Indy

Karam, Hinchcliffe e Kaiser se classificam e eliminam Alonso no Bump Day das 500 Milhas de Indianápolis

Fernando Alonso foi eliminado no Bump Day da Indy 500. Com drama no fim, Kyle Kaiser se juntou a Sage Karam e James Hinchcliffe e eliminou, no detalhe, o piloto da McLaren

Grande Prêmio / GABRIEL CURTY, de São Paulo
Fernando Alonso está fora das 500 Milhas de Indianápolis. Neste domingo (19), depois que a chuva parou, o espanhol não conseguiu bater três rivais e, assim, foi eliminado no Bump Day. Kyle Kaiser, último a ir para a pista, classificou a improvável Juncos e eliminou a McLaren do espanhol no detalhe com um carro que originalmente era de misto e sem patrocínios, já que o americano sofreu um acidente durante a semana.


Com o resultado após somar 2min38s344, a única opção para Alonso estar no grid da semana que vem é comprando uma das vagas, algo que a Schmidt Peterson tentou com James Hinchcliffe em 2018. Junto do espanhol foram eliminados Pato O'Ward e Max Chilton, dois companheiros de Alonso na Carlin.

Sage Karam foi o mais veloz do Bump Day. Depois de sofrer muito nos últimos treinos livres e no primeiro dia da classificação, com seis tentativas fracassadas, o americano e a Dreyer & Reinbold finalmente acharam o tom. Sage fez uma primeira volta de nível quase de Fast Nine e passou sem problemas.

Outro que está classificado com Karam e Kaiser é James Hinchcliffe, que afastou uma possibilidade de repetição do ano passado. O canadense nem foi assim tão rápido, mas também nem passaria sufoco no sábado com a marca estabelecida. 
Fernando Alonso está fora da Indy 500 (Foto: IndyCar)
Saiba como foi o Bump Day das 500 Milhas de Indianápolis

O Bump Day, depois de muito atraso por causa de uma chuva forte e persistente, começou às 17h30 (em Brasília), com James Hinchcliffe sendo o primeiro a tentar sua vaga nas 500 Milhas de Indianápolis. Mesmo caindo consideravelmente no último giro, o canadense teve uma combinação boa de voltas e somou 2min38s212, tempo que seria suficiente para ser 26º no primeiro dia da classificação.
 
Aí veio Max Chilton, lento na primeira volta, mas ainda pior nas três seguintes. No total, o inglês tomou 0s9 de Hinch, ficando praticamente sem chances de classificação para a Indy 500. Hinch dava mais um passo.
 
Fernando Alonso foi o terceiro a tentar a sorte no Bump Day. O espanhol fez uma primeira volta muito boa, mas caiu bastante na segunda. A chave foi ter mantido a velocidade na terceira e até crescido na quarta. Ficou com 2min38s344, abaixo de Hinch, mas com marca competitiva. 
 
Veio, então, Sage Karam e uma primeira volta absurda. O americano provou que a Dreyer & Reinbold soube fazer o dever de casa e acertou o #24. Os três giros seguintes foram só normais, mas era mais que o suficiente: Sage estava garantido na Indy 500 e Chilton eliminado.
 
Pato O'Ward foi o penúltimo e logo no primeiro giro viu sua situação se complicar. Até foi regular nas duas voltas seguintes, mas tornou a cair bastante na quarta e fechou quase 0s2 acima de Alonso. Fim da linha para o mexicano.

Faltava Kaiser, de uma Juncos que era total incógnita. Com o carro adaptado do misto, o americano operou o milagre. Eliminou Alonso no detalhe, mesmo sendo mais lento na primeira volta. A classificação inesperada dos de verde estava garantida e Alonso estava eliminado.

Indy 2019, Indy 500, Bump Day:

31 S KARAM DRR Chevrolet 2:38.075 +1.548
32 J HINCHCLIFFE SPM Honda 2:38.212 +1.685
33 K KAISER Juncos Chevrolet 2:38.331 +1.804
34 F ALONSO McLaren Chevrolet 2:38.344 +1.817
35 P O'WARD Carlin Chevrolet 2:38.526 +1.999
36 M CHILTON Carlin Chevrolet 2:39.157 +2.630
 

 
Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.