre e comandou as ações com 1min09s332, em mais uma sessão marcada pelo equilíbrio no misto do IMS.

Se a Penske foi muito bem, colocando os outros três carros também no top-10, a Ganassi voltou a sofrer. Enquanto Will Power foi terceiro, Scott McLaughlin fechou em quinto e Simon Pagenaud foi oitavo, Scott Dixon repetiu o que aconteceu com o parceiro Álex Palou no TL1, passando boa parte do TL2 nos boxes, com problemas no carro que preocupam para a classificação de logo mais.

Carpenter, Andretti e Meyer Shank foram as equipes que mais incomodaram a Penske no treino livre. Rinus VeeKay até errou e chegou a rodar, mas voltou a andar muito forte, se metendo em segundo, 0s06 acima da marca de Newgarden. Colton Herta foi quarto, enquanto Alexander Rossi, líder do TL1, ficou em 11º. Jack Harvey pegou a sexta colocação.

A definição do grid de largada acontece ainda hoje, a partir das 17h30 (em Brasília). A corrida é neste sábado, a partir das 15h30.

Josef Newgarden ficou na frente no TL2 (Foto: IndyCar)

Saiba como foi o TL2 do GP de Indianápolis 1

A segunda sessão de preparação para o GP de Indianápolis 1 começou pontualmente às 14h (em Brasília). Imediatamente, foi todo mundo para a pista, aproveitando os 45 minutos disponíveis para os últimos ajustes antes da definição do grid.

Álex Palou, que teve problemas no TL1, conseguiu sair dos boxes logo cedo, já virando, inclusive, uma boa volta em 1min11s2. Jack Harvey, Colton Herta e Alexander Rossi passaram pela dianteira, até que Ed Jones foi para frente, virando 1min11s082.

Rossi, então, retomava a ponta, conseguindo baixar, pela primeira vez no TL2, da casa de 1min11s. As marcas foram melhorando gradativamente, com a dupla da Carpenter virando em 1min10s7, Harvey chegando a 1min10s6 e Josef Newgarden virando líder com 1min10s532 e, logo depois, já melhorando para 1min10s435.

Conor Daly começou bem o TL2 (Foto: IndyCar)

Newgarden seguia firme na frente, mas abaixo dele a coisa começava a virar rapidamente. Romain Grosjean saltou para segundo, com Harvey e Felix Rosenqvist na cola. Pouco depois, a Andretti colocava dois no top-3 de uma vez, com Herta e Rossi pressionando o líder.

Enquanto Newgarden dava novo passo se consolidando na liderança, virando 1min10s247, VeeKay passava um pouco do ponto e rodava sozinho. Nada grave, porém, já que nem a bandeira vermelha foi acionada. Tanto que, logo depois, Grosjean já estava melhorando a marca e colando em Newgarden, apenas 0s006 atrás do americano.

O momento dos pneus macios chegou, junto com a chamada happy-hour, os menos de 15 minutos de velocidade total. E aí, a surpresa: Dalton Kellett na frente, com 1min10s119. A questão era ver quanto duraria aquilo.

Colton Herta chegou a empatar com Will Power (Foto: IndyCar)

E foi bem pouco. O canadense logo já passava para sétimo, com um absolutamente improvável empate na liderança. É que Power e Herta viraram exatamente a mesma marca, até nos décimos de milésimos: 1min09s4999. Logo atrás vinham Harvey, Palou e Daly.

VeeKay assumia a ponta com 1min09s402 em um momento de drama para duas lendas da Indy. Juan Pablo Montoya pisava na grama e rodava no meio da pista, enquanto Scott Dixon, apagadíssimo no TL2, tinha problemas e ficava nos boxes com a Ganassi.

Dixon deixava o carro e saía bem decepcionado com os problemas. O contraste daquilo vinha justamente de Newgarden, grande rival de Scott, que reassumia a liderança com 1min09s332.

Indy 2021, GP de Indianápolis 2, TL2:

1J NEWGARDENPenske Chevrolet1:09.332 20
2R VEEKAYCarpenter Chevrolet1:09.402+0.07017
3W POWERPenske Chevrolet1:09.475+0.14321
4C HERTAAndretti Honda1:09.500+0.16819
5S McLAUGHLINPenske Chevrolet1:09.551+0.21918
6J HARVEYMeyer Shank Honda1:09.619+0.28717
7R GROSJEANDale Coyne Honda1:09.621+0.28921
8S PAGENAUDPenske Chevrolet1:09.738+0.40619
9P O’WARDMcLaren Chevrolet1:09.740+0.40820
10F ROSENQVISTMcLaren Chevrolet1:09.775+0.44317
11A ROSSIAndretti Honda1:09.779+0.44718
12R HUNTER-REAYAndretti Honda1:09.785+0.45318
13A PALOUGanassi Honda1:09.846+0.51422
14E JONESDale Coyne Honda1:09.907+0.57512
15C DALYCarpenter Chevrolet1:09.922+0.59019
16G RAHALRLL Honda1:09.972+0.64021
17J HINCHCLIFFEAndretti Honda1:09.980+0.64818
18M ERICSSONGanassi Honda1:09.988+0.65620
19D KELLETTFoyt Chevrolet1:10.119+0.78722
20T SATORLL Honda1:10.136+0.80419
21S BOURDAISFoyt Chevrolet1:10.350+1.01820
22C KIMBALLFoyt Chevrolet1:10.683+1.35117
23S DIXONGanassi Honda1:10.777+1.44511
24J JOHNSONGanassi Honda1:10.975+1.64316
25J MONTOYAMcLaren Chevrolet1:11.808+2.47614

GUIA INDY 2021
+ Dixon e Newgarden chegam favoritos em duelo que pode marcar geração
+ Pós-pandemia, Indy mantém regulamento e atrasa nova geração de carros
Pietro Fittipaldi retorna à Indy depois de três anos e consolidação é objetivo
+ Ganassi muda tudo, mas ainda precisa apostar fichas em Dixon na Indy

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar