Newgarden exalta Indy após ficar fora do Fast 6 por 0s01: “Nada é mais disputado que isso”

Josef Newgarden destacou as diferenças cada vez menores entre os pilotos da Indy. Piloto ficou a 0s01 de disputar a pole em Portland

A classificação do GP de Portland terminou mais cedo para Josef Newgarden. O norte-americano foi eliminado no penúltimo segmento da sessão por apenas 0s01 — fez 58s416 contra 58s406 de Graham Rahal, que fechou os pilotos que avançaram ao Fast 6. Ao invés de lamentar ter ficado em sétimo, o bicampeão das 500 Milhas de Indianápolis enalteceu a Indy, afirmando que a categoria é a mais disputada do planeta.

Na sessão em que Newgarden foi eliminado, o mais rápido foi Will Power, que cravou 58s119, dos 12 carros na pista. A diferença para Marcus Ericsson, o mais lento, foi de apenas 0s384. Nesse aperto todo, não somente Newgarden e Ericsson, vencedores de Indy 500, ficaram pelo caminho. Romain Grosjean, Marcus Armstrong, Colton Herta e Scott Dixon foram eliminados.

Mais cedo, sobrou para Scott McLaughlin. Líder no TL1 e no TL2, não conseguiu avançar da primeira parte da classificação, com o sétimo tempo do grupo 2. O neozelandês largaria na 14ª posição, mas a Penske aproveitou a ocasião para trocar o motor do piloto, que excedeu o limite permitido por regulamento, e, com isso, vai partir em 20º.

O equilíbrio na Indy também abre portas para a imprevisibilidade. Santino Ferrucci aproveitou o bom momento da Foyt para conquistar a primeira pole na carreira e findar com um jejum de dez anos da equipe, que não largava na posição de honra desde a segunda corrida de Detroit-2014, quando Takuma Sato foi o mais rápido na classificação.

Josef Newgarden (Foto: IndyCar)

“É insano. Não sei nem como descrever isso mais. Essencialmente, temos um novo na categoria, com cinco corridas até aqui. São 100 libras [cerca de 45 kg] mais pesado, com motor híbrido, completamente diferente [do que era anteriormente]. Todo mundo está separados por 0s1, 0s2”, declarou Newgarden.

“É incrível como está equilibrado. Você não pode cometer um pequeno erro. Não só o piloto, mas o acerto do carro também. Qualquer detalhe faz muita diferença. É muito difícil. Se me perguntar quão intenso é, diria que não sei se existe algo tão competitivo quanto isso no planeta. Sempre foi assim. Sinto que a Indy fica mais disputada a cada ano”, completou.

Vale relembrar que Newgarden, apesar de ter ficando antes do Fast 6, vai largar na quinta posição no GP de Portland. Kyle Kirkwood e o próprio Rahal, que foram à fase final, perderam seis posições no grid por troca de motor.

O GP de Portland da Indy acontece neste domingo (25) com largada marcada para às 16h20 (de Brasília, GMT-3), com cobertura do GRANDE PRÊMIO transmissão no Brasil por TV Cultura, ESPN Disney+.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Herta encara ‘missão Franchitti 2010’ para impedir tri de Palou e levar título na Indy

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.